Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

22/10/2015

Netnografia: conheça o método de investigação online

1 min

O ramo das pesquisas de tendências configura inúmeras ferramentas quanto ao estudo de sinais de condutas que visam auxiliar e interpretar códigos de comportamentos. A importância do indivíduo como protagonista aponta perspectivas do que poderá ser consumido no futuro e permite aos pesquisadores e designers um bom planejamento.  Nesse contexto, a busca por padrões de tendências através das bases provenientes da Antropologia Social é válida, entre elas está a netnografia.

A etnografia consiste na inserção do pesquisador no ambiente natural do objeto a ser estudado. Na moda, os levantamentos etnográficos são desdobrados por meio da interpretação dos padrões de comportamento e consumo no dia a dia de determinadas subculturas e hábitos de compra. Com a popularização da internet, a pesquisa online, também chamada de netnografia ou Etnografia online, é suporte para o entendimento do comportamento do consumidor no ambiente  virtual. Roberto Kozinets, um dos primeiros a abordar esse neologismo para a classificação das pesquisas on-line, afirma que o ciberespaço estuda as culturas dos grupos por meio de observações em chats, fóruns e comunidades virtuais.

A partir daí, empresas passam a se adaptar às reais necessidades de seus consumidores por intermédio das pesquisas online para, posteriormente, projetarem seus produtos e serviços de acordo com a necessidades de seus clientes. No efêmero campo da moda, a netnografia é importante para o entendimento das mudanças de padrões e novos direcionamentos de tendências.

Para um maior aprofundamento acerca do tema, sugere-se o livro Netnografia, de Robert V. Kozinets:

Leia mais:

Previsão de tendências de moda com o Google: um novo percurso
A importância da pesquisa, da inspiração e da criatividade no mercado competitivo da moda
Google apresenta relatório de tendências de moda

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

25/10/2021

As diferenças entre a Indústria 3.0 e 4.0: tecnologia e inovação

Escrito por Audaces

19/10/2021

Degradê Confecções: como a empresa cresceu 13% com as soluções Audaces

Escrito por Audaces

semanas-de-moda-america-latina-principales-audaces-figura6

27/08/2021

7 eventos fashion do Brasil e do mundo para conhecer

Escrito por Audaces