4 dicas sobre como fazer catálogo de produtos de moda10 min read

Sumário:

Resumo:

  • Um catálogo de produtos traz a essência e faz a apresentação da sua coleção para os clientes;
  • Se você tem dúvidas de como fazer catálogo de produtos, separamos algumas dicas infalíveis neste blogpost para ajudar no lançamento da sua confecção;
  • Crie sua próxima coleção de moda no Audaces Fashion Studio de maneira fácil e prática. Faça o teste grátis da multissolução Audaces360 agora!
Trial Audaces360 7 Dias

Saber como fazer um catálogo de produtos de moda é fundamental para criar desejo de consumo no público-alvo da sua confecção. Nele, terá o que você vende, valores, tamanhos e outras especificações importantes para a escolha do consumidor.

Se você deseja aprender como fazer catálogo de produtos, continue a leitura que vamos te mostrar um passo a passo prático, além de te ajudar a escolher qual é o melhor tipo para a sua marca.

Tenha uma ótima leitura!

O que é e como funciona um catálogo de produtos?

Qual é a importância de fazer um catálogo de produtos?

O catálogo de produtos pode servir como uma vitrine dos produtos do seu negócio de moda, seja ela de forma impressa ou virtual.

Esse é o documento no qual você estrutura, categoriza e reúne todas as informações sobre os itens comercializados de uma só vez. Inclusive, é através dele que muitos clientes podem chegar até você!

Assim, você tem o contato direto apenas para tirar dúvidas e efetuar pedidos, dando autonomia ao cliente para decidir no seu tempo.

Leia mais: Saiba quais os processos envolvidos na criação de uma coleção de moda

Qual é a diferença entre catálogo físico e digital?

Existem tipos de catálogos de produtos que trazem informações distintas e com objetivos diversos.

Hoje, vamos falar sobre o catálogo físico e o digital, entendendo as diferenças entre eles e as vantagens e desvantagens de cada tipo. Confira:

Catálogo físico

O catálogo físico é aquele que o responsável por sua empresa, ou o revendedor, leva ou envia para seus clientes de forma impressa.

Nele, estão disponíveis todas as informações sobre as peças, valores, referências e imagens de frente e verso dos produtos à venda.

Com o catálogo físico, os comerciantes podem observar melhor cada uma das páginas em mãos e fazer anotações.

Um ponto negativo deste tipo de catálogo é a necessidade de envio e impressão, que são processos custosos para a empresa, além de tornar mais difícil a realização de alterações no documento.

Catálogo digital

O catálogo digital é aquele com formato de imagem, PDF ou até mesmo loja online. Ele pode ser consultado por meio de um computador, tablet e/ou celular.

Para que o cliente acesse o catálogo virtual, basta enviar o link ou a imagem do documento e, assim, ele poderá consultar e escolher os produtos que deseja.

Entre as vantagens do catálogo online, está o fato de que ele é mais acessível e prático, pois com apenas um clique é possível enviar para qualquer pessoa, em qualquer local do mundo. Além de ser sustentável e trazer menos custos para a empresa, pois não utiliza recursos como papel e impressão.

Inclusive, ele otimiza esforços, podendo fazer alterações instantâneas no produto depois de pronto.

Algumas pessoas ainda são sinestésicas e preferem ver o catálogo em mãos para fazer anotações no papel, mas isso varia de pessoa para pessoa.

O que é necessário para criar um catálogo de produtos de moda?

Você já sabe que ter um catálogo de produtos é essencial para o seu negócio, mas entende o que é preciso para criar um também?

Em primeiro lugar, ele deve ser bem estruturado e mostrar com clareza o que sua empresa vende.

O processo de criação pode ser um pouco demorado e contar com várias etapas, já que precisa de imagens, descrições, tabela de medidas e valores das peças, por exemplo.

Você deve começar seu catálogo decidindo quais produtos farão parte dele. Estes produtos devem ser os que estarão à venda com bom volume de estoque.

