Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

18/02/2016

Como era a moda antes da moda?

Por Lucía Andrea
Designer e empresária de moda

 

 

Alguém já parou para pensar como quando foi que a moda começou? Como era a moda antes da moda? Quando foi que os seres humanos resolveram se vestir? Talvez tenha sido lá na pré-história, quando os antepassados primatas perderam os pêlos corporais e, com essa perda, veio a necessidade de proteção e de abrigo. Desde a época das cavernas, até a atualidade parece que o homem veio ao mundo para se vestir.

Mandíbula, para quê te quero

Antes da moda, o homem da pré-história percebeu a necessidade de se cobrir, tinha a seu dispor as peles dos animais que caçava. A primeira vista, parece simples: caçar, tirar a pele, lavá-la e vestir. No entanto, não funciona bem assim. A pele, uma vez seca, torna-se rígida, limitando os movimentos de quem a utiliza. Além do mais, essa pele ficava com o formato do animal a quem pertenceu, não necessariamente se moldando ao corpo humano.

 

Diante dessas dificuldades, os humanos descobriram que mastigando as peles dos animais que caçavam, estas se tornavam macias. Mulheres esquimós até hoje utilizam essa técnica. Haja mandíbulas! Diga-se de passagem, os trajes utilizados hoje pelos esquimós são bem semelhantes aqueles usados durante a pré-história.

 


 Esquimós. Fonte: efans.wikispaces.com

 

Cascas de árvores

Descobriu-se também que óleos e gorduras extraídas dos animais conseguiam deixar as peles macias por algum tempo, mas estas não podiam chegar a secar. Antes da moda, desenvolverem o  curtimento, quando, em plena pré-história, o homem observou que as cascas de algumas árvores poderiam auxiliá-lo a tornar as peles dos animais permanentemente maleáveis e impermeáveis. Hoje sabemos que as cascas de algumas espécies de árvore contêm ácido tânico (matéria-prima do tanino), substância usada para curtir couro.

 

Finalmente, a agulha

O próximo passo importante na história do vestuário foi a invenção da agulha de mão. Uma invenção talvez tão importante quanto a roda ou a descoberta do fogo. As primeiras agulhas eram feitas de marfim de mamute, ossos de rena e presas de leão-marinho. Há evidências de agulhas de 40 mil anos de antiguidade.
 Agulha feita de ossos. Fonte: combatespelahistoria.files.wordpress.com

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

Novembro Azul

30/11/2020

Novembro Azul: A cor da moda para os homens

Escrito por Audaces

produto-de-moda-desenvolvimento-industria-4.0-audaces

24/11/2020

Como aperfeiçoar o produto de moda com tecnologias da Indústria 4.0

Escrito por Audaces

indústria têxtil

24/11/2020

Indústria têxtil: matérias-primas podem ser naturais e químicas?

Escrito por Audaces