Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

23/10/2013

Design têxtil aplicado na modelagem

Este post apresenta um trabalho de desenvolvimento em design têxtil digital para o vestuário masculino. Este conceito é inovador porque pode facilitar os processos da produção e da estamparia digital.

Com a tecnologia disponível hoje no design têxtil, por meio da adoção de procedimentos digitais para a criação de estampas e da modelagem digitalizada, podemos unir as duas etapas e viabilizar as estampas no formato da modelagem ou estampas anatômicas, termo usado pelo designer têxtil Elias Maroso.

Essa associação é importante porque a impressão digital da estampa + modelagem garante a precisão nas medidas do modelo, precisão na localização da estampa na parte da modelagem, bem como é possível determinar o encaixe e cruzamentos dos desenhos.

O aspecto inovador está nesta combinação, pois atribui ao vestuário inúmeras possibilidades de desenvolvimento de produtos, assim como facilitadores da produção como encaixes precisos e localização de estampas, por exemplo.

Nas figuras apresentadas abaixo, a inspiração para a estamparia é a “produção artística do Futurismo italiano, vanguarda modernista surgida nas primeiras décadas do século XX, associado a características da urbanidade brasileira atual”, explica Maroso e Minuzzi (2012, p.1)

O resultado do trabalho é apresentado em uma coleção com oito propostas para estamparia através da impressão para sublimação, que teve a intenção de “cruzar em um só tempo, vestimenta, arte e design tendo suas aplicações finais no vestuário masculino” e estampadas de acordo com as partes da modelagem.

Reprodução

 

Por Samira Troncoso
Designer de Moda e Professora na Feevale/ Novo Hamburgo (RS)

Referências
Maroso, Elias; Minuzzi, Renilda de Fátima B. Vanguarda Futurista e Urbano Hoje: vetores de criação em design têxtil. 2012. Disponível em:
http://www.peddesign2012.ufma.br/anais/Anais/anais10PeD2012.part2.pdf
http://www.peddesign2012.ufma.br/anais/

 

Leia mais:

Entrevista: Schana Moschen, Designer Têxtil

Bureaux de estilo, uma plataforma de criação de moda

Ser um designer de moda

 

 

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

produto-de-moda-desenvolvimento-industria-4.0-audaces

24/11/2020

Como aperfeiçoar o produto de moda com tecnologias da Indústria 4.0

Escrito por Audaces

indústria têxtil

24/11/2020

Indústria têxtil: matérias-primas podem ser naturais e químicas?

Escrito por Audaces

Listras de tinta com cores do círculo cromático

16/11/2020

O que é círculo cromático e como combinar cores na moda

Escrito por Audaces