Além dessas, ainda há outras atividades a serem feitas quando se está montando um catálogo de produtos. Entre elas, podemos citar:

1. Qualidade das fotos e descrições

Ter boas fotos e boa descrição fará toda a diferença quando o público analisar as peças do seu catálogo. Lembre-se que é a partir dele que a escolha da compra será realizada, então todos os elementos devem estar em harmonia.

As fotos e os textos devem chamar a atenção e incentivar o consumidor a efetuar a compra. Por isso, invista na qualidade de execução do seu catálogo.

2. Valores e condições de pagamento

Os valores e condições de pagamento devem estar explícitos no arquivo.

Cada peça tem uma condição de pagamento diferente? Informe! Tudo deve estar bem explicado para que não haja problemas na hora de fechar a compra.

Caso tenha produtos com valores menores, promoções ou preços especiais para atacado, é importante deixar essas informações em destaque.

3. Design gráfico

Além de contar com boas fotos e descrições, invista em um bom design gráfico, pois ele fará toda a diferença na experiência do seu público com o material criado.

O layout do seu catálogo deve estar de acordo com a identidade visual da sua empresa, mas também com a coleção que ela vende no momento. Tudo deve estar alinhado, desde as imagens até as cores e fontes usadas.

4. Impressão do catálogo

Se seu catálogo for impresso, conheça previamente as folhas da impressão e escolha os produtos que melhor se encaixam no material que você vai oferecer.

É essencial que você esteja atento à qualidade de todos esses pontos para que o desempenho do catálogo seja o melhor possível.

Dicas para montar um bom catálogo de produtos de moda

O que é necessário para criar um catálogo de produtos de moda?

Chegou até aqui e viu que precisa aprender mais sobre como fazer um catálogo de produtos para surpreender seus clientes? Descubra a seguir as principais dicas para colocar em ação:

1. Divida os produtos por categoria

Cada estilo de produto deve estar separado por categoria, tornando mais agradável a busca por um tipo específico de peça.

Os produtos devem estar em uma sequência lógica de vestimenta. Um exemplo é vir primeiro as regatas, depois as camisetas, em terceiro os shorts e assim por diante.

2. Invista em imagens de qualidade

O seu catálogo deve ser criativo e atrair o público com imagens em alta qualidade.

Por isso, invista em fotos profissionais que entreguem um melhor resultado, pois uma imagem bem valorizada dos seus produtos faz toda a diferença ao final da compra.

Ao fazer uma compra por catálogo, seja ele físico ou virtual, o consumidor não terá contato prévio com as peças. Por este motivo, quanto melhor for a imagem, mais fiel será aos detalhes da peça. Assim, é mais fácil garantir que o produto escolhido é aquilo que o cliente realmente deseja.

3. Faça a descrição dos produtos com cuidado

Além das imagens, a descrição é outro meio de o cliente garantir que o produto é a escolha certa para ele. Ou seja, quando bem feita, ela pode garantir uma ótima taxa de conversão para o seu produto.

Ela deve ser breve. No entanto, faça descrições que destaquem os pontos positivos e diferenciais dos seus produtos. Use este texto de poucas linhas a favor do que sua empresa está oferecendo.

É importante deixar claro as características técnicas e os materiais usados, mas aproveite também para mostrar situações que as pessoas podem usar suas peças e os benefícios para o dia a dia. Isso ajuda a gerar identificação entre o consumidor e o produto.

4. Organize uma estratégia de distribuição

Assim como são feitas estratégias de lançamento de coleção, você deve ter uma para a distribuição do seu catálogo.

Ele será impresso ou online? Uma vez que você escolher o modelo, defina os próximos passos.

Se for impresso, você enviará junto com algum produto ou presente para o lojista? Já se for online, você enviará por PDF ou WhatsApp Business? Sobre esse último ponto, vamos detalhar mais adiante.

