Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

31/01/2014

Moda no Brasil possui diversas fontes de inspiração

Por Julia Picoli
Docente no curso de Moda da Feevale e consultora de produto de Moda

 

No contexto do mercado de moda no Brasil contemporâneo existem marcas que continuam replicando a moda e a cultura internacional, tendo dificuldades de diferenciar os produtos. Uma forma de distingui-los é a criação de peças por meio de coleções de moda que utilizam uma temática central para o desenvolvimento de peças harmônicas e autorais.

O processo da criação de uma coleção de moda deve ser coerente e contemplar os seguintes aspectos: perfil do consumidor, identidade ou imagem da marca, tema-conceito e proposta de materiais. O desenvolvimento dos produtos também se dá pela coordenação da coleção, que vai desde a escolha de cores, matéria-prima, modelagem e confecção, com o propósito de averiguar se em todas as etapas foi, efetivamente agregado valor à composição, conferindo assim identidade aos artigos de moda no Brasil.

 

Estampas da Santa Constância Inverno 2012 que tem o Brasil como tema/ Fonte: Reprodução

Pode-se apontar que estes produtos buscam caracterizar a moda no Brasil, imprimir a identidade ou DNA brasileiro, que possui uma diversidade cultural e fontes de inspiração quase inesgotáveis. Talvez por esses motivo cada vez mais países estrangeiros voltam os olhares para o Brasil e para nossas vocações regionais. Na opinião de pesquisadores de tendências que estudam o Brasil, nosso país é “laboratório” de realidades, culturas e visões: um País com uma incrível densidade – e elaboração – de linguagens expressivas e de intercâmbios em nível internacional.

Neste sentido, é importante destacar que o uso da apropriação cultural e de saberes locais para desenvolvimento de projetos de moda permite às marcas criarem uma identidade, diferenciar-se e propagar vocações regionais para que não sejam esquecidas. Sendo assim, a cultura regional seria a temática do projeto, indo ao encontro dos autores que conceituam produtos e coleção de moda.

 

 

 

Ronaldo Fraga busca retratar em suas coleções coleção histórias e culturas do Brasil/ Fonte: site Modaetc

Vale destacar que muitos designers utilizam a apropriação cultural como forma de diferenciar seus produtos, ainda que de maneira artesanal. Eles buscam resgatar saberes e fazeres locais por meio de comunidades ou pessoas que desenvolvam trabalhos manuais, privilegiando o resgate cultural na execução do produto com identidade em escala industrial.

Sem dúvida o Brasil possui uma realidade nutrida pela vitalidade criativa e produtiva, bem como pelos paradoxos culturais, pelas dinâmicas sociais surpreendentes – às vezes contraditórias e fortemente dramáticas. Isso permite a criação de produtos com um toque dessa realidade brasileira.
Um dos designers brasileiros que utiliza este conceito é o Ronaldo Fraga, que cria trabalhos autorais, desenvolvidos através da apropriação cultural e vocações regionais. No vídeo baixo é possível ver claramente as ideias do estilista na criação de seus produtos.

Vídeo Design na pele

 

 

 

 

CICB DesignNaPele RF Portugues from Brazilian Leather on Vimeo.

 

Leia mais…
Moda brasileira: criação, cópia ou inspiração?
Polos de moda no brasil: por que e como eles surgem?
Polos brasileiros da moda: onde ficam e quais são?

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

produto-de-moda-desenvolvimento-industria-4.0-audaces

24/11/2020

Como aperfeiçoar o produto de moda com tecnologias da Indústria 4.0

Escrito por Audaces

indústria têxtil

24/11/2020

Indústria têxtil: matérias-primas podem ser naturais e químicas?

Escrito por Audaces

Listras de tinta com cores do círculo cromático

16/11/2020

O que é círculo cromático e como combinar cores na moda

Escrito por Audaces