Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

18/10/2013

Novas tecnologias proporcionam formas diferentes de comunicação

1 min

O século XX é marcado pela crescente necessidade capitalista de produzir mais com preço baixo, utilizando menos matéria-prima e padronizando os produtos para facilitar a produção em larga escala.

Com o capitalismo e a produção em massa, forças globais, de expansão e uniformização das técnicas e tecnologias e dos artefatos gerados pela indústria são constantes. Porém, forças opostas de personalização e adaptação também se fortalecem como forma de diferenciação e identificação, gerando novas demandas e novos mercados.

Segundo Ono (2006), o design clama pela inovação ao mesmo tempo em que mantém um estreito vinculo com a realidade, não podendo desvincular-se dos contextos históricos, sociais e culturais.

Com esse intuito surge uma nova metodologia: a colaborativa. Ela aparece facilitada pelas novas tecnologias, como a internet, a videoconferência, as redes de comunidades, os softwares e ferramentas específicas de visualização e comunicação, que utilizam quase sempre de protótipos virtuais e ferramentas CAD para compartilhar conceitos e opções de design.

Nesta metodologia, escritórios e equipes de designers em pontos diferentes do planeta estão conectados trocando informações e conhecimentos fundamentais ao desenvolvimento e adaptação dos produtos às pessoas, às culturas, às novas tecnologias e aos diversos e diferentes mercados consumidores.

Nos próximos textos veremos algumas novas tecnologias e como elas podem auxiliar no processo de interação com o consumidor e qual o reflexo para a indústria.

Por Andrea Zatta
Consultora e Coordenadora da Pós Graduação de moda e Gestão do Senai Londrina

Leia também…

Navegando no mundo da moda: tecnologias na criação

Tecnologia na modelagem: métodos antigos e novos juntos

– Tecnologia no processo produtivo de confecção

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

25/10/2021

As diferenças entre a Indústria 3.0 e 4.0: tecnologia e inovação

Escrito por Audaces

19/10/2021

Degradê Confecções: como a empresa cresceu 13% com as soluções Audaces

Escrito por Audaces

semanas-de-moda-america-latina-principales-audaces-figura6

27/08/2021

7 eventos fashion do Brasil e do mundo para conhecer

Escrito por Audaces