Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

12/09/2013

Design Vernacular: criação de produtos populares

Design vernacular é uma denominação atribuída aos artefatos populares criados por um indivíduo ou uma comunidade para atender as necessidades básicas e concretas na luta pela sobrevivência num processo de hibridização cultural, como forma de pertencimento e vínculo social, ou seja, é uma obra movida pela cultura local.

Para Rafael Cardoso Denis, o design vernacular tem relação com “aquilo que é feito a margem do conhecimento erudito”. O que não difere do que pensa Elle Lupton quando diz que “o design vernacular não deve ser visto como algo “menor”, marginal ou antiprofissional, mas como um amplo território onde seus habitantes falam um tipo de dialeto local. Não existe uma única forma vernacular, mas uma infinidade de linguagens visuais (LUPTON, 1996:109).

Portanto, o termo vernacular sugere a existência de linguagens visuais locais, que remete às diferentes culturas. Design vernacular seria o design popular ou design cultural, sem formação erudita, mas nem por isso deve ser diminuído em seu conceito ou definido como marginal, pois conta com uma produção que se utiliza de saberes e fazeres locais na reunião de linguagens visuais que remetem a essas diferentes culturas. Ele trata daprodução cultural humana, independentemente se sua execução foi industrial ou artesanal; ou em que estágio de avanço tecnológico se encontra o grupo étnico que o produz (MENEZES; PASCHOARELLI, 2009:8).

Segundo Dones, “nossa cultura tem por hábito a identificação de um trabalho em termos de autoria, atribuindo-o, necessariamente, a alguma pessoa ou escola. A noção do vernacular estaria atrelada ao sentido de que não é necessário privilegiar um criador. Aqueles que estão ligados ao vernacular reconhecem a ausência do “herói criador”, visto que o lugar privilegiado reservado ao designer profissional, foi superado pela democratização tecnológica” (DONES, 2004).

 

Exemplo de Design Vernacular/ Reprodução

Assim, naturalmente, como membros de uma sociedade, convive-se com os elementos criados por essa cultura e dela passa a fazer parte, cabendo ao designer, como profissional, testemunhar e participar do processo de aprimoramento desses produtos culturais, sendo responsáveis, em partes, pelos momentos de sedução ou repulsão que esses artefatos venham gerar (BLAUVELT, 1995).

Em um mundo constantemente globalizado nota-se cada vez mais o uso de artifícios da cultura e tradição local no design, e este apelo “local” estabelece uma estreita e íntima relação entre o usuário e o produto, que reconhece os elementos de sua cultura ou tradição, mesmo em produtos que sejam produzidos industrialmente por uma multinacional (MARTINS, 2011).

Segundo Dones, “o vernacular se constrói num espaço simbólico onde as novas tecnologias avançam e encontram formas primitivas, populares e particulares, como forma de estabelecer um possível equilíbrio” (DONES, 2004).

Por Ana Luiza Olivete
Designer de Moda, Professora e Consultora Empresarial

Referências
LUPTON, Ellen. Mixing Messages: Graphic Design in Contemporary Culture. 2a Edition. – Nova York: Princeton Architectural Press, 1996.

DONES, Vera Lúcia. As Apropriações do Vernacular pela Comunicação Gráfica. – Lajeado: 7ª Conferência Brasileira de Folkcomunicação, 2004.

MARTINS, Jeanlucas Paines. Design Vernacular. Anais dos Resumos do II Prêmio Jovem Pesquisador. – Caxias do Sul: FTSG Conselho Editorial e de Extensão, 2011.
BLAUVELT, Andrew. In and around: Cultures of design and the design of cultures. – Sacramento: Emigre, n. 32, p. 2-23, 1994.

MENEZES, Marizilda dos Santos; PASCHOARELLI, Luis Carlos. Design e planejamento : aspectos tecnológicos / Marizilda dos Santos Menezes, Luis Carlos Paschoarelli (org.). – São Paulo : Cultura Acadêmica, 2009.

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

o lado certo do tecido

21/01/2021

Como reconhecer o lado certo do tecido: aprenda a distingui-lo

Escrito por Audaces

Como ajustar o gancho da calça no Audaces Moldes

12/01/2021

Como ajustar o gancho da calça no Audaces Moldes

Escrito por Audaces

como-fazer-moldes-de-roupa

17/12/2020

Como fazer moldes de roupa com precisão e rapidez, pelo computador

Escrito por Audaces

modelagem digital audaces

05/01/2021

Como é feita a modelagem digital com a multissolução Audaces 360

Escrito por Audaces