Tudo deve ser pensado para que o cliente tenha interesse pelo catálogo e, consequentemente, pelos produtos que ele apresenta. Até porque, assim como você, outras marcas também enviam esse tipo de material todos os dias.

Quanto mais criatividade e exclusividade ele tiver, mais atenção o público dará ao seu catálogo.

Leia mais: Conheça as principais dicas para um lançamento de coleção de sucesso

Onde montar um catálogo de produtos?

Existem algumas ferramentas que podem te auxiliar na montagem do seu catálogo. São elas:

  • Canva;
  • Adobe PDF;
  • Adobe Photoshop;
  • WhatsApp Business.

Além de desenvolver o material, você precisa saber em qual formato salvar, caso o envie online.

Catálogo em PDF

O catálogo em PDF deve ser criado em formato virtual, a partir de uma das ferramenta de edição de imagens que falamos acima.

Com ele, você protege seu material contra edições externas após compartilhado. Porém, com o arquivo de edição salvo em seu computador, se torna muito mais fácil realizar ajustes conforme necessário.

Catálogo via WhatsApp Business

Caso você não queira fazer um PDF ou imprimir seu catálogo, mas possui WhatsApp Business, pode aproveitar e utilizar a função de catálogo do próprio aplicativo.

Nele, é possível acrescentar produtos e valores ao seu perfil, facilitando a consulta e o pedido. O WhatsApp Business comporta o cadastro de até 500 itens.

Como o Audaces Isa ajuda na criação de um catálogo de moda?

O Audaces Isa é um gerenciador de coleção que foi desenvolvido com base nas equipes de Criação e Desenvolvimento de Produto.

Com ele, é possível gerenciar, controlar e organizar toda a parte técnica da coleção, assim como garantir a execução do cronograma e a tomada de decisões assertivas em tempo real.

Preparamos um e-book para você entender mais como a Audaces ajuda a trazer mais assertividade para sua campanha. Baixe gratuitamente:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gostou deste artigo? Compartilhe

Buscando por algo?
Pesquisar

Mais Recentes

Costura digital em software de moda

6 benefícios da costura digital para aplicar na sua confecção

A costura digital revoluciona a moda com tecnologia e eficiência na produção de vestuário. Descubra como agora!
como trabalhar com moda: mulheres em ambiente de trabalho fashion

Conheça as oportunidades de carreira na moda e saiba qual seguir

Criatividade, técnica e influência são essenciais para quem deseja saber como trabalhar com moda. Explore os bastidores deste universo!
Mulher crando desenhos rápidos de forma tecnológica

Por que fazer desenho rápido para suas coleções de moda?

Os desenhos rápidos de moda são essencial para inovação e eficiência na criação de coleções, adaptando-se às demandas do mercado. Saiba mais!

Tire suas dúvidas e saiba como ter a sua confecção de moda própria

6 cursos de modelagem que vão ajudar a melhorar seu desempenho

Confira a tabela de composição dos tecidos e conheça os mais utilizados

Conheça a multissolução Audaces360 e otimize a sua produção desde já!

Entenda o cenário atual e como se manter competitivo no mercado da moda

sobre o autor
Audaces
sobre o autor
Audaces

Artigos relacionados

Costura digital em software de moda

6 benefícios da costura digital para aplicar na sua confecção

A costura digital revoluciona a moda com tecnologia e eficiência na produção de vestuário. Descubra como agora!
como trabalhar com moda: mulheres em ambiente de trabalho fashion

Conheça as oportunidades de carreira na moda e saiba qual seguir

Criatividade, técnica e influência são essenciais para quem deseja saber como trabalhar com moda. Explore os bastidores deste universo!
Mulher crando desenhos rápidos de forma tecnológica

Por que fazer desenho rápido para suas coleções de moda?

Os desenhos rápidos de moda são essencial para inovação e eficiência na criação de coleções, adaptando-se às demandas do mercado. Saiba mais!