Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

25/07/2013

Imagens conceituais e a relação com a criação de moda

Ao se desenvolver propostas para criação de coleções após os estudos acerca de um tema (que pode ser variado, desde filmes, épocas marcantes ou até fatos isolados da vida do criador) e suas influências conceituais no visual final do produto, inicia-se a geração de imagens conceituais. Essas imagens vão guiar a extração dos elementos formais, das texturas, das cores e dos materiais que realmente farão parte desse universo criado para dar vida a uma coleção de moda.

Estas imagens conceituais devem, ao final, relacionarem-se em enorme sintonia com o conceito descrito nos releases de lançamento das coleções – o que realmente é traduzido em elementos para os produtos da coleção criada.

Segundo Adriana Canto, na dissertação de mestrado intitulada “A relação entre o produto de moda e a imagem conceitual geradora: em busca de um método“, é a partir de dados coletados que as análises de informação do release e das imagens conceituais geradoras são essenciais para orientar o trabalho, não apenas no sentido estético, mas principalmente para facilitar a interpretação da pesquisa ao produto final, com o objetivo de além de dar conceito, dar também unidade ao trabalho.

Adriana ainda relata, que a partir de uma análise mais profunda e embasada na teoria referente à imagem, pôde verificar a ausência de dados no release. Essas incoerências são fruto da má interpretação de imagens, elementos, cores e formas verificadas no produto final.

Isto comprova que é necessário cumprir todas as etapas no processo de criação e ter uma orientação dos criadores a respeito de anotações dos significados e elementos que compõem a imagem, bem como sua posterior relação com os elementos formadores do produto. Essas medidas são fundamentais para que discrepâncias sejam minimizadas e todo o conceito elaborado para execução da coleção, os relatos no release e os produtos apresentados tenham unidade e comunicação com o público.

Por Ana Luiza Olivete
Designer de Moda, Professora e Consultora Empresarial

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

Como ajustar o gancho da calça no Audaces Moldes

12/01/2021

Como ajustar o gancho da calça no Audaces Moldes

Escrito por Audaces

como-fazer-moldes-de-roupa

17/12/2020

Como fazer moldes de roupa com precisão e rapidez, pelo computador

Escrito por Audaces

modelagem digital audaces

05/01/2021

Como é feita a modelagem digital com a multissolução Audaces 360

Escrito por Audaces

melhor-software-CAD-para-moda

05/01/2021

O que é software CAD e por que usar para produzir moda

Escrito por Audaces