Resumo:
- A pesquisa de tendências pode ajudar sua confecção a criar coleções mais assertivas;
- Por meio dela, é possível entender melhor o comportamento do consumidor e do mercado;
- Crie sua coleção com Audaces Fashion Studio de maneira fácil e prática. Faça o teste grátis da multissolução Audaces360 agora!
A pesquisa de tendências, resumidamente, é um estudo sobre as mudanças no comportamento dos consumidores e do mercado como um todo.
Através dela, é possível entender os padrões de consumo e saber, a partir de análises, quais deles podem impactar diretamente a sua confecção.
Todos os setores do seu negócio de moda podem se beneficiar com a pesquisa de tendências. Afinal, com ela, você pode identificar desde as peças-chave que sua coleção deve apresentar para se tornar mais atrativa para o público, até as tecnologias que estão em alta no setor.
Saiba mais sobre como funciona este tipo de pesquisa, qual a sua importância para a criação de uma coleção – e até mesmo para a melhora da produção. Além disso, veja onde buscar as tendências e esteja sempre um passo à frente da sua concorrência.
Sumário
Faça uma ótima leitura!
O que é uma pesquisa de tendências de moda?
A pesquisa de tendências de moda visa entender o que os consumidores desejam ver no próximo lançamento de uma coleção.
Com base nessas preferências, é feito um compilado com os principais insights observados ao redor do mundo, além de padrões que se repetiram em eventos de moda.
A adoção dessas mudanças podem duram por mais ou menos tempo na sociedade – nesse último caso, em vez de tendências, chamamos de modismos.
Leia mais: Entenda como organizar a produção de uma confecção de roupas
Como a pesquisa de tendência é feita?
A pesquisa de tendências de moda pode ser feita conforme a sua necessidade. Existem alguns tipos de pesquisa, sendo que cada um deles apresenta processos bem definidos, o que não os deixa serem confundidos.
Antes de tudo, é preciso que você identifique o objetivo da sua pesquisa para, assim, escolher como ela deve ser feita.
Os principais tipos de pesquisa de tendências de moda são:
Pesquisa qualitativa
Esse tipo de pesquisa analisa sentimentos, desejos, anseios e demais informações que não precisam de métodos de coleta numéricos.
Através dessa pesquisa, é possível entender como o consumidor se comporta, a partir das suas preferências. Nela, as pessoas ficam mais à vontade para dar a sua opinião, sem medo de represálias ou julgamentos.
Pesquisa quantitativa
O objetivo da pesquisa quantitativa é chegar a uma resposta lógica e racional. Ela é apresentada na forma de gráficos e tabelas. Por isso, é feita por questionários ou questões de múltipla escolha, de modo claro e objetivo.
Macro e microtendências
As tendências podem ser divididas em duas categorias: macro e microtendências.
Aquelas que afetam diferentes segmentos da sociedade, gerando mudanças em grande escala, são conhecidas como macrotendências. Já as microtendências são aquelas que acontecem em pequenos prazos e atingem uma quantidade menor de pessoas.
Quais são as vantagens de fazer pesquisa de tendências?
Sua empresa pode contar com vários benefícios ao criar suas coleções com base em pesquisa de tendências. A seguir, conheça alguns deles:
1. Ajuda o time de Marketing e Vendas
Uma boa pesquisa de tendências pode ajudar seu time de Marketing e Vendas a entender o comportamento do consumidor de moda. Isso permite criar estratégias voltadas ao público que realmente tem interesse em consumir da sua marca.
Com base nisso, é possível traçar um planejamento de conteúdo para site, blog, redes sociais e e-mail marketing, por exemplo.
Com Marketing e Vendas trabalhando em conjunto, as chances de aproximar seu potencial cliente da compra são muito maiores.
2. Norteia a organização das metas
A pesquisa de tendências ajuda sua confecção a entender o que seus consumidores desejam, antecipando possíveis objeções e, até mesmo, identificando novas tecnologias que possam ser implementadas no processo.
