Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

11/08/2014

Ferramenta dimensionar o molde

Por Roberto Rubbo
Professor e Consultor de Moda e Vestuário

Você sabe como usar a ferramenta dimensionar o molde do Audaces Vestuário? Em post anterior referente à ferramenta “Dimensionar” no Audaces Vestuário Moldes vimos que é possível a redução de um molde em aplicações para tecidos com elastômeros desde moda fitness, moda praia, modinha em geral, entre outros segmentos de moda. Da mesma forma que aplicamos a redução com a ferramenta, podemos também obter um aumento dos moldes, principalmente para confecções que trabalham no segmento jeanswear.

Após processos de lavanderia, sejam por tingimentos ou lavagens diferenciadas, os jeans passam por encolhimento, às vezes excessivos. Com o uso da ferramenta dimensionar o molde, o aumento dos moldes torna-se mais preciso e rápido, desde que todas as partes que compõe o modelo sofram as mesmas alterações em suas medidas.

 

 

 

 

Arquivo pessoal

Fornecedores de tecidos denim sempre informam as porcentagens de encolhimento, por meio de etiquetas adesivas nos rolos dos tecidos, ou até mesmo por fichas técnicas do material adquirido. Podemos expor uma situação em que o encolhimento do denim acontecerá 4% no comprimento e 2,5% na largura, após a lavagem ou beneficiamento. Se uma calça denim, por exemplo, encolherá nas proporções citadas deveremos acrescentar, aumentando a modelagem de acordo com essas informações preestabelecidas.

Vale lembrar que no post sobre redução dos moldes, com a ferramenta dimensionar o molde, o fator inicial era 1 tanto para X quanto para Y, tal orientação torna-se imprescindível também para o aumento dos moldes. No caso de redução dos moldes subtraíamos os valores, ao contrário do aumento dos moldes o qual deveremos somar as porcentagens ao fator inicial 1. Relembraremos que a fator inicial 1 é equivalente a 100% das medidas, logo 4% de encolhimento do molde no comprimento será de 0,04.

É um cálculo muito simples uma vez que se entenda a famosa regra de três básica:

 

 

Obtido o resultado final de acréscimo nos moldes basta digitá-lo na janela assistente da ferramenta “Dimensionar” e em seguida clicar nos moldes que sofrerão as alterações, lembrando que a posição dos moldes (em pé ou deitado) na área de trabalho do Audaces Vestuário, deverá ser observada uma vez que o software trabalha com coordenadas X e Y.

Os moldes representados a seguir estão com aumento de 4% no comprimento (fator em Y) e 3% na largura (fator em X).

 

 

 

 

 

 

Arquivo pessoal

 

Leia mais:

Encolhimento do Tecido: um controle de qualidade necessário nas confecções

Beneficiamentos no tecido e nas peças interferem na modelagem

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

Como ajustar o gancho da calça no Audaces Moldes

12/01/2021

Como ajustar o gancho da calça no Audaces Moldes

Escrito por Audaces

como-fazer-moldes-de-roupa

17/12/2020

Como fazer moldes de roupa com precisão e rapidez, pelo computador

Escrito por Audaces

modelagem digital audaces

05/01/2021

Como é feita a modelagem digital com a multissolução Audaces 360

Escrito por Audaces

melhor-software-CAD-para-moda

05/01/2021

O que é software CAD e por que usar para produzir moda

Escrito por Audaces