Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa
Modelo da grife Versace usando lenço na cabeça em backstage de desfile.

19/04/2021

Como usar lenço: 5 inspirações para aplicar a peça ao seu estilo

9 min
Tiempo de leer 7 minutos

De truque de styling a peça protagonista, os lenços estão cada vez mais presentes nas temporadas moda, nos mais diversos estilos e modos de usar. Sua versatilidade talvez explique o sucesso ao longo dos anos: complementam o look, podem ser usados como peça de roupa, funcionam como ponto de cor, tem o poder de alongar silhuetas e são uma opção coringa de estilo em todas as estações do ano. Está buscando inspiração e quer saber como usar lenço na composição dos seus looks? Saiba mais sobre a peça e confira algumas dicas para adotá-la de vez e aplicá-la ao seu estilo próprio:

Como usar lenço

Do jeito que desejar! Além da diversidade de estilos, tipos, tecidos e tamanhos, os lenços são versáteis até nas estações e nas ocasiões. Dependendo da escolha, o lenço pode passar um ar de elegância, de descontração, de sensualidade, tudo dependendo do estilo e da forma como ele é aplicado ao look. E para quem ainda não conseguiu visualizar uma composição com esta peça tão democrática, aqui vão algumas inspirações:

Lenço na cabeça

Quando se fala em lenços na cabeça não há espaço para mesmice. Variando as dimensões e o formato do lenço, é possível usá-lo ao redor de toda a cabeça, amarrado como faixa ou tiara, como laçarote, arrematando o rabo-de-cavalo com um charminho a mais, enfim, não vai faltar opções ou criatividade para aderir ao lenço como acessório de cabeça e de cabelo.

Ah! O lenço na cabeça é também um belo truque para aqueles dias em que estamos na correria do dia a dia e queremos usar algo mais estiloso, ou mesmo quando não sobrou tempo — ou vontade mesmo, afinal, zero regras por aqui! — para arrumar os cabelos. Quem nunca preferiu uns minutinhos a mais de sono e precisou de um truque de beleza super prático para sair, não é mesmo?

Mais uma dica: fique de olho no material do lenço, se é de seda, de cetim ou outro tecido. Dependendo da amarração escolhida e do tecido, o lenço pode escorregar um pouco, sendo necessário usar alguns grampinhos de cabelo para dar mais segurança.

Agora, dá uma espiada nas inspirações:

A cantora Dua Lipa com lenço na cabeça
Créditos: Instagram/Reprodução @dualipa
Lenço enfeitando penteado ponytail ou rabo-de-cavalo
Créditos: Christian Vierig/Getty Images
A modelo alemã Caroline Daur usando lenço na cabeça
Créditos: Abaca, Bertrand-Hillion Marie-Paola
Modelo em desfile de outono-inverno Versace com lenço na cabeça.
Lenços apareceram no desfile de outono-inverno de 2021 da Versace. Créditos: Cortesia Versace para a Vogue.

Lenço no pescoço 

Qualquer look básico muda completamente com o detalhe de um lenço amarrado no pescoço ou mesmo sobre os ombros. Composições despojadas se tornam mais chiques com o lenço, que transformam totalmente a proposta da roupa. Às vezes, uma rápida passada em casa para mudar de roupa do trabalho para ir a um jantar pode ser facilmente substituída por um lenço guardado na bolsa! Já pensou no poder que um simples lenço tem?

Os lenços no pescoço podem ser curtinhos — usados da forma clássica com um nozinho levemente posicionado para o lado — ou mais longos, com amarrações ou mesmo abertos, alongando a silhueta. Novamente, é importante prestar a atenção no tecido e no tamanho, neste caso para garantir que não passará calor no pescoço. Olha só:

Vanessa Kirby de lenço no pescoço para a Gucci
A atriz Vanessa Kirby em editorial da grife italiana Gucci, usando lenço no pescoço. Créditos: Gucci.
Lenço colorido no pescoço
Créditos: Getty Images/Christian Vierig
Lenço longo no pescoço
Créditos: Getty Imagens/Matthew Sperzel
Lenço curto no pescoço
Créditos: Vicenzo Grillo

Lenço como cinto

Outra forma de usar o lenço para deixar a composição ainda mais incrível é usando a peça para acinturar o look. Com um lenço mais longo, é possível amarrá-lo na cintura sobre vestidos, macacões ou mesmo blazers. Outra dica é usar o lenço no passante de calças, bermudas ou saias, substituindo o tradicional cinto por algo mais colorido e descolado.

Lenço usado como cinto sobre blazer
Créditos: Instagram/Reprodução/shepelevich
Lenço na cintura desfile Burberry primavera-verão 2020
Créditos: Pinterest/Victor Virgile
Lenço usado como cinto
Créditos: Pinterest

Como usar lenço como peça protagonista no look

Sim, faz tempo que o lenço deixou de ser apenas um acessório. A cara do verão, o lenço é uma opção fresquinha quando usado como blusas do tipo cropped, saias e até saídas de praia. Vale usar a criatividade — e a ousadia — para descobrir novas possibilidades através das diferentes formas de amarrar o lenço ou usando outros acessórios como correntes para improvisar uma alça, por exemplo.

