Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

09/08/2013

Consumo de massa na moda

O consumo de massa mudou ao longo dos anos e deixou de ser meramente uma busca do indivíduo pelo prazer e pela felicidade, tornou-se – de certa forma – uma ferramenta de aceitação e individualização. Ou seja, a cultura do consumo deixou de existir apenas pela razão do valor de uso de um objeto e passou a acontecer devido a necessidade das pessoas de consumirem signos e imagens.

O artigo “O consumo e a celebração dos objetos” se propõe a analisar o consumo de massa na sociedade atual e qual a ligação com o universo fashion e com o consumidor. O texto aponta que o consumo de de massa na moda deixou de ser exclusividade de uma classe social específica e se tornou acessível a todos os públicos devido a grande produção das empresas em menor tempo e produtos disponíveis a mais pessoas.

No que se refere a consumo de moda, o indivíduo precisa, não apenas acompanhar o ritmo de compra da sociedade e de condição financeira, mas também necessita de informação – o que está em alta em cada estação -, cuidar do corpo, conhecer os estilos. Um consumo frenético pela busca de prazer, individualidade e significados que não necessariamente levam à felicidade. O artigo levanta que este consumo de massa induz o indivíduo a um paradoxo em que quanto mais a sociedade consome, mais aumenta sua ansiedade, angustia e depressão.

A indústria de massa ampliou o alcance do consumo e da moda, criando a necessidade das pessoas de pertencerem a um lugar ou grupo por meio do que possui. Dentro deste contexto, o artigo aponta que “os membros desta sociedade passam a ter uma obrigação social de consumir” e não apenas da busca pelo prazer. E para se encaixarem na sociedade atual elas precisam “estar na moda”, ter opinião, ser informadas, comprar. Hoje vivencia-se um momento em que todos podem consumir em busca do prazer, mas será que o homem sabe o que realmente lhe dá prazer?

O artigo aponta que é provável que o indivíduo não entenda o que lhe proporciona júbilo ou talvez busque outro prazer, o que se faz presente no olhar de aprovação ou reprovação do outro.

Fonte
O consumo e a celebração dos objetos

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

produto-de-moda-desenvolvimento-industria-4.0-audaces

24/11/2020

Como aperfeiçoar o produto de moda com tecnologias da Indústria 4.0

Escrito por Audaces

indústria têxtil

24/11/2020

Indústria têxtil: matérias-primas podem ser naturais e químicas?

Escrito por Audaces

Listras de tinta com cores do círculo cromático

16/11/2020

O que é círculo cromático e como combinar cores na moda

Escrito por Audaces