Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

31/03/2014

Modelo CEvI auxilia no desenvolvimento de produtos de moda

Na indústria de moda há uma tendência a minimizar a importância dos aspectos tangíveis. Considerando que os métodos para o desenvolvimento de produtos de moda-vestuário precisam incluir valores tangíveis e intangíveis, apresentamos a seguir o modelo que estuda e propõe três dimensões essenciais para o desenvolvimento de produtos bem sucedidos na indústria de vestuário: a identidade, o estilo de vida e a condição corpórea.

Para início, é necessário transferir o foco da discussão do produto de moda-vestuário em si para a reflexão sobre o consumidor, três variáveis nucleares, nomeadas como dimensões Física, Identidade e Estilo de Vida – PIL (em inglês, Physical, Identity e Lifestyle) (Rocha et al., 2005), que foram formuladas para analisar as preferências do consumidor por meio de uma pesquisa realizada com 800 consumidores do Reino Unido, Brasil e China (Rocha, 2007).

Estas nomenclaturas surgiram como consequência à alta frequência de variáveis físico-corporais, gênero e idade nos resultados da pesquisa quantitativa em relação às teorias de necessidades de Maslow (1987), motivos vestimentares de Flugel (1966) e prazeres de Jordan (2000).

Gênero e idade são variáveis já conhecidas e reconhecidas como necessárias para as pesquisas relacionadas com o consumo de moda-vestuário. Mas, dada a relevância na existência da diversidade de formatos físicos, a utilidade da variável corpo se torna mandatória no desenvolvimento de produtos vestimentares.

Na pesquisa de Rocha (2007), os resultados mostraram que para os consumidores de moda-vestuário, silhueta, volume e biotipo corporais influenciam na escolha de produtos. Os resultados indicaram também, na mesma pesquisa, que o formato do corpo tem uma clara influência sobre as escolhas feitas, tanto pelas consumidoras como pelos consumidores.

modelo CEvI leva em conta a maneira pela qual os valores sociais, físicos e identitários mudam ao longo do tempo, considerando que os consumidores de hoje não aceitam as atitudes das gerações anteriores relacionadas ao envelhecimento, seja na dimensão corporal, seja na identidade ou no estilo de vida.

Nesse sentido, a utilização do modelo CEvI no desenvolvimento de produtos para o consumo de moda-vestuário se torna plenamente possível, visto que as variáveis Corpo, Estilo de vida e Identidade estão em constante mudança no amadurecimento da criança para o jovem, do adolescente para o adulto, e do adulto para o idoso.

 

 

 

O modelo CEvI e suas interfaces com variáveis do consumidor (traduzido de ROCHA, 2007)

 

O modelo CEvI foi desenvolvido para fornecer um conjunto holístico de dimensões que precisam ser consideradas ao se conceber produtos de moda-vestuário numa perspectiva de inclusividade, universalidade e atendimento consistente em nichos de mercado. O modelo fornece, ainda, insights sobre as preferências dos consumidores e ajuda equipes multifuncionais a analisar melhor as tomadas de decisão.

Por Maria Alice Rocha
Doutora (PhD) em Design de Moda

Referências
FLÜGEL, J. C. A psicologia das roupas. São Paulo: Editora Mestre Jou, 1966.

JORDAN, P. W. Designing Pleasurable Products: an introduction to the new human factors. London: Taylor & Francis, 2000.

MASLOW, A. H. Motivation and Personality. New York: Harper Collins Publishers, 1987.

ROCHA, M. A. V. Study of Consumer Clothing Behaviour and its Relevance to Successful Fashion Product Development. 2007. Thesis (PhD in Fashion Design). University College for the Creative Arts/University of Kent, United Kingdom.

ROCHA, M. A. V.; HAMMOND, L. & HAWKINS, D. Age, Gender and National Factors in Fashion Consumption. Journal of Fashion Marketing and Management, Volume 9, Issue 4, pp. 380-390, 2005.

 

 

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

produto-de-moda-desenvolvimento-industria-4.0-audaces

24/11/2020

Como aperfeiçoar o produto de moda com tecnologias da Indústria 4.0

Escrito por Audaces

indústria têxtil

24/11/2020

Indústria têxtil: matérias-primas podem ser naturais e químicas?

Escrito por Audaces

Listras de tinta com cores do círculo cromático

16/11/2020

O que é círculo cromático e como combinar cores na moda

Escrito por Audaces