Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

10/09/2014

Inspirações para criação de coleções

Por Julia Picoli
Docente no curso de Moda da Feevale e consultora de produto de Moda

Neste post vou apresentar alguns exemplos de criações atuais inspiradas em movimentos artísticos ou em décadas passadas.

O primeiro painel mostra criações inspiradas na Art Noveau, que tinha por características as linhas curvas, formas orgânicas, arabescos. Nos produtos apresentados podemos perceber a influência destas características.

 

 

O segundo exemplo trata-se do movimento Art Déco, suas características são linhas mais retas, padrões geométricos, uso de vidro e aço na arquitetura. As peças apresentadas remetem ao movimento de uma forma sutil, mas percebe-se sua influência.

 

 

 

 

Nos anos 20, período de extrema importância na história da moda, o vestuário da mulher passou por várias mudanças, como o comprimento das saias que diminuíram, a silhueta agora era a H e as roupas não marcavam o corpo, como podemos ver nas criações atuais nas imagens abaixo.

 

 

 

 

Os anos 40 foram marcados pela Segunda Grande Guerra Mundial. A falta de matéria-prima, a crise mundial, fez com que o vestuário também mudasse. As mulheres passaram a trabalhar e assumiram o papel principal em suas casa, pois os maridos estavam na Guerra. A silhueta era militarizada e as peças-chaves eram o casaco com abotoamento duplo e saia lápis. As releituras no quadro abaixo mostram essas características.

 

 

 

 

Podemos ver nos exemplos que arte e história da moda são sempre utilizadas pelos criadores como inspiração para desenvolver suas criações. O interessante é realmente estudar bastante o movimento ou período escolhido, pois assim as ideias fluem melhor e o criador tem mais possibilidades de interpretação do tema escolhido.

 

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

Novembro Azul

30/11/2020

Novembro Azul: A cor da moda para os homens

Escrito por Audaces

produto-de-moda-desenvolvimento-industria-4.0-audaces

24/11/2020

Como aperfeiçoar o produto de moda com tecnologias da Indústria 4.0

Escrito por Audaces

indústria têxtil

24/11/2020

Indústria têxtil: matérias-primas podem ser naturais e químicas?

Escrito por Audaces