Saiba como encolher jeans é crucial para acabar com gargalos na produção9 min read

Sumário:

Resumo:

  • Ao aprender como encolher jeans, o profissional da área têxtil tem mais domínio sobre a sua modelagem, pois é um técnica básica e muito útil;
  • As peças de tecido denim vem com cartelas informativas para essa operação, mas não é preciso entendê-las, apenas saber localizar as informações – e isso as linhas/colunas ajudam a encontrar;
  • Não precisa encolher o seu bem-estar enquanto trabalha. O software Audaces Moldes facilita essa operação e economiza seu tempo para que possa se dedicar a outras áreas. Faça o teste grátis!

É comum, ao se planejar um modelo, imaginar um estilo específico. Mas às vezes, o tecido que queremos não está disponível no mercado. Ou, até mesmo, pode-se querer restaurar peças antigas. Por isso, saber como encolher jeans é importantíssimo para trabalhar na área.

Há diferentes tipos desse tecido, e cada um deles possui suas peculiaridades que impactam no resultado final. Por isso, usar as mesmas técnicas com todos os tecidos pode não dar muito certo. Além disso, pode ser um contratempo quando seu negócio não é um ateliê que faz cada peça à mão.

A tecnologia já permite que muitos dos processos sejam aplicados com apenas alguns cliques. E o profissional que souber usar as melhores ferramentas sai na frente no mercado. No final, quem encolhe é a concorrência.

Hoje, vamos ensinar como encolher jeans desde o início. Faça uma boa leitura!

Por que eu preciso saber como encolher jeans? Não é só cortar?

Leigos, novos profissionais ou quem não está acostumado com jeans podem ficar um pouco confusos com encolhimento de jeans. Afinal de contas, se a peça pede uma quantidade menor de tecido, não seria apenas o caso de cortar esse tecido? A resposta, usando uma lógica comum, é sim.

Mas a verdade é que o resultado não é o mesmo. Fazer o encolhimento do jeans interfere no ajuste do molde e na apresentação da peça, por exemplo. Ainda por cima, é uma técnica que ajuda a restaurar roupas antigas.

Logo, é esperado que o profissional que trabalha com tecidos saiba encolher jeans. Isso dará a ele maior domínio sobre as peças que tem à mão e ampliará suas possibilidades de criação e modelagem. Ainda mais se ele trabalhar com mais de uma qualidade de jeans diferente.

Diferenças entre jeans e denim

A diferença entre os termos jeans e denim é bastante óbvia para profissionais especializados. No caso de quem está fora dessa área, é possível que nem tenha ouvido falar do segundo termo. Mas se você quer começar a mexer com esses tecidos, é bom saber o que é cada um.

O denim surgiu pelo fim do século XVIII, durante a Revolução Francesa, e era roupa de marinheiro lá em Gênova, na Itália. A palavra vem do francês serge de Nîmes, traduzido como sarja de Nimes (cidade francesa). A primeira coleção lançada foi justamente para o uso desses trabalhadores italianos.

Acontece que a influência de outras línguas é algo comum na cultura humana. Assim, tanto o sotaque genovês e de outras culturas europeias “concordaram” que a palavra jeans soava melhor. E, naturalmente, esse se tornou o novo nome do tecido.

Quando Levi Strauss, empresário, descobriu o tecido que tinha tanto potencial, começou a criar modelos que influenciam o que usamos até hoje. Para assegurar que suas criações não fossem copiadas, ele patenteou a calça jeans. Isso é, não usou o termo denim.

Entre as diferenças mais notáveis entre o tecido original, o denim, e aquele que seria conhecido como jeans após modificações de Levi e alguns contemporâneos, está a cor. O uso do corante índigo, um azul bem forte, foi importante para dar identidade ao material.

6 critérios para escolher e moldar o jeans da maneira ideal

O tecido denim passou por muitas modificações durante a sua história. Com a democratização da indústria e comércio, as variedades O tecido denim passou por muitas modificações durante a sua história.

Com a democratização da indústria e do comércio, ainda mais variedades foram surgindo. Assim, existem ao menos 6 critérios que podem ser usados na escolha do seu jeans. Vamos conhecê-los?

1) Encolhimento

Encolhimento é uma propriedade do jeans. Ela não acontece só quando provocamos propositalmente para moldá-lo. Então, entender a capacidade de encolher do tecido após a lavagem é importante, nem que seja para avisar o cliente final.

2) Cor

O jeans é conhecido pelo índigo. Mas o denim pode receber vários corantes. Escolher pela cor é uma boa ideia, assim como pensar na qualidade e no tom da tinta. A lavagem pode deixar a peça desbotada e isso é um fator a ser avaliado.

3) Construção

A construção de tecidos denim tem variações de construção que podem ser tela, sarja 2×1, sarja 3×1, cetim e maquinetados. Cada construção irá da uma característica diferente para o aspecto e para o caimento do seu jeans. Por isso a construção do tecido deve fazer parte da sua escolha.

4) Largura

A largura útil é outro fator importante para melhor aproveitamento do tecido na etapa de encaixe e para que a sua escolha seja a correta para o modelo que você deseja. Assim, evita-se até desperdício de material.

5) Stretch

Essa é a capacidade do jeans se esticar. Acaba sendo um fator de resistência para a peça e a sua intenção com ela é importante aqui. Na parte da história do tecido, falamos que ela surgiu como roupa de marinheiros. Nesse contexto, seria importante uma calça forte e elástica, por exemplo.

6) Peso

Tecidos denim são comercializados pelo seu peso em OZ (onças), que variam de 4 oz a 15 oz. Com essa classificação determinamos se os tecidos são leves, médios ou pesados. Considