Quais são os impactos que a tecnologia aplicada na moda traz para a indústria têxtil?10 min read

Sumário:

Resumo:

  • A tecnologia traz grandes impactos para quem acompanha o mundo da moda. As diferenças começam dentro das confecções e vão até as entregas;
  • Além da economia de recursos e tempo, existem novidades tecnológicas que aproximam e fidelizam os clientes do negócio de moda;
  • Softwares inteligentes podem ser o ponta pé para para uma produção com mais agilidade e otimização na criação da sua coleção. Faça o teste grátis da multissolução Audaces360 agora!

Quer economizar tempo? Dê play e ouça nosso conteúdo agora!

Moda e tecnologia, será que dá match? A resposta é: sim!

Mudanças na indústria vêm através da tecnologia aplicada na moda, desde desfiles realizados em ambientes virtuais até avatares realistas para prova de roupas.

A forma tradicional que, muitas vezes, pode gerar orçamentos e gastos de tempo maiores, vem sendo substituído pela inovação tecnológica, já de olho no futuro.

Se você deseja entender mais sobre como a tecnologia vem mudando a indústria da moda, continue lendo os próximos tópicos. Aproveite a leitura e veja como esse cenário já é uma realidade.

O futuro é agora!

O que é tecnologia aplicada na moda?

Quando falamos em tecnologia aplicada na moda, podem surgir algumas ideias pré-concebidas. Talvez as pessoas imaginem roupas prateadas, remetendo a desconhecidos seres de outros planetas, ou que as cores das peças mudem conforme a temperatura corporal.

Mas, nao é nada disso! Na verdade, o objetivo aqui é falar sobre como a tecnologia pode trazer benefícios às peças e à confecção. Esses benefícios vão desde a criação até o estabelecimento de processos mais sustentáveis.

Além de facilitar e trazer mais agilidade para as entregas, a tecnologia pode gerar experiências em realidade aumentada, desfiles no metaverso e roupas digitais.

As peças construídas a partir de um ambiente virtual visam facilitar o dia a dia dos consumidores e serem multifuncionais, caminhando junto à moda com propósito.

Leia mais: Entenda o que é moda com propósito e como pode mudar o rumo da sua empresa

audaces sofia

Impactos da tecnologia na produção têxtil

Impactos da tecnologia na produção têxtil 
Prototype of the new collection

Para quem procura agilidade, otimização de tempo e recursos, ter a tecnologia como aliada traz uma série de vantagens para todas as áreas da produção têxtil.

A tecnologia aplicada na moda influencia desde a criação até a venda e distribuição de uma coleção, fazendo com que seus produtos recebam destaque no PDV.

Confira alguns impactos positivos que sua empresa pode notar ao inserir a tecnologia na sua rotina:

Processos operacionais

Fichas técnicas, cálculo de pré-custo, modelagem e prototipagem podem ser feitos de forma virtual.

Os processos operacionais são muito mais fáceis e rápidos quando usam a tecnologia a seu favor. Além de a comunicação entre os setores ficar mais alinhada e organizada, todo o processo fica arquivado e, se for preciso buscar algo, todos os responsáveis saberão onde encontrar.

Leia mais: Descubra tudo o que você precisa saber sobre moda 3D

Produtividade

O crescimento da produtividade de uma confecção está ligado diretamente ao seu faturamento. Assim, aumentando um, o outro tende a se elevar também.

Quem deseja expandir esses dois fatores, deve investir em ferramentas tecnológicas que garantam bons processos de criação, desenvolvimento e produção, entregando os resultados esperados.

Quando sua empresa tem processos alinhados e organizados, com a ajuda da tecnologia, sua equipe tem mais tempo para focar no que realmente importa.

Leia mais: 5 dicas para conseguir aumentar produção e produtividade na moda

Sustentabilidade

Segundo Bruna Lozano, cerca de 170 toneladas de resíduos têxteis são descartadas anualmente, um ano após as compras.

A tecnologia aplicada na moda faz com que tecidos, moldes e peças inteiras sejam virtuais em primeiro momento dentro das confecções. Isso faz com que o processo seja muito mais sustentável.

Os responsáveis podem fazer toda a criação de forma online, além de aprovações e testes. Isso reduz significativamente os desperdícios dentro da indústria.

Competitividade

Além de manter seus lançamentos de coleções atualizados, as empresas que desejam se tornar competitivas no mercado devem procurar tecnologias que facilitem e agilizem a cadeia produtiva.

Rentabilidade

Além da otimização de tempo, que garante bons resultados, a tecnologia pode também otimizar recursos, trazendo maior lucratividade. Isso porque, ao fazer as atividades de maneira online, são economizados tecidos, papéis e demais artifícios.

Principais inovações tecnológicas aplicadas à moda

Principais inovações tecnológicas aplicadas à moda

A tecnologia traz ainda mais valor às peças – não só pelo financeiro, mas pela qualidade do produto.

Além da beleza, a moda pode agregar funcionalidade. A tecnologia aplicada na moda garante materiais que potencializem e tragam benefícios para quem os usa.

Roupas virtuais

As roupas virtuais são aquelas exclusivas e que existem apenas virtualmente.

Com o passar do tempo, elas deixaram de ser apenas peças apenas para desenvolvimento de jogos e efeitos visuais de cinema. Hoje, têm novas propostas, e o metaverso é um bom exemplo. Agora, os estilistas criam roupas para avatares, que podem ser vendidas como NFTs ou filtros em fotos.

Leia mais: O que é roupa virtual e como impacta a indústria da moda?

Tecidos tecnológicos

A tecnologia conseguiu produzir tecidos tecnológicos a partir de fibras sintéticas. Esses tecidos trazem mais conforto, segurança e inovação para as peças.

Confira as propriedades que esses tecidos têm:

Anti-UV

A luz solar é importante para garantir o bem-estar humano, fortalecendo os ossos e ajudando na produção de vitamina D. Porém, quando em excesso, pode causar câncer de pele.

Tecnologia criada por australianos, país com alto índice de pessoas com a doença, o tecido anti-UV é usado por atletas, mas se popularizou e ganhou também a população.

Esse tecido tecnológico protege a pele contra raios ultravioletas, podendo chegar até a FPU 50+. Além disso, as peças feitas com o tecido passam por um banho químico aquoso – que não traz danos à saúde – para reforçar os níveis de proteção.

No entanto, é importante destacar que nem todos os tecidos precisam passar por esse processo. Em alguns casos, a própria estrutura do tecido gera a proteção.

Esses tecidos funcionam da seguinte forma: eles refletem os raios ultravioletas, impedindo a absorção da pele ao se expor ao sol. Quem veste peças com esse tipo de proteção, não precisa esperar antes de sair ao sol: vestir a roupa anti-UV já é o suficiente.

Antichamas

Um tecido que não pega fogo? Sim, isso já existe – e graças a tecnologia!

O tecido antichamas previne a combustão e evita que o fogo se espalhe. Assim como o tecido anti-UV, ele é fabricado em um processo químico.

Além disso, o tecido antichamas tem acabamento leve e discreto, podendo ser usado em diversos tipos de materiais. É usado principalmente em uniformes de profissionais que trabalham com situações de fogo ou elétrico.

Antibacteriano

Um tecido com a capacidade de evitar a proliferação de bactérias e fungos e eliminar odores, além de garantir a higiene, o conforto e o frescor.

Ele pode ser feito de fibra sintética ou natural. Assim, os ativos são introduzidos para deixar o tecido com essas características.

Algumas peças usam esse tipo de tecido mais comumente, como aqueles que retém umidade, como peças esportivas, underwear e de moda praia.

Impermeável

O tecido impermeável é aquele que impede a água de atravessar as suas fibras, evitando que surjam manchas e fazendo com que as cores vivas durem mais tempo.

Esse tipo de tecido é feito com fibras especiais de algodão e poliéster. Elas criam uma espécie de resina, que é mais resistente e bloqueia líquidos.

Apesar disso, o tecido não fica plastificado. Ele é macio e quem o usa tem mais liberdade de movimento.

Impressão 3D

Uma tecnologia que vem conquistando cada vez mais espaço na área da moda é a impressão 3D. Ela torna a fabricação das peças mais rápida, simples e barata.

As peças podem ser personalizadas, se adaptando ao estilo e biótipo de quem as usa.

Tecnologia nas lavagens

Para obter a cor desejada em peças de moda, é necessário que elas passem por lavagens, as quais utilizam água e metais pesados, como permanganato de potássio, cromo, mercúrio, cádmio, chumbo, cobre e manganês.

Esses tipos de resíduos tóxicos, após ter contato com a água, a deixa com poucas chances de ser reutilizada. Além disso, eles têm alta chance de contato com rios e oceanos e acumulam toxicidade pelas margens que passam, contaminando também o solo.

A tecnologia ajuda a indústria têxtil a trazer lavagens em suas peças com menor índice de poluição.

Pesquisas descobriram que uma substância descartada pela indústria alimentícia, a quitosana – encontrada no exoesqueleto de crustáceos -, melhora a absorção e a fixação da cor índigo no jeans. Esse processo dispensa as várias etapas de lavagens feitas para que o tecido obtenha a cor desejada.

Algumas empresas já trabalham com tecnologias que utilizam luzes de raio laser para imitar, mesmo que digitalmente, tipos de efeitos de lavagem. Assim, elas saem de um processo que envolve água para outro do tipo seco.

Falando nisso, existem também processos de lavagem a seco que utilizam força eólica. Essa tecnologia utiliza o ar da atmosfera e o transforma em ozônio, liberando partículas que atuam no tecido e retirando o excesso de tinta.

Leia mais: Entenda como funciona a moda digital e quais as vantagens para a confecção

Como a tecnologia da Audaces se aplica na produção da sua empresa têxtil?

Como a tecnologia da Audaces se aplica na produção da sua empresa têxtil? 

A tecnologia aplicada na moda pode trazer grandes benefícios para as empresas da indústria têxtil. Além da economia de recursos, tempo e novidades que aproximam os clientes, os softwares também podem ajudar a trazer agilidade para diversos processos dentro da confecção.

Seja nas lavagens ou nos processos, podemos usar a tecnologia em toda a produção têxtil – e a Audaces pode te apoiar para que isso aconteça no seu negócio!

Contamos com soluções que trazem um conceito inovador, completo e que integra várias etapas da Criação à Produção para você ter os melhores resultados.

O Audace360 é uma plataforma assertiva e que supera desafios.

Com o Audaces360 você pode integrar todas as etapas criativas e produtivas da sua confecção, assim garantindo sucesso desde o inicio para a sua coleção.

Uma tecnologia completa, que traz resultados, porém com mais praticidade, garantindo mais otimização de tempo e agilidade nas entregas.

Quer ver tudo o que a Audaces pode fazer para aproximar sua empresa do futuro? Então, baixe gratuitamente nosso e-book agora mesmo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gostou deste artigo? Compartilhe

Buscando por algo?
Pesquisar

Mais Recentes

Homme olhando catálogo de roupas em notebook

Qual a importância de criar um catálogo de roupas online para o seu negócio?

O e-commerce transformou a moda, destacando a importância do catálogo de roupas online para atender às demandas dos consumidores. Saiba como!
mulher costurando em facção de roupas

O que é uma facção de roupas e por que investir nesse modelo de negócio

A facção de roupas impulsiona a eficiência das marcas de moda, transformando designs em produtos prontos para o mercado. Descubra como!
Fornecedor de roupas separando peças

5 passos para encontrar o melhor fornecedor de roupas para sua empresa

Moda demanda qualidade e variedade. Ter um bom fornecedor de roupas, impulsionando a cadeia produtiva. Leia e entenda!

Tire suas dúvidas e saiba como ter a sua confecção de moda própria

6 cursos de modelagem que vão ajudar a melhorar seu desempenho

Confira a tabela de composição dos tecidos e conheça os mais utilizados

Conheça a multissolução Audaces360 e otimize a sua produção desde já!

Entenda o cenário atual e como se manter competitivo no mercado da moda

sobre o autor
Audaces
sobre o autor
Audaces

Artigos relacionados

Homme olhando catálogo de roupas em notebook

Qual a importância de criar um catálogo de roupas online para o seu negócio?

O e-commerce transformou a moda, destacando a importância do catálogo de roupas online para atender às demandas dos consumidores. Saiba como!
mulher costurando em facção de roupas

O que é uma facção de roupas e por que investir nesse modelo de negócio

A facção de roupas impulsiona a eficiência das marcas de moda, transformando designs em produtos prontos para o mercado. Descubra como!
Fornecedor de roupas separando peças

5 passos para encontrar o melhor fornecedor de roupas para sua empresa

Moda demanda qualidade e variedade. Ter um bom fornecedor de roupas, impulsionando a cadeia produtiva. Leia e entenda!