Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

15/04/2016

Como utilizar a ferramenta ponto por coordenada no Audaces Moldes

Por Thais Beloso

Estilista e modelista autônoma (moda feminina casual e moda pet)

 

Toda modelagem possui pontos e linhas de apoio que auxiliam na construção do molde, pois cada um deles demarcam um espaço e medida dentro da modelagem. Desta forma, inserir pontos de maneira inadequada e com medidas erradas resultam em imperfeições no molde final, trazendo um resultado ruim e, até mesmo, grandes deformações da peça. 

O sistema Audaces Moldes oferece diversas ferramentas para auxiliar o modelista a criar pontos durante a construção da modelagem, as duas principais ferramentas são a Ponto por Coordenada e a Ponto por Interseção. Ambas as ferramentas trazem total precisão nas medidas e maior agilidade na construção de moldes. 

Neste texto veremos como utilizar a ferramenta a Ponto por Coordenada e como aplicá-la na construção de moldes. Primeiramente devemos selecioná-la para podermos utilizá-la. A ferramenta Ponto por Coordenada fica localizada na aba Construção no grupo Pontos, como mostra a imagem abaixo. 

 

Descrição: Localização da ferramenta Ponto por Coordenada

 

Após selecionar a ferramenta abrirá a tela Coordenadas que apresentará os campos DxDy, Ângulo e Distância. Todos esses campos permitirão que o usuário insira o ponto no molde a partir de um outro elemento selecionado pelo Snap (botão central do mouse), basta o usuário inserir as medidas horizontais (Dx) e verticais (Dy) que o ponto deve possuir e confirmar. 

 

Descrição: Janela Coordenadas

 

Vejamos um exemplo: vamos imaginar que queremos inserir um ponto dentro de um retângulo a partir do canto superior direito dele. Esse ponto deve estar localizado a 10cm de distância da lateral do retângulo e 5cm distância da parte superior dele. Para conseguir realizar esse processo precisamos primeiramente selecionar o canto superior do retângulo com o Snap. 

 

Descrição: Selecionando o canto superior esquerdo do retângulo com o Snap do mouse

 

Depois preenchermos as medidas nos campos Dx e Dy. Para conseguirmos inserir o ponto de acordo com a descrição dada é necessário que as medidas estejam preenchidas da seguinte maneira: 

 

Descrição: Medidas a serem inseridas como coordenadas para o ponto a ser criado

 

Após inserir as medidas, observe que os campos Dx e Dy estarão ticados (caso não estejam é necessários ticá-los manualmente pois sem isso a ferramenta não estará habilitada) e o Ponto já estará sendo sinalizado na tela. Agora, basta definir a direção que o ponto deve estar e confirmar com o botão esquerdo do mouse para que o ponto seja inserido.

 

Descrição: Resultado final

 

Outra opção que a ferramenta Ponto por Coordenadas permite trabalhar é com a medida do perímetro, ou seja, inserir pontos sobre retas ou curvas ao longo do seu perímetro. Para acionar essa opção basta selecionar o ponto inicial ou final do elemento base (reta ou curva) com o Snap, automaticamente o elemento ficará em destaque na cor azul e na tela Coordenadas estará habilitado o campo Perímetro, permitindo o usuário inserir a medida e visualizar o resultado na tela, sendo apenas necessário confirmar com o botão direito do mouse. 

 

Descrição: Exemplo de uso da ferramenta Ponto por Coordenada a partir da medida Perímetro

 

As outras opções de orientação para se inserir um ponto a partir de item selecionado são por Ângulo e Distância. A função Ângulo representa o giro em 360º que o ponto pode dar em volta do item selecionado. Já a função Distância representa a medida entre o ponto e o item selecionado. Vamos supor que o usuário queira inserir um ponto a 180º do centro de uma reta, formando um ângulo reto, e a 15cm de distância dela, bastaria então dar um Snap no centro da reta, inserir as medidas e confirmar a ação. 

 

Descrição: Utilizando os campos Ângulo e Distância para inserir um ponto

 

Além de todas essas opções, a ferramenta Ponto por Coordenada também permite o usuário utilizar essa ferramenta de maneira livre bastando apenas clicar com o botão direito do mouse para inserir o ponto onde se encontra a indicação na tela. Vale lembrar que o Snap pode auxiliar, e muito, o usuário a inserir pontos livres com maior precisão como em casas de inserir em extremidades ou centros de elementos já criados.    

 

Saiba mais:

Dicas para agilizar a digitalização de moldes

Aprenda a configurar uma paleta de usuário personalizada no Audaces Moldes

Dicas para obter sucesso como modelista freelancer

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

Listras de tinta com cores do círculo cromático

16/11/2020

O que é círculo cromático e como combinar cores na moda

Escrito por Audaces

13/11/2020

FAQ Audaces ConnectiON Brasil 2020 – 3ª edição

Escrito por Audaces

Como fazer croqui de moda no computador, sem moldes

11/11/2020

Como fazer croqui de moda sem molde e direto no computador

Escrito por Audaces