Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

06/09/2013

Corte básico de tecido correto evita perdas de peças

Depois de preparar o tecido para o corte básico e de prender os moldes no tecido é possível partir para a etapa de corte básico de tecido. Para que a execução desta tarefa saia de forma perfeita é importante destacar que o tecido precisa estar reto sobre uma superfície plana. Nesta etapa da produção de roupas, o profissional pode utilizar um cortador rotativo e uma base de corte ou uma tesoura de lâminas grandes.

 

Cortador rotativo e tesoura, respectivamente/ Reprodução

Tesouras
Quando for escolher uma tesoura para o corte básico de tecido opte por aqueles que possuem anéis em ângulo. Existem tesouras com diferentes tipos de lâminas, porém, recomenda-se que sejam utilizadas as retas e as dentadas para o corte do tecido. O profissional também pode alternar as lâminas retas e dentadas no corte básico da peça. Cuidado: elas tendem a agarrar na malha e a deslizar no tecido.

Afie as lâminas da tesoura para não correr o risco de ter o tecido “mastigado” pela ferramenta. Cuidado: evite utilizá-la para cortar papel, porque pode perder o fio de corte. No caso da tesoura emperrar, faça o ajuste adequado no parafuso da lâmina ou utilize um lubrificante não oleoso.

 

 

Técnicas de corte para poucas peças
Ainda sobre o corte básico de tecido, siga a beirada da linha grossa do molde com movimentos longos e firmes nas beiradas retas. Para cortar áreas curvas faça pequenos movimentos com a tesoura e cortes curtos nos piques. Corte os piques que estão localizados fora da linha de corte até a margem. Atenção: não retire o tecido de cima da superfície enquanto estiver cortando-o.

Faça movimentos com cortes firmes para que a borda não apresente irregularidades e mantenha uma das mãos sobre o molde, próximo a linha do corte, para manter o controle do corte. Posicione-se de forma a manter o braço com a tesoura livre para que não fique limitado. Para definir as linhas de centro da peça faça um pequeno corte com a tesoura (3mm) na margem da peça. Proceda da mesma forma para as pences.

Corte em escala
Vale destacar que para atingir um excelente corte, o instrumento precisa estar bem conservado – com uma faca bem afiada – e o enfesto do tecido deve ser feito da forma adequada. Existem diferentes ferramentas que podem ser utilizadas para realizar o corte básico de tecido, cada uma delas é indicada pelo volume e número de camadas de tecido.

O procedimento pode ser realizado de forma manual com o auxílio de máquina de corte a disco, que divide camadas reduzidas de tecido; máquina de corte de lâmina vertical, que trabalha com número considerável de camadas de tecido e é utilizada para produções maiores; máquina de corte de disco reduzido, que corta poucas camadas de enfesto – bastante utilizada para pilotagem ou trabalhos exclusivos; e máquina de corte automática, utilizada para cortes em larga escala.

 

 

 

Em destaque, máquina de corte de tecido Audaces Neocut/ Divulgação

O equipamento de corte automático de tecido, como a Audaces Neocut, reduz o desperdício do tecido, agiliza a produção, promove uma melhora na qualidade do produto final, aumenta a lucratividade e reduz o tempo de produção.

Fontes
Livro “A Bíblia da Costura”
Cartilha de costurabilidade, uso e conservação de tecidos para decoração 

 

 

Leia mais:

Tipos de tesouras usadas nas confecção melhoram acabamento das peças

Cortador de tecidos: quais as funções?

Layout da sala de corte de tecidos

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

Listras de tinta com cores do círculo cromático

16/11/2020

O que é círculo cromático e como combinar cores na moda

Escrito por Audaces

13/11/2020

FAQ Audaces ConnectiON Brasil 2020 – 3ª edição

Escrito por Audaces

Como fazer croqui de moda no computador, sem moldes

11/11/2020

Como fazer croqui de moda sem molde e direto no computador

Escrito por Audaces