Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

24/07/2015

Ergonomia e Modelagem: a união que faz a diferença na qualidade da peça

1 min

A roupa exerce a função de proteger e permitir à pessoa que a veste liberdade e conforto necessários com o uso. Uma modelagem bem feita respeita informações da criação, característica de tecido e, principalmente, os limites do corpo. Dessa forma, é possível proporcionar os movimentos de que a pessoa precisa. A roupa ainda é usada como meio de divisão cultural e de classe social.

A ergonomia tem como conceito, segundo Itiro Iida, ser “o estudo do relacionamento entre o homem e o seu trabalho, equipamento e ambiente, e particularmente a aplicação dos conhecimentos de anatomia, fisiologia e psicologia na solução dos problemas surgidos desse relacionamento”.

A ergonomia na moda é usada para encontrar o espaço do corpo na adequação do produto desenvolvido por meio da modelagem, proporcionando conforto, funcionalidade e segurança da roupa com o propósito do bem-estar humano, em todos os seus aspectos.

Os conceitos ergonômicos devem ser aplicados em todo o processo de construção da roupa. Um excelente designer precisa tomar partido das questões que envolvem a modelagem ergonômica e pensar em como os acabamentos, etiquetagens e suas informações, usabilidade e funcionalidade da roupa estão aliadas à modelagem para a construção do produto ideal, objetivando uma interação maior com seu consumidor final.

A modelagem ergonômica envolve todas essas questões que se referem ao conforto e deve ser pensada para proporcionar o bem-estar humano no vestir. Nesse sentido, é possível fazer alterações nas modelagens atuais para atender às demandas específicas do mercado, bem como suas necessidades e limitações.

A união da modelagem com o estudo da ergonomia traz muitos benefícios para a confecção que atua dessa forma, pois, assim, permite que ela assegure melhor caimento das modelagens e, consequentemente, melhor vestibilidade das peças.

Que tal entender um pouco mais de ergonomia e aplicá-la no seu trabalho como modelista?

Leia mais:

Estudo aponta importância da ergonomia na modelagem
Livro de modelagem aborda questões de ergonomia
Ergonomia no vestuário: os desafios da aplicabilidade

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

Modelo da grife Versace usando lenço na cabeça em backstage de desfile.

19/04/2021

Como usar lenço: 5 inspirações para aplicar a peça ao seu estilo

Escrito por Audaces

Digitalização de moldes

13/05/2021

Como a digitalização de moldes pode melhorar sua produção

Escrito por Audaces

Bailarina Ingrid Silva gestante

07/05/2021

Moda gestante: como as mulheres grávidas se vestiram ao longo do tempo

Escrito por Audaces

design-thinking-en-la-educacion-creatividad-audaces

06/05/2021

Como os princípios do design contribuem com a moda?

Escrito por Audaces