Tudo isso deve estar alinhado com os objetivos da empresa. Dessa forma, é possível melhorar a imagem da marca e, consequentemente, aumentar os lucros.
Com a pesquisa de tendências em mãos, o gestor consegue analisar formas de atingir as metas já traçadas, desenhando um plano de ação claro para chegar até elas.
Leia mais: Descubra tudo o que você precisa saber sobre moda 3D
3. Organiza a produção
Quem consegue prever as tendências têm mais tempo para organizar sua coleção, podendo buscar mais inspirações, desenhar as peças com maior liberdade criativa e orçar a compras de suprimentos, comparando fornecedores.
Realizando as atividades com mais tranquilidade e prazos responsáveis, você entrega sua coleção sem atrasos ou retrabalho perto do lançamento.
Leia mais: Entenda como organizar a produção de uma confecção de roupas
Quem pode fazer pesquisa de tendências?
Todo tipo de indústria pode fazer sua pesquisa de tendências, isso porque elas ajudam – e muito! – no crescimento do setor.
No caso da indústria da moda, ela é ainda mais importante porque direciona o processo de criação das peças, o que faz com que uma nova coleção seja mais assertiva.
Existem empresas que, anualmente, são responsáveis por pesquisar tendências – são os chamados bureaus de estilo.
Mas você não precisa depender apenas dos bureaus para ter acesso a essas informações – também é possível fazer por conta!
Se você está buscando as principais tendências de moda para a estação, acompanhe os últimos desfiles nacionais e internacionais, assine newsletters de empresas especializadas e siga perfis relevantes no Instagram e no Pinterest.
Além disso, observe como as pessoas vêm se comportando: aplique questionários e entrevistas para saber a opinião dos consumidores e saiba buscá-los nos lugares corretos para identificar padrões.
Onde procurar tendências de moda?
Hoje, as redes sociais são repletas de conteúdos que ajudam a monitorar e entender tendências, como formas de agir e interagir com o público.
Cada tipo de rede social oferece relatórios completos em sua plataforma, que podem ser usados para diferentes pesquisas de tendências.
A vantagem é que elas trazem diferentes resultados para o que você procura. O Twitter, por exemplo, possui uma função de hashtags que pode ser muito útil quando falamos de eventos de grande escala, como as semanas de moda.
Com essa ferramenta, você consegue acompanhar o que está sendo falado pelos usuários em tempo real e quais são as suas impressões sobre o assunto.
Já em redes sociais voltadas para imagens, como Instagram e Pinterest, você consegue pesquisar fotos e ilustrações para compor moodboards, por exemplo.
O TikTok, rede social do momento, oferece vídeos curtos e que já vem ditando várias tendências. Por trazer conteúdo de todo o mundo, a moda está viva dentro da rede. Recentemente, a plataforma foi responsável pela volta da tendência Y2K, por exemplo.
É claro que existem outras ferramentas talvez não tão populares como estas, mas igualmente poderosas e que podem ajudar sua confecção.
O Google Trends é uma delas. Esse recurso do Google permite que você identifique tendências com base em palavras, imagens e vídeos buscados – inclusive, na ferramenta Shopping.
Nele, você ainda consegue ver quais foram as principais consultas feitas sobre um assunto específico para, assim, se destacar com o seu conteúdo.
5 sites para estudar tendências de mercado
A pesquisa é uma etapa de extrema importância para você conhecer as tendências do mercado. Por isso, você deve estar atento a ferramentas que possam ser valiosas para a sua confecção, principalmente se deseja entregar o que seu público espera.
Para ficar por dentro das tendências de moda globais, vale a pena ficar de olho em alguns sites que disponibilizam resumos dos principais insights.
Selecionamos 5 opções para você tomar nota e acompanhar a partir de agora. Confira:
1. Trend Watching
Um dos sites de tendências mais conhecidos, o Trend Watching, traz o resumo em português dos seus principais relatórios por meio de newsletters e conteúdos via blog.
