Em mais um post da série que ensina a fazer um corset (os textos anteriores podem ser acessados ao final deste texto), trouxemos dicas de como unir as partes costurando o corset.
Atenção! Antes de unir a parte de fora do corset com o forro, é necessário fazer as canaletas para as barbatanas. As barbatanas utilizadas neste passo a passo são de plástico. Não é indicado utilizar barbatanas de ferro neste corset, pois seria necessário o uso de tecidos mais reforçados e o acabamento superior e inferior do corpo mais indicado é feito com viés.
Utilizamos barbatanas com 0,6 cm de largura, portanto, é necessário fazer uma costura um pouco mais larga do que esta medida para que o item entre na canaleta. Se você estiver utilizando um máquina de costura reta doméstica com regulagem da posição da agulha, posicione a agulha no meio e utilize a sapata como guia. A medida de largura da costura que será realizada servirá perfeitamente para a barbatana, pois esta medida gira em torno de 0,8 cm.
Não faça canaletas muito largas, pois a barbatana ficará solta. Você pode escolher, se preferir, utilizar uma barbatana por recorte, fazendo umacostura fechada ou aplicando duas barbatanas, fazendo uma costura aberta. Quanto mais barbatanas forem aplicadas, mais firme ficará o corset.
Passo a passo: costurando o corset
01 – No exemplo, vamos colocar uma barbatana por recorte, por isso, tombamos todas as margens de costura para as laterais, a partir do centro da frente. Na máquina reta industrial, ao seguir a sapata conseguimos uma margem de 0,5 cm. Portanto, para conseguir espaço para a barbatana é necessário deixar mais alguns milímetros de distância (em torno de 0,3cm além da sapata), conforme mostra a figura:
02 – Alfinete encaixando as costuras dos recortes da parte superior do corpo do forro com a parte externa do corset. Faça uma costura com a máquina reta utilizando 1cm de margem. O corset do exemplo possui um decote coração, portanto, ao chegar nesta parte da costura, sugerimos que faça um retrocesso, reforçando a costura que formará um “V” no centro da frente.
03 – Após realizar a costura, pegue uma tesoura de ponta afiada e faça um pique em “V” sobre o decote coração conforme mostra a foto a seguir. É muito importante a realização deste pique, caso ele não exista ao desvirar o corset a parte superior não irá se assentar.
Acompanhe a publicação do próximo texto desta série na quarta-feira.
Por Bruna Pacheco
Prof. da Universidade Feevale e proprietária da Black Label Consultoria
Outros textos da série:
– Confeccionando um corset: marcando as linhas do desenho
– Moulage do corset sobre o manequim
– Planificação dos moldes do corset: da moulage ao molde
– Como cortar o tecido para costurar o corset