Bella Hadid usando lenço bandana como blusa cropped
A modelo Bella Hadid usando lenço como cropped. Créditos: MEGA
Lenço de seda usado como blusa estilo top
Créditos: Instagram/Reprodução/@cosmoandfries

Lenço como acessórios

Se a intenção é usar o lenço para dar um toque criativo, mas sem tirar o foco de outras peças do look, vale a pena testá-lo de outras maneiras, como amarrado no pulso, no tornozelo, na alça da bolsa, em chapéus ou embaixo de colarinho de camisas. Use a criatividade e ouse experimentar o novo! Não há regras quando se trata de estilo próprio.

Kate Moss de bolsa Birkin com lenço de seda
Kate Moss usa lenço amarrado em sua bolsa no famoso modelo Birkin. Créditos: Neil Mockford

Um pouco sobre a história dos lenços

Curiosamente, os lenços de seda e cetim são associados ao elegante e ao chique, mesmo quando usados de forma mais despojada. Talvez isso aconteça pela forma como foram popularizados: enfeitando verdadeiras divas ao longo do tempo.

O fato mais antigo que se tem registro é o uso do lenço envolvendo a cabeça da rainha egípcia Nefertiti que viveu no século 14 a.C. e se tornou uma das soberanas de maior poder e influência no Antigo Egito. Também se sabe que alguns homens da Roma Antiga e guerreiros chineses utilizavam a peça.

Mas os lenços só se popularizaram como peça de moda em meados do século 18. Diz-se que o compositor alemão Ludwig van Beethoven adotou o lenço de seda para impressionar a musicista Therese Malfatti, para quem Beethoven possivelmente compôs a famosa Für Elise. Outra personalidade importante que contribuiu para a moda dos lenços foi a rainha Vitória do Reino Unido, uma referência de comportamento em seu tempo.

Tecidos sintéticos popularizaram o uso do lenço

Em 1937, a grife Hermès consagrava seus lenços quadrados de seda chinesa com estampas equestres como um dos clássicos da marca e uma referência para outros estilistas.

A partir do desenvolvimento de tecidos sintéticos que imitavam a seda, os lenços ficaram ainda mais populares e acessíveis às mulheres. Com a Segunda Guerra Mundial, era necessário um cuidado para que os cabelos longos femininos não ficassem presos nas máquinas das fábricas, por isso, o lenço de tornou também um acessório de segurança.

Audrey Hepburn no filme Charada, de 1963
Audrey Hepburn no filme Charada, de 1963

Ao longo do século 20, vimos os lenços virarem peças ícones de beleza e elegância, emoldurando os rostos de Audrey Hepburn, Grace Kelly e outras divas. Apesar de um sofrer um declínio nos anos 90 como acessório importante no guarda-roupa feminino, voltou timidamente aos cabides em meados dos anos 2000, até se tornar popular novamente, em novos tecidos, estampas e formatos que tornaram a peça mais democrática, de uso casual ao chique.

Uma peça, muitos significados: o lenço como símbolo cultural 

É interessante saber que, mesmo que a maioria das pessoas utilizem a peça para uso fashion, o lenço pode carregar muitos significados para além da moda e do estilo. Um exemplo é o uso de determinadas amarrações de lenços na cabeça por mulheres negras, como o turbante, um símbolo de religiões ancestrais de matriz africanas resgatado por pessoas negras como forma de enaltecer suas origens e sua beleza, como se fosse uma coroa. É um movimento semelhante ao da transição capilar para o empoderamento de cabelos crespos e do black power.

Mulher negra usando turbante
Créditos: Tyler Joe

Os lenços também são usados fortemente entre os povos muçulmanos, como o popularmente conhecido hijab, a shayla, entre outros véus usados pelas mulheres em diferentes culturas islâmicas. Cobrir a cabeça, aliás, é uma tradição em diversas culturas, por isso, é importante ter em mente que deve prevalecer o significado original para esses povos, acima de qualquer expressão da moda.

Por outro lado, não faltam maneiras de utilizar lenços de forma fashion, como as inspirações deste post, e ainda assim preservar os símbolos religiosos e culturais, reservando o uso do turbante ou mesmo do hijab a quem realmente deve utilizá-los.

Desfile de Anniesa Hasibuan na NYFW 2017 com modelos usando hijab
Desfile de Anniesa Hasibuan, a primeira designer a realizar um desfile na New York Fashion Week com modelos usando o hijab. Créditos: Frazer Harrison/Getty Images

Gostou de saber mais sobre os lenços e como usá-los? Continue lendo o Blog Audaces para mais inspirações e informações de moda e não deixe de nos acompanhar no Instagram.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

modelagem de roupas

19/08/2015

Desenho e modelagem de roupa: qual a relação entre eles?

Escrito por Audaces

semanas-de-moda-america-latina-principales-audaces-figura6

27/08/2021

7 eventos fashion do Brasil e do mundo para conhecer

Escrito por Audaces

25/08/2021

Como acontecem os desfiles de moda? A Audaces tira suas dúvidas!

Escrito por Audaces

Gerenciador de coleções Audaces ISA

23/08/2021

3 tecnologias da Moda 4.0 para conhecer e investir

Escrito por Audaces