Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

06/01/2015

Modelagem

2 min

Por Ana Luiza Olivete
Designer de Moda, Professora e Consultora Empresarial

A modelagem é a técnica responsável pelo desenvolvimento das formas da vestimenta, transformando materiais têxteis em produtos do vestuário.

“A modelagem é um processo de abstração que implica traduzir as formas do corpo vestido a uma lâmina têxtil. Essa instância requer relacionar um esquema tridimensional, como o do corpo, com um bidimensional, como o da tela” (Saltzman, apud Souza 2006, pg. 21)

Modelagem Plana
É transformar uma forma tridimensional (desenho da criação ou peça piloto) em desenho plano, utilizando princípios da geometria descritiva.

A Modelagem Plana é desenvolvida manualmente ou por meio do sistema CAD e utiliza os princípios da geometria para traçarem diagramas bidimensionais que resultam em formas que recobrem a estrutura física do corpo.

 

 

 

 

Fonte: SAGGESE, Sylvia; DUARTE, Sonia. Modelagem Industrial Brasileira. 6ª Edição. Rio de Janeiro: Guarda-Roupa, 2013.

Modelagem Tridimensional
Modelagem Tridimensional (Drapping ou Moulage) é a manipulação do tecido sob a forma tridimensional, ou seja, sobre o corpo (manequim), onde se obtém de imediato o resultado da criação, visualizando o ajuste perfeito da modelagem às curvas do corpo e o efeito de cada tecido a ser trabalhado.

O uso dessa técnica trouxe ao criador mais liberdade, podendo facilmente verificar proporção, balanço e as linhas de estilo. A modelagem é trabalhada sobre um busto de costura industrial com as medidas padrões do biotipo brasileiro, voltadas para a indústria do vestuário e desenvolvido em parceria com a modelagem plana que transforma essa forma tridimensional em molde para a produção industrial.

Para o traçado das bases na modelagem tridimensional é utilizado o tecido de algodão cru ou morim branco, enquanto que para a interpretação de modelos o trabalho é feito com o tecido definitivo da peça, dependendo, é claro, da experiência e segurança do modelista.

Para a roupa ter um bom caimento ao vestir é necessário que o molde esteja cortado no sentido do fio, por isso na modelagem tridimensional o tecido deve ser posicionado no busto obedecendo o fio e as marcações corretas com fitas sobre o busto, são horizontalmente as linhas de degolo, ombro, busto, cintura e quadril; verticalmente as linhas de centro costas, centro frente, costura lateral e linha princesa frente e costas; além delas, são necessárias algumas marcações complementares como a linha de largura de cava, frente e costas, linha de contorno de cava e linha de separação do busto.

 

 

Fonte: http://www.propavit.com.br/produtos/pernas

O tecido vai sendo modelado sobre o corpo do manequim, com a habilidade das mãos e auxílio dos alfinetes e durante a execução as linhas marcadas no manequim orientam a modelagem e são transportadas para a tela.

Concluída a modelagem procede-se a planificação da peça, transportando o traçado das formas e demais marcações da tela para o papel, com o auxílio de ferramentas adequadas.

“A moulage pode ser utilizada para diversos fins: para elaboração de bases de modelagem; para a interpretação e viabilização de modelos já concebidos, em especial os mais complexos; como auxílio à modelagem plana no desenvolvimento de modelos mais elaborados ou ainda como instrumento de criação” (SOUZA, 2006, p. 24).

Referência bibliográfica:
SAGGESE, Sylvia; DUARTE, Sonia. Modelagem Industrial Brasileira. 6ª Edição. Rio de Janeiro: Guarda-Roupa, 2013.

SOUZA, Patrícia de Mello. A modelagem tridimensional como implemento do processo do desenvolvimento do produto de moda. Dissertação (Mestrado em Desenho Industrial) Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação. Bauru: Universidade Estadual Paulista, 2006.

 

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

robôs transportando estoque

12/11/2021

O que são e como funcionam as fábricas inteligentes

Escrito por Audaces

mulher tocando tela holográfica

05/11/2021

A importância do IoT para as Indústria e as Confecções 4.0

Escrito por Audaces

19/10/2021

Degradê Confecções: como a empresa cresceu 13% com as soluções Audaces

Escrito por Audaces

inteligência artificial na moda

09/06/2021

IA e Moda: influência da Inteligência Artificial na Indústria Fashion

Escrito por Audaces

PLM na confecção de moda

28/05/2021

PLM: o que é, benefícios e como aplicá-lo na Indústria da Moda

Escrito por Audaces

rolos de tecidos em fábrica têxtil

19/11/2021

5 tendências para o segmento têxtil e a indústria da moda

Escrito por Audaces

produto descontinuado Audaces

10/11/2021

Audaces comunica a descontinuidade de peças e suprimentos de Jet Print e Jet Print Plus

Escrito por Audaces