Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

14/08/2015

Como aplicar temas e tendências na criação de uma coleção

Por Greice Verrone
Designer de Moda

Aplicar temas e tendências na criação de uma coleção nem sempre é uma tarefa bem compreendida por alguns profissionais. Muitos deles confundem os conceitos de tendências e tema.

As tendências são obtidas por meio de pesquisa de consumo, análise de valores sociais, de desejos particulares dos consumidores e de criações inovadoras de estilistas. São previsões de consumo quanto ao uso de fit, cores, tecidos, estampas, manualidades, acessórios, aviamentos, bordados, tingimentos, franjas e materiais.

Já o tema representa o conceito da coleção, na qual o designer comunica sua proposta. O tema pode ser um lugar, uma pessoa, um acontecimento histórico, um livro, uma obra de arte, enfim, só depende da sensibilidade do designer transformar esse elemento inspirador em uma proposta de moda.

Para entendermos melhor como aplicar temas e tendências na criação de uma coleção, vale citar um caso prático, não é mesmo? Um exemplo de como extrair de um tema inspirações para uma coleção é o processo criativo de uma das coleções da Osklen apresentada no Brasil e em Nova Iorque. Nessa coleção, o diretor criativo da marca, Oskar Metsavaht, definiu como tema o Instituto Inhotim, que é a sede de um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do Brasil e considerado o maior centro de arte ao ar livre da América Latina.

Após consolidado o tema Oskar fez um mergulho na arte, na arquitetura e na natureza do Instituto Inhotim, em Minas Gerais. Durante um curto período, Inhotim virou o ateliê do estilista e de sua equipe de 24 pessoas. O grupo instalou um espaço dentro do instituto para desenvolver as estampas de florais botânicos, insetos e listras das peças.

 

Na coleção apresentada a seguir vemos uma moda contemporânea, preocupada com a sustentabilidade, mostrando a relação do homem com a natureza. Vemos também tecidos fluídos, transparências, sobreposições, bordados, calças de cintura alta, que são as tendências aplicadas sobre o tema.

Leia mais:
A importância da pesquisa, da inspiração e da criatividade no mercado competitivo da moda
Previsão de tendências de moda com o Google: um novo percurso
Bureaux de estilo, uma plataforma de criação de moda

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

Novembro Azul

30/11/2020

Novembro Azul: A cor da moda para os homens

Escrito por Audaces

produto-de-moda-desenvolvimento-industria-4.0-audaces

24/11/2020

Como aperfeiçoar o produto de moda com tecnologias da Indústria 4.0

Escrito por Audaces

indústria têxtil

24/11/2020

Indústria têxtil: matérias-primas podem ser naturais e químicas?

Escrito por Audaces