
24/12/2012

Da criação à produção: planejando o processo produtivo na confecção
Criação, desenvolvimento técnico, modelagem, pilotagem, aprovação, graduação e produção. Estas são as etapas básicas do planejamento do processo produtivo de uma confecção. Cada etapa tem seu ciclo e funções delimitadas, sendo fundamental a comunicação entre os membros da equipe.
Todo o processo inicia na etapa de criação. Com a pesquisa de tendência em mãos, a equipe parte para a definição do conceito da coleção e seu planejamento. Feitos os croquis, entra em pauta o desenvolvimento técnico do produto.
A modelagem é outra etapa fundamental. Tendo como base as informações da criação e da ficha técnica, os moldes que compõem cada peça começam a ser desenvolvidos, passando para a prototipagem e aprovação. Com todas estas etapas definidas, a peça ou coleção chega à produção – conforme é possível visualizar no gráfico abaixo, desenvolvido pelo Sebrae para profissionais ligados à indústria têxtil.
Para que o produto que chega ao mercado tenha sucesso, é importante que já na etapa de criação a empresa conheça profundamente o seu público-alvo. Além dos gostos e valores deste público, a tabela de medidas utilizada na construção dos moldes deve ser avaliada e adaptada, permitindo que o consumidor final recebe um produto que tenha, ao mesmo tempo, conforto, bom corte e caimento, além de seguir os padrões estéticos definidos.
Fonte: Modelagem – Ferramenta competitiva para a indústria da moda/Sebrae
Deixe um Comentário