Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

05/11/2019

Enfestadeira automática: 5 vantagens em investir nessa tecnologia

O enfesto é a quarta etapa na confecção de roupas. Quem trabalha na área sabe que nessa etapa a empresa executa o processo de estender o tecido em camadas, uma sobre a outra, para facilitar o corte de múltiplas peças de uma única vez. Para facilitar essa operação são utilizadas máquinas do tipo enfestadeira, que colaboram tanto com o alinhamento quanto com o empilhamento exato das “folhas” de tecido.

Como as enfestadeiras dinamizam, alinham e aceleram a produção de moda, as confecções economizam tempo, dinheiro e, principalmente, matéria-prima, recurso que compõe a maior parte do custo de produção. Para aumentar ainda mais esses resultados, foram desenvolvidas enfestadeiras automáticas. Neste conteúdo, vamos mostrar as 5 vantagens de investir nessa tecnologia desenvolvida para a indústria da moda.

Enfestadeira automática x enfestadeira manual: entenda as diferenças

Antes de saber quais as vantagens de uma enfestadeira automática, é indispensável que você conheça as principais diferenças que o equipamento apresenta na comparação com uma enfestadeira manual.

Confira mais sobre esse assunto a seguir!

Enfestadeira manual

Utilizando uma enfestadeira manual, a empresa deve empregar duas pessoas para fazer o enfesto. Esses funcionários irão atuar espalhando o tecido na mesa de corte. Em seguida, eles vão empilhar e alinhar as laterais simultaneamente para garantir a exatidão e a qualidade do corte nas múltiplas camadas acomodadas na enfestadeira.

Como é necessária a atuação de dois profissionais para realizar os enfestos na máquina manual, o tempo para realização do processo é maior e pode resultar em atrasos para as etapas seguintes da confecção. Além disso, o processo manual de enfesto aumenta as chances de algum erro acontecer.

A curto prazo, a utilização de uma enfestadeira manual pode ser uma solução barata, porém, como são necessários dois funcionários para o trabalho com esse tipo de equipamento, a longo prazo e com altas demandas a enfestadeira manual revela-se uma desvantagem para empresas que desejam crescer e se tornar mais eficientes.

Enfestadeira automática

Uma enfestadeira automática, assim como uma linha de produção automatizada, trabalha usando como referência informações de um sistema CAD. No caso específico do enfesto, são utilizados dados relacionados com os encaixes do modelo que será produzido.

A partir dessas informações, o equipamento demonstra para o funcionário todo o procedimento do enfesto. Com isso, não são mais necessários dois operadores para realizar o “casamento” das laterais dos tecidos, já que a enfestadeira automática entrega as referências de todo o procedimento para quem vai trabalhar nessa etapa da produção.

Outra característica muito interessante da enfestadeira automática e que se destaca sobre o processo manual é o fato de que ela pode ser programada. Com isso, sua empresa pode garantir que a linha de produção não pare ao término de um processo, já que o sistema inicia o próximo enfesto automaticamente.

As 5 vantagens de investir em uma enfestadeira automática

Confira as 5 principais vantagens de produzir moda com uma enfestadeira automática:

1. Confecção mais econômica

Usando uma enfestadeira automática, não existe a necessidade de dois colaboradores para a realização dos enfestos. Dessa forma, esse equipamento ajuda a reduzir o custo operacional, o número de erros, requer pouquíssimas manutenções (que, na sua maioria, são preventivas) e prevê um baixo consumo de energia.

2. Produção acelerada

As características de uma enfestadeira automática propiciam que uma confecção possa aumentar sua capacidade produtiva.

Isso ocorre porque todas as informações sobre os enfestos são demonstradas em uma tela que orienta o colaborador responsável pela máquina sobre o que está sendo feito, como deve ser realizado e quais ações devem ser tomadas para dar continuidade na produção.

Além disso, quando integrada em um sistema inteligente para confecção, como é o caso da multissolução Audaces 360, a enfestadeira automática pode ser programada para dar início a novos processos de enfestos ou parada após término de tecido, por exemplo.

Tudo feito de forma inteligente e automática, o que traz mais agilidade, eficiência e produtividade para a empresa de moda.

3. Grande redução nos erros de produção

O enfesto automático tem uma chance de apresentar erros processuais muito menor que o enfesto feito de forma manual.

Isso é garantido porque as enfestadeiras automáticas realizam o alinhamento das ourelas e possuem mesa luminosa para rápida e prática detecção de defeitos no tecido ou no enfesto.

4. Versatilidade

Outra vantagem muito significativa de uma enfestadeira automática é sua versatilidade. Esse tipo de equipamento permite o enfesto de praticamente todos os tipos de tecidos e, além disso, tira automaticamente toda a tensão que essas matérias-primas possam apresentar.

Também é possível realizar, com uma enfestadeira automática, o carregamento de rolo de tecido reserva e utilizar várias mesas de corte de forma simultânea – ou incorporar no processo produtivo uma máquina de corte automático de tecidos.

5. Maior rentabilidade

Produção acelerada, redução de erros, versatilidade e economia no uso de matéria-prima e de tempo são vantagens que trazem um grande impacto positivo para as empresas que utilizam uma enfestadeira automática.

Essas transformações positivas fazem com que a rentabilidade do negócio de moda aumente na medida em que o processo de realizar os enfestos é todo automatizado, programado, controlado e preciso. Além disso, a mudança pode ser percebida pelos consumidores, já que um enfesto com maior qualidade pode significar também qualidade superior no corte dos tecidos.

Conheça a solução Linea, a enfestadeira automática da Audaces

A Audaces oferece a Linea, uma enfestadeira automática que faz mais, melhor e em menos tempo que outros equipamentos similares. Por ter essas características, a Audaces Linea otimiza o trabalho do enfesto e aumenta a produtividade das empresas de moda.

A tecnologia inovadora usada na Linea permite a programação de diversos enfestos para o mesmo dia de trabalho com apenas alguns toques na touchscreen do equipamento.

Dessa forma, sua confecção ganha uma produção dinâmica, autônoma e que apresenta um alto padrão de qualidade.

Além das vantagens citadas, a enfestadeira automática Audaces Linea entrega os seguintes diferenciais para seus usuários:

  • Controle de tensionamento parametrizado;
  • Qualidade de enfesto garantida pela inteligência artificial;
  • Alta performance em diversos enfestos;
  • Baixo custo de manutenção e assistência técnica especializada.

Você pode integrar o Linea com outros equipamentos e sistemas Audaces para transformar e automatizar toda a linha de produção de sua empresa, desde a criação até a separação de peças prontas para a costura e o acabamento final. Tudo isso é possível com o Audaces 360, a solução mais completa para confecções em todo o mundo!

Gostou de saber mais sobre o tema enfestadeira automática e as vantagens que esse tipo de equipamento pode oferecer para sua confecção? Para descobrir novas formas de trabalhar e soluções inovadoras na indústria da moda, basta acessar outros conteúdos do nosso blog. Até o próximo texto!

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

o lado certo do tecido

21/01/2021

Como reconhecer o lado certo do tecido: aprenda a distingui-lo

Escrito por Audaces

Como ajustar o gancho da calça no Audaces Moldes

12/01/2021

Como ajustar o gancho da calça no Audaces Moldes

Escrito por Audaces

como-fazer-moldes-de-roupa

17/12/2020

Como fazer moldes de roupa com precisão e rapidez, pelo computador

Escrito por Audaces

modelagem digital audaces

05/01/2021

Como é feita a modelagem digital com a multissolução Audaces 360

Escrito por Audaces