
21/01/2021

Como reconhecer o lado certo do tecido: aprenda a distingui-lo
No mundo da moda e das confecções, saber como reconhecer o lado certo do tecido e qual o lado avesso é um dos maiores desafios para os profissionais.
Quem atua diretamente com o manuseio dos mesmos, seja para enfestá-los ou cortá-los diretamente, deve ter a sensibilidade visual e táctil para reconhecer de forma efetiva qual o lado correto do tecido.
Longe de parecer um mero detalhe, no resultado do processo de modelagem esse conhecimento é super importante.
Então, se você achou o assunto interessante, continue lendo este artigo especialmente preparado para você!
Um toque no olhar
Bem, para alguns tipos de tecidos esta diferenciação é fácil de ser percebida entre um lado e o outro, porém, alguns tecidos deixam algumas dúvidas sobre a superfície que deve ser usada na confecção das roupas.
Afinal de contas, o tecido é essa superfície têxtil cheio de sentido, significado e sentimentos que cobrirá o corpo da pessoa, e saber qual o lado é o correto, é sim algo fundamental.
Mas afinal, qual é o lado certo?
O lado certo do tecido – também conhecido como face – deve ser apontado antes do corte.
Em alguns casos, a identificação pode ser feita de acordo com a forma em que o tecido foi dobrado, tecidos como o linho e o algodão, por exemplo, são dobrados com a face para o lado de fora. Já a lã funciona um pouco diferente: o lado certo fica para o lado de dentro da dobra.
Por outro lado, no caso do tecido vir enrolado em um tubo, a forma de identificar o lado avesso ou o direito fica um pouco mais simples, pois nesses casos o lado certo do tecido fica voltado para o lado de dentro do rolo.
Deste modo, as máquinas de costura sempre fazem os furos do lado DIREITO do tecido. Sendo assim, para entender qual o lado correto, basta prestar atenção ao furos, isso mesmo aos furos do tecido!
Se eles estão ásperos e com volume saliente são do avesso. Agora, se caso estejam certinhos e liso, então, eles estão na face do tecido.
Neste sentido, já os tecidos macios se caracterizam por possuírem, em geral, o lado da face mais brilhante ou macio que o avesso, o que torna a peça mais fácil de ser identificada a partir da análise visual ou do tato.
Que tal aprender modelagem digital?
Então, os tecidos que possuem textura bem definida geralmente apresentam com mais clareza o lado da sua face.
Outra característica dessas fibras, é que geralmente têm pequenas irregularidades como bolinhas salientes no lado avesso.
Entrentanto, tecidos como o brocado, que possuem textura “fantasia” têm uma maciez característica no lado direito e apresentam um avesso com irregularidades e tendo os seus fios soltos.
Os tecidos estampados possuem geralmente o lado certo mais vivo do que o avesso.
Importante: as malhas, quando esticadas na transversal, tentem a se enrolar para o lado da face.

O lado certo dos tecidos tente a ser mais resistente à sujeira e ao desgaste no lado da face.
Finalmente, já nos casos em que não existem diferenças claras entre os lados, o ideal é selecionar um dos lados e marcar com uma caneta ou um giz de lousa o lado que será utilizado.
Quer saber mais sobre cortes, moldes, tipos de tecido e modelagem digital? Então, baixe agora mesmo nosso e-book exclusivo “Como funciona a modelagem digital no sistema Audaces“, e caso tenha o interesse em saber mais, nossos consultores estão à disposição: aqui!”
Fonte: Livro a Bíblia da Costura: o passo a passo de técnicas para fazer roupas e acessórios. Rio de Janeiro: Seleções, 2009.
Deixe um Comentário