Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

10/10/2013

Estampa xadrez regular e irregular: como dispor os moldes?

O tecido com estampa xadrez apresenta um desenho padrão em barras que se cruzam entre si e a combinação delas pode formar um desenho regular ou irregular. Para identificar com qual desses tipos de xadrez se está trabalhando é necessário dobrar ao meio uma das figuras padrão, um desenho completo, primeiro no sentido do comprimento e depois no da largura.

xadrez regular é o mais simples de manusear e é apropriado para peças com abertura, costuras centrais ou para cortes em viés. No caso do xadrez irregular, quando no sentido da largura, deve-se dispor as peças do molde em determinada direção. Quando colocado no sentido do comprimento, procure evitar desenhos com costuras no centro, pois a estampa não possui um centro que permita a distribuição simétrica. A exceção fica por conta do tecido com estampa xadrez irregular que tenha o lado avesso igual ao certo, porém, o modelo deve possuir costuras centrais. Se ele não possuir, procure incluí-las.
 

Distribuição dos moldes em tecido com estampa xadrez regular/ Reprodução

 

Com tecido dobrado: as barras que se cruzam idênticas a imagem padrão devem ser presas com alfinetes, nas duas camadas de tecido, a cada centímetro. Essa técnica diminui o risco de que os dois panos deslizem e saiam do lugar.

Camada única de tecido: quando utilizada apenas uma folha do tecido é possível conseguir um corte mais preciso, porém, leva mais tempo para executar a tarefa. A melhor forma de proceder é prender com o auxilio de alfinetes cada uma das peças dos moldes com o lado certo voltado para cima no tecido. Já para realizar o corte com o tecido dobrado, o recomendado é que o profissional utilize o mesmo método que é utilizado para cortar tecido com estampa xadrez dobrado.

 

 

 

 

 

Reprodução

 

Corte de listras e xadrez em viés: posicione os moldes sobre o tecido (como mostrado na imagem) de forma que o fio forme um ângulo de 45º com a padronagem. Desenho dentro do molde o sentido da estampa. De preferência, corte cada um das partes separadamente.

Fonte
Livro A Bíblia da Costura

 

Leia mais:

Estampas Pied de Poule e Pie de Coq

Encaixe de tecidos listrados ou xadrez: Como fazer

Encaixe e Enfesto em tecidos listrado e xadrez

Como dispor moldes no tecido listrado ou xadrez

 

 

 

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

produto-de-moda-desenvolvimento-industria-4.0-audaces

24/11/2020

Como aperfeiçoar o produto de moda com tecnologias da Indústria 4.0

Escrito por Audaces

indústria têxtil

24/11/2020

Indústria têxtil: matérias-primas podem ser naturais e químicas?

Escrito por Audaces

Listras de tinta com cores do círculo cromático

16/11/2020

O que é círculo cromático e como combinar cores na moda

Escrito por Audaces