Caso sua empresa queira receber essas informações com mais detalhes, é possível optar por uma versão paga, já que o site oferece diversos tipos de planos.
2. WGSN Insider
O WGSN Insider tem editoriais sobre cultura, estilo de vida e diversas outras, mas seu principal foco são as tendências voltadas para a indústria da moda.
Através da plataforma WGSN, você encontra desde o comportamento do consumidor para os próximos anos, até o tipo de tecido que as marcas internacionais vêm utilizando como sinônimo de futuro.
3. Kjaer Global
A Kjaer Global traz conteúdos excelentes sobre tendências a partir da técnica de design thinking.
Com insiders espalhados por diversas capitais do mundo – como Londres, Amsterdam e Copenhagen -, o bureau ajuda organizações que desejam entender as futuras tendências e se beneficiar com elas.
4. Cool Hunting
Já o Cool Hunting é um site que traz as novidades e tendências em design, cultura e tecnologia. Para uma empresa de moda, conhecer o comportamento do consumidor nessas frentes pode facilitar até mesmo a tomada de decisão sobre uma nova coleção.
Eles trazem curiosidades que fazem a busca contínua pela inovação e pelo conhecimento serem relevantes no apontamento das tendências.
5. Springwise
Por último, temos o Springwise. Nesse site, as novidades são apresentadas por colaboradores que vivem em países diferentes, espalhados por todos os continentes.
Assim como o Trend Watching, você pode receber conteúdo gratuito por meio de newsletter ou blog. Mas, caso sua empresa queira relatórios mais específicos, pode optar por uma versão paga.
Como a Audaces pode auxiliar na sua pesquisa de tendências?
A tecnologia potencializa grandes soluções para quem deseja estar um passo à frente, entregando o que há de melhor no mercado.
Por isso, a Audaces quer estar sempre ao seu lado, oferecendo as melhores soluções para o dia a dia da sua confecção:
Audaces360
O Audaces360 é uma multissolução completa que te ajuda a superar os principais desafios da indústria da moda. Ele fornece soluções desde a criação até a produção, garantindo o sucesso da sua coleção desde o início.
Audaces Isa
O Audaces Isa é um software completo e super tecnológico, pensado para quem precisa de ajuda no gerenciamento do ciclo de vida dos produtos de moda. Com ele, você controla e organiza, de ponta a ponta, todas as etapas da sua coleção.
Audaces Fashion Studio
O Audaces Fashion Studio permite a você criar e recriar modelos em tempo real. Além disso, é possível integrar as etapas de Estilo e Modelagem com a tecnologia 4.0 mais completa para confecções.
Conclusão
Se você deseja estar à frente de seus concorrentes e criar coleções que sejam um sucesso de vendas, saiba que a pesquisa de tendências de moda pode te ajudar – e muito – nesse objetivo.
Ela pode trazer benefícios tanto para a cadeia produtiva do seu negócio, quanto para as áreas de Finanças, Marketing e Vendas da confecção.
Existem empresas que elaboram pesquisas confiáveis. Sendo assim, você pode acompanhar tanto conteúdos gratuitos com alguns insights quanto informações detalhadas, a partir de relatórios pagos.
Mas não se apegue apenas à indústria da moda! Observe questões de consumo, sustentabilidade, cultura, tecnologia e outros que possam beneficiar sua empresa.
Gostou das dicas? Então, baixe gratuitamente nosso e-book agora e torne a sua próxima coleção muito mais assertiva:
FAQ
É um tipo de pesquisa feito para entender o que os consumidores de moda querem ver no próximo lançamento de coleção.
Ela ajuda em atividade do time de Marketing e Vendas, norteia a organização das metas e pode até mesmo auxiliar na produção.
Em sites como Trend Watching, WGSN Insider, Kjaer Global, Cool Hunting e Springwise.