Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

07/10/2013

Cortador de tecidos: quais as funções?

Enfesto pronto, máquina de corte na mão e já! Esta frase traduz em parte o trabalho do cortador de tecidos em uma confecção, pois, além do corte, ele também pode atuar na preparação do tecido e do enfesto. Logo, para desenvolver esta atividade, um dos principais conhecimentos que este profissional precisa ter é conhecer e entender sobre tecidos, bem como saber a forma adequada de manusear cada um dos tipos.

Conhecer os tipos de tecidos auxilia este profissional para entender como cada um se comporta e quais cuidados e equipamentos precisará para fazer o corte. Por exemplo, cortar um enfesto de jeans, que é um tecido pesado e grosso, é diferente de cortar uma seda, que é mais leve e escorregadia.
 

O cortador de tecidos pode fazer o corte de forma manual(E) e mecanizado (D)/ Reprodução

O cortador de tecidos também deve seguir a ordem de fabricação das peças, que informa a sequência em que elas devem ser cortadas. Isso faz com que as peças prioritárias sigam o quanto antes para a costura, uma vez que este profissional lida com grande quantidade de tecido. Outro ponto que o cortador precisa verificar é a composição de cada tecido, uma vez que ela pode variar de acordo com o fabricante.

Ao estar com o enfesto pronto à sua frente, ele pode verificar o sentido dos fios usando as ourelas como referência: urdume, trama ou viés. Também tem a oportunidade de optar pela direção do corte mais adequada ao tipo de tecido e às peças. Vale destacar também que este profissional deve analisar o número de folhas do enfesto, conferir a grade de tamanhos na ordem de fabricação, rechecar se tudo está de acordo antes de começar o procedimento – para evitar falhas -, efetuar o corte, separar as peças, entre outras.

 

 

 

 

Corte automático de tecido realizado com a Audaces

É importante destacar que o cortador de tecidos pode desempenhar seu trabalho de algumas formas: manual, mecanizado e automatizado. O manual é realizado com tesouras e serve apenas para pequenos volumes de produção. Já o mecanizado é feito quando necessário cortar enfestos maiores e para realizar esta atividade o profissional tem o auxilio de equipamentos de corte. Já no corte automatizado o profissional programa o equipamento, que realiza o corte automaticamente. Esse sistema é utilizado em confecções que produzem grandes volumes de peças por dia.

Fonte
Apostila Cortador

 

 

Leia mais:

Cuidados com tecidos: saiba quais cuidados devem ser  tomados antes do corte

Máquinas de corte de tecido usadas em confecções

Como trocar a lâmina da máquina de cortar tecido?

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

produto-de-moda-desenvolvimento-industria-4.0-audaces

24/11/2020

Como aperfeiçoar o produto de moda com tecnologias da Indústria 4.0

Escrito por Audaces

indústria têxtil

24/11/2020

Indústria têxtil: matérias-primas podem ser naturais e químicas?

Escrito por Audaces

Listras de tinta com cores do círculo cromático

16/11/2020

O que é círculo cromático e como combinar cores na moda

Escrito por Audaces