Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

26/11/2015

Como produzir objetos de cena

Por Eduardo Vilas Bôas
Professor de Moda do Senac SP

COMO PRODUZIR OBJETOS DE CENA?

Quem trabalha com moda frequentemente tem o desafio de criar ambientações a fim de reforçar uma temática/conceito desenvolvidos numa coleção. Isso pode acontecer desde a criação de cenários para um editorial de moda, um desfile, na criação de vitrines ou até mesmo na “decoração” interna de uma loja.

A cenografia é um vasto universo que se utiliza dos objetos de cena, que podem variar de pequenos e simples objetos a obras gigantescas. E, apesar do nome, os objetos de cena não estão restritos somente aos palcos de teatro, cinema e televisão. Cada vez mais são opções valiosas na construção de narrativas para o universo da moda.

Por exemplo, Gordon Selfridge, fundador da loja de departamento Selfridge´s, nunca perdeu uma oportunidade de promover o seu negócio. Quando em Julho de 1909, Louis Blériot fez um pouso forçado em um campo aberto perto de Kent, Inglaterra, depois de atravessar o Canal da Mancha, o senhor Selfridge transportou em um trem o avião para expô-lo posteriormente em sua loja.

Figura 1 https://33.media.tumblr.com/8c119e4037ea361e1f350bf03c36c6b0/tumblr_inline_nj080wiXtT1scpf4r.jpg

O Produtor de Moda, o Visual Merchandiser e o Vitrinista são os profissionais encarregados de selecionar tais objetos, uma vez que os trabalhos tendem a ser mais simplistas e, por isso, dispensam cenógrafos. No entanto, esses profissionais da moda não vão produzir os objetos de cena, mas devem encontrar cenógrafos e empresas especializadas que o façam com a qualidade, prazo, preço e estéticas adequadas as necessidades do projeto.

Em função da efemeridade dos projetos de moda o comum é a locação de peças. Existem empresas especificas na praça, mas também há diversas outras saídas, como o aluguel de itens de antiquários e brechós (geralmente locam seus produtos por 10 a 20% do valor de venda), escolas de samba que vendem alguns artigos após os desfiles e empresas de decoração de festas e eventos que têm um portfólio bastante interessante para locação.

Figura 2 http://supermamy.mykmyk.pl/img/660/0/dziecko-19182089.jpg e http://www.zeberka.pl/img/el/995_3.jpg

Figura 3 http://imguol.com/2012/07/23/ex-bbb-monique-amin-posa-para-catalogo-de-moda-no-parana-2372012-1343060990437_1920x1080.jpg

Mas, talvez o maior leque de opções esteja escondido nos ferros-velhos, bazares de caridade e mercados de antiguidades. São centenas de opções que podem ganhar vida e um novo uso após uma simples limpeza ou demão de tinta. Já para os projetos mais criativos, no entanto, materializar uma ideia inédita esboçada num papel seja a única saída. Para isso é importante o contato de profissionais como artesãos, artistas plásticos, alegoristas, marceneiros, serralheiros e decoradores de festas infantis que possam materializar sonhos.

Existe um grupo dentro do Facebook chamado Cenografia Brasil, no qual há uma enorme troca de informações de prestadores de serviços, empresas e profissionais pedindo diversos tipos de ajuda. Faça parte, expanda seus horizontes e comece logo seu projeto de valorização da marca por meio dos objetos de cena.

 

Saiba mais:

Profissionais que atuam na moda: da produção à divulgação
Ronaldo Fraga e o diálogo entre roupas, memórias e croquis
Dzi Croquettes: inspiração e irreverência no Brasil há 40 anos

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

Listras de tinta com cores do círculo cromático

16/11/2020

O que é círculo cromático e como combinar cores na moda

Escrito por Audaces

13/11/2020

FAQ Audaces ConnectiON Brasil 2020 – 3ª edição

Escrito por Audaces

Como fazer croqui de moda no computador, sem moldes

11/11/2020

Como fazer croqui de moda sem molde e direto no computador

Escrito por Audaces