Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

15/08/2013

Controle de produção no setor têxtil e de confecção

Conhecer os métodos de controle de produção no setor têxtil e de confecção é importante para os profissionais que atuam no setor da moda. Além disso, saber como cada processo de produção acontece faz com que se tenha uma visão global da área e, assim, possa-se prever possíveis erros e explorar de forma mais adequada as ferramentas disponíveis.

A “Apostila de Processo, Planejamento e Controle de Produção Têxtil” é um guia completo para aqueles que querem conhecer melhor sobre o processo de controle de produção no setor têxtil e de confecção. O documento aborda de forma detalhada os métodos utilizados em confecções, como planejamento e desenvolvimento do produto, ficha técnica, corte, enfesto, etiquetagem e empacotamento, tipos de encaixe, métodos de risco, desperdício na indústria do vestuário.

Outro assunto abordado no texto são os sistemas CAD – Computer Aided Design ou Criação Assistida por Computador -, e CAM – Computer Aided Manufacturing ou Fabricação Assistida por Computador. O programa CAD pode ser utilizado na modelagem e graduação e auxilia o modelista a criar e graduar com agilidade, qualidade e precisão os moldes. Um exemplo de sistema CAD é o Audaces Vestuário Moldes, que possui uma interface simples, de fácil operação e permite a automação no desenvolvimento da modelagem.

Já os sistemas CAM são utilizados no enfesto e corte dos tecidos, entre outros. Um exemplo de como ele age é a máquina de corte automática Audaces Neocut. Nesse equipamento o encaixe realizado no Audaces Vestuário Encaixe é carregado na máquina de corte, que realiza o corte das peças de forma automática e com perfeição.

Outro ponto destacado na apostila é o PPCP (Planejamento, Programação e Controle de Produção), que atua na organização de suprimento e movimentação dos recursos humanos, no uso dos equipamentos e atividades relacionadas a qualidade, na quantidade e cumprimento dos prazos. O PPCP atua de forma global, ou seja, em praticamente todas as áreas da empresa a fim de solucionar quase todos os problemas que possam surgir.

Fonte: 
Apostila de Processo, Planejamento e Controle de Produção Têxtil

 

Leia mais:

Controle de qualidade têxtil e do vestuário

Dicas de como fazer especificação de qualidade na confecção

Critérios de classificação de tecidos quanto à qualidade

 

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

produto-de-moda-desenvolvimento-industria-4.0-audaces

24/11/2020

Como aperfeiçoar o produto de moda com tecnologias da Indústria 4.0

Escrito por Audaces

indústria têxtil

24/11/2020

Indústria têxtil: matérias-primas podem ser naturais e químicas?

Escrito por Audaces

Listras de tinta com cores do círculo cromático

16/11/2020

O que é círculo cromático e como combinar cores na moda

Escrito por Audaces