Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

09/12/2014

Do Tema ao Produto (parte 2)

2 min

Por Ana Luiza Olivete
Designer de Moda, Professora e Consultora Empresarial

Dando sequência ao post anterior, apresentamos os demais elementos para a montagem de um book de coleção.

 

 

 

 

 

6. Cartela de Cores
Elabore a cartela de cores sempre sobre fundo branco e sem texturas, isto é, cores chapadas. Considera-se ideal a quantidade de 8 a 12 cores. Defina nomes para as cores em sintonia com o conceito e também é interessante colocar o código de cada cor, podendo-se adotar o padrão Pantone Têxtil ou CMYK.

7. Cartela de Materiais
Elabore a cartela de materiais o mais próximo possível do real, onde as texturas retiradas do briefing representem as associações com tecidos reais. Inclua aviamentos somente se estes forem especiais e se tiver volume excessivo, represente-o com foto. Os materiais devem estar apresentados de modo a possibilitar o toque das mãos em ambos os lados, contendo nome, composição e, se for o caso, o fornecedor.

8. Cartela de Superfícies
Apresentação das estampas, bordados, lavagens ou outras interferências.

9. Geração de Alternativas
É o desenho das referências condizentes ao conceito e de forma veloz, procurando as formas e estruturas mais interessantes para o desenvolvimento da coleção, evite racionalizar este processo, quanto mais emocional, melhor. Este processo não precisa estar impresso junto ao book, mas deve fazer parte de um apanhado de esboços que fazem parte do processo criativo.

10. Definição dos Looks
Juntar as informações geradas nas alternativas e montar os looks definitivos da coleção. Elaborar, ilustrar e colorir os looks, manualmente ou em software próprio.

11. Desenho Técnico
É o desenho da roupa planificada, sem o volume do corpo e desenhado na proporção normal da figura humana (sem estar alongada) e serve para orientar a construção da modelagem e colocar as informações técnicas do modelo.

12. Acessórios
Projeto das bolsas, calçados, meias, bijouterias, jóias, chapéus, luvas, etc. Podem aparecer nas ilustrações e devem ter atenção especial com desenho em plano fechado (close), mostrando possíveis detalhes.

13. Produção
Organize os dados técnicos da produção das composições: maquiagem, penteado, biotipo do modelo, acessórios, plano de performances, cenário, sonoplastia e outras informações. Pode ser representado em texto ou em imagens.
Caso o plano de performances durante o desfile seja muito complexo, pode-se apresentar graficamente a coleção em uma linha horizontal com as recomendações necessárias.

14. Plano de Coleção
Em uma única prancha que pode ser dobrável, apresente em escala reduzida e em cores, a coleção com os grupos de produtos ou em panorama geral. Esta página é muito útil para orientar os grupos de desfile e também por proporcionar uma visão global do projeto.

15. Diagramação
Diagrame em uma mesma prancha as ilustrações dos produtos e os desenhos planificados.
Todos as imagens devem ser apresentadas em duas linguagens distintas: a ilustração e o planificado. O desenho técnico deve apresentar textos explicativos e cotas detalhando o projeto para orientar a modelagem e produção do protótipo ou piloto. Elabore as pranchas de forma criativa, técnica, clara e precisa. Hoje já usamos de artifícios digitais para tratamento de imagens e diagramação do material, portanto é válido e autêntico fazer todo de forma manual.

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

robôs transportando estoque

12/11/2021

O que são e como funcionam as fábricas inteligentes

Escrito por Audaces

mulher tocando tela holográfica

05/11/2021

A importância do IoT para as Indústria e as Confecções 4.0

Escrito por Audaces

19/10/2021

Degradê Confecções: como a empresa cresceu 13% com as soluções Audaces

Escrito por Audaces

inteligência artificial na moda

09/06/2021

IA e Moda: influência da Inteligência Artificial na Indústria Fashion

Escrito por Audaces

PLM na confecção de moda

28/05/2021

PLM: o que é, benefícios e como aplicá-lo na Indústria da Moda

Escrito por Audaces

rolos de tecidos em fábrica têxtil

19/11/2021

5 tendências para o segmento têxtil e a indústria da moda

Escrito por Audaces

produto descontinuado Audaces

10/11/2021

Audaces comunica a descontinuidade de peças e suprimentos de Jet Print e Jet Print Plus

Escrito por Audaces