Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa
como-fazer-moldes-de-roupa

13/07/2017

Como fazer moldes de roupa com o auxílio do computador

O uso da tecnologia facilita em muito a modelagem de roupas. Não é por acaso que grande parte das empresas que atuam na indústria têxtil e de vestuário de Santa Catarina já adotaram os sistema CAD – 69% das companhias utilizam esta tecnologia em 2011 segundo estudo da doutora em Design Icléia Silveira e do mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento e doutorando em Design Giorgio Gilwan da Silva. Por isso aumenta a cada ano o interesse dos profissionais em saber como fazer moldes de roupa utilizando a tecnologia a seu favor.

De acordo com o trabalho de Icléia Silveira e de Giorgio Gilwan da Silva, a adoção da tecnologia pelas empresas em Santa Catarina é mais intensa conforme aumenta o porte da companhia. Assim, 100% das empresas de grande porte utilizam os sistemas CAD, com este percentual variando entre 80% e 100% nas empresas de médio porte. Entre as pequenas empresas a utilização varia conforme a região onde a empresa está instalada.

Estes números, que certamente cresceram desde que a pesquisa foi feita – em 2011 – mostram a importância do profissional da área estar cada vez mais alinhado com as tecnologias que trazem economia e competitividade para o setor. Visualizando a modelagem no sistema CAD é possível realizar uma série de modificações para aperfeiçoar o modelo.

Entre as possibilidades de ajustes no sistema CAD no processo de como fazer moldes de roupa estão a definição do sentido do fio; os valores de costura; a introdução de piques; a definição do contorno da peça; a possibilidade de modificar as curvas do molde; a definição da simetria e da rotação; modificar o declive de uma linha; verificar e medir os moldes para obter o melhor encaixe deles nos tecidos.

Modelagem facilitada

Para fazer moldes de roupa usando o computador é possível trabalhar com as opções dos modelos em duas dimensões ou em três dimensões. Há soluções no mercado como as criadas pela Audaces que facilitam a modelagem em qualquer um destes formatos.

Com o Audaces Moldes, por exemplo, é possível definir o processo da costura de maneira muito simples, assim como fazer a graduação do molde conforme os tamanhos que forem selecionados para a nova coleção. No momento de fazer o corte do molde, a ferramenta abre um leque de possibilidades, deixando a critério do profissional escolher a linha para o corte e a direção em que ele será feito, entre outras possibilidades.

Uma outra vantagem do Audaces Moldes é que ele apresenta uma ferramenta com diversas variantes de uma modelagem base. Assim, é possível cadastrar em um mesmo tipo de peças algumas variações sobre ela sem ter que criar diversos arquivos diferentes, o que facilita e agiliza todo o processo de como fazer moldes de roupa.

As novas tecnologias utilizadas na moda permitem que os modelistas criem diretamente no computador ou utilizam escaneres para inserir os moldes que fazem parte do histórico da empresa e possam trabalhar a partir deles como base para novos modelos.

Além dos aplicativos que trabalham com moldes em 2D e 3D, a Audaces inovou em 2016 lançando o Audaces Idea 4D. O novo sistema permite que o estilista desenhe roupas diretamente em um manequim digital tridimensional que, na sequência, serão materializadas em uma impressora 3D.

ebook-design-audaces

4 respostas para “Como fazer moldes de roupa com o auxílio do computador”

  1. Marcus Tufani Barion disse:

    Tenho uma empresa de Uniformes escolares e Profissionais no Rio de Janeiro e ainda não trabalho ainda com moldes digitais. Gostaria de mais informações sobre esse processo, as vantagens e desvantagens, o que é necessário para essa transição?

    • Audaces disse:

      Olá, Marcus

      Poderia informar telefone e área de atuação para os nosso especialistas entrarem em contato? Assim podemos te ajudar a esclarecer melhor o processo

  2. Cilene disse:

    Estou iniciando a fabricação de peças infantis. Pijamas em malhas em poliester com ribana de algodão preciso fazer moldelagem de 1 ano ate os 14.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

Novembro Azul

30/11/2020

Novembro Azul: A cor da moda para os homens

Escrito por Audaces

produto-de-moda-desenvolvimento-industria-4.0-audaces

24/11/2020

Como aperfeiçoar o produto de moda com tecnologias da Indústria 4.0

Escrito por Audaces

indústria têxtil

24/11/2020

Indústria têxtil: matérias-primas podem ser naturais e químicas?

Escrito por Audaces