Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

16/05/2016

Como Desenhar Bolso Chapado no Audaces Moldes

Por Thais Beloso

Estilista e modelista autônoma (moda feminina casual e moda pet)

 

Você sabe como desenhar bolso chapado? O bolso chapado é muito utilizado nas calças jeans e camisaria, tanto feminina quanto masculina. Possui diversos modelos e uma imensa variação de bordados e apliques sobre ele, muitas vezes é utilizado mais como um adorno na peça do que para guardar pequenos objetos. E a sua praticidade e facilidade para ser modelado e costurado, o torna corriqueiro na indústria.

Exemplo de modelos de bolsos (desenvolvido pela autora).

 

Veja como desenhar bolso chapado – e seu gabarito – no sistema Audaces Moldes é muito simples (gabarito: molde mais firme do bolso sem as margens de costura, utilizado para vincar o bolso em seu formato final, facilitando a sua costura).

 

O primeiro passo para realizar o seu desenho é determinar o modelo do bolso e o seu tamanho, ou seja, o seu formato, largura e profundidade que terá depois de costurado.

Exemplo de modelo que desenvolveremos e suas medidas

 

Como podemos observar na imagem2, o nosso bolso é quadrado e possui as suas extremidades inferiores chanfradas. Para desenharmos este tipo de bolso utilizaremos 3 ferramentas do sistema. A primeira é a chamada Retângulo, localizada na aba Construção, no qual iremos desenhar um quadrado com as seguintes medidas:

Coordenadas para criar o quadrado. Observe que a opção “Criar modelagem” deve estar habilitada.

 

Após a criação do retângulo iremos utilizar a segunda ferramenta, chamada Arredondar ou Chanfrar, localizada na aba Manipulação. Esta ferramenta possibilita desenhar o acabamento que o bolso terá, ou seja, realizar chanfrados nos cantos dos bolsos ou arredondar o seu acabamento. Para isso, basta selecionar no campo modo o que se deseja realizar e inserir as medidas para obter o resultado final. Percebe como desenhar bolso chapado pode ser fácil-fácil?

Após selecionar a ferramenta Arredondar ou Chanfrar, selecione o modo Chanfrar, insira as medidas 1 e 2, ambas com 3cm, e confirme a ação selecionando os cantos que se deseja chanfrar.

 

Ao confirmar o chanfrado sobre os dois cantos do bolso, já teremos pronto o gabarito do bolso. Para obtermos o bolso para corte é necessário realizar uma cópia do gabarito desenhado e utilizarmos a última ferramenta, a Costura, onde iremos inserir ao redor de todo o bolso a margem de costura necessária para a aplicação e montagem dele sobre a peça. A ferramenta Costura fica localizada na aba Produção. Para inserir a margem de costura basta digitar em centímetros a medida dela e confirmar ao longo do molde onde se deseja aplicá-la.

 

Inserido a margem de costura sobre o contorno do molde.

 

Com isso, nossa modelagem está completa. Agora basta alterar os nomes dos moldes, inserir o tecido que o bolso será cortado e salvar a modelagem. Não é difícil entender como desenhar bolso chapado, não é mesmo? Baixe o e-book grátis da Audaces e aprenda mais sobre modelagem no computador! Clique agora para baixar de graça.

Modelagem concluída.

 

Leia também:

Videoaula: aprenda a fazer graduação irregular no Audaces Moldes

Desenho técnico do vestuário

Aprenda como ajustar o gancho da frente no Audaces Moldes

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

o lado certo do tecido

21/01/2021

Como reconhecer o lado certo do tecido: aprenda a distingui-lo

Escrito por Audaces

Como ajustar o gancho da calça no Audaces Moldes

12/01/2021

Como ajustar o gancho da calça no Audaces Moldes

Escrito por Audaces

como-fazer-moldes-de-roupa

17/12/2020

Como fazer moldes de roupa com precisão e rapidez, pelo computador

Escrito por Audaces

modelagem digital audaces

05/01/2021

Como é feita a modelagem digital com a multissolução Audaces 360

Escrito por Audaces