Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

05/09/2014

Essência de marca na construção de identidade

1 min

Por Julia Picoli
Docente no curso de Moda da Feevale e consultora de produto de Moda

Uma marca para ter sucesso hoje, precisa conhecer além de seu consumidor a sua essência, a sua história e sua trajetória, que fazem parte da formação da sua identidade. Essa identidade deve estar presente em todos os seus produtos, suas embalagens e também na sua comunicação. É necessário usar a mesma linguagem, para que o consumidor a reconheça sempre. Mesmo com produtos inovadores e criativos, a marca não pode esquecer essa essência, pois é com isso que ela se torna reconhecida no mercado.

Marcas que possuem identidade são muito valorizadas pelos consumidores e reconhecidas no mercado. Mas o que é essa essência? A essência é o que a marca sempre tem em seus produtos e serviços, o que que percebemos em tudo que marca desenvolve, o produto, a embalagem, o tag, a campanha, o anúncio e até o ponto de venda.

Mas e se a marca não tem esse autoconhecimento? Existem algumas maneiras fáceis de iniciar esse processo. Escolher algumas palavras-chave que transmitam essa essência. Podemos escolher a parte mais intangível da marca, ou seja, características mais subjetivas que a marca carrega, são ligadas ao estilo, ao sentimento que ela quer passar ao consumidor, e até alguns adjetivos e também a parte tangível – aquilo que quando olhamos os produtos conseguimos perceber, pode ser o design exclusivo e diferenciado, estampas exclusivas, qualidade total do produto, entre outros.

A partir destas palavras é possível a montagem de um painel de marca, transformando as palavras em imagens representativas, assim a equipe de criação conseguirá transmitir essa essência para todos os produtos da marca.

Então, o principal é o autoconhecimento de marca, definição clara da sua identidade para assim conseguir na dinâmica do mercado ofertar produtos atrativos, novos, diferentes, com carga emocional e que apenas marcas que possuem essa consciência de identidade poderão oferecer aos seus consumidores.

 

 

Fonte: Reprodução

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

circuito azul e roxo

14/01/2022

O que é Big Data e como ele colabora para a Indústria 4.0

Escrito por Audaces

rolos de tecidos em fábrica têxtil

10/01/2022

5 tendências para o segmento têxtil e a indústria da moda

Escrito por Audaces

produto-de-moda-desenvolvimento-industria-4.0-audaces

24/11/2020

Como aperfeiçoar o produto de moda com tecnologias da Indústria 4.0

Escrito por Audaces

moda-digital-multissolucao-audaces-360-audaces

04/12/2018

Como a multissolução Audaces 360 contribui para a moda digital

Escrito por Audaces

Indústria-4-0

17/01/2022

Indústria 4.0: tudo o que você precisa saber sobre o futuro da confecção

Escrito por Audaces

Inteligência Artificial

13/01/2022

IA e Moda: influência da Inteligência Artificial na Indústria Fashion

Escrito por Audaces