Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

12/12/2014

Inovações na indústria do vestuário

Por Fabiano Reis
Docente das áreas Têxtil e Vestuário, Mestre em Política Científica e Tecnológica e Sócio da Carlota Reis Camisaria Feminina

As principais inovações na indústria do vestuário deram-se a partir do desenvolvimento de máquinas e equipamentos com dispositivos eletrônicos. Um exemplo de inovação de extrema importância para o setor foi a introdução do sistema computer-aided design (CAD/CAM), ou desenho auxiliado por computador2.

A junção dessas ferramentas permite projetar um componente do vestuário em duas ou três dimensões na tela do computador (desenho estilizado e modelagem) e transmitir essas informações por meio de interfaces de comunicação entre o computador e um sistema de fabricação em que o componente pode ser produzido automaticamente (Costa e Rocha, 2009).

Sistema CAD/CAM

 

 

No contexto das inovações na indústria do vestuário, com os avanços tecnológicos no setor de modelagem e a introdução do sistema computadorizado CAD/CAM, os moldes bidimensionais passaram a ser produzidos diretamente no computador. Com isso houve maior agilidade no processo, bem como redução dos custos de produção devido à economia de tecido na etapa de encaixe onde as partes bidimensionais são dispostas com intuito de aproveitar o máximo do tecido a ser cortado na próxima etapa do processo (Araújo, 1996).

1. Na indústria brasileira do vestuário essas mudanças somente passaram a ter maior importância a partir do final da década de 1990.

2. A sigla CAM (computer-aided manufacturing) refere-se a todo e qualquer processo de fabricação controlado por computador.

 

Leia mais:

Impacto da tecnologia na produção e no design de moda

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

Novembro Azul

30/11/2020

Novembro Azul: A cor da moda para os homens

Escrito por Audaces

produto-de-moda-desenvolvimento-industria-4.0-audaces

24/11/2020

Como aperfeiçoar o produto de moda com tecnologias da Indústria 4.0

Escrito por Audaces

indústria têxtil

24/11/2020

Indústria têxtil: matérias-primas podem ser naturais e químicas?

Escrito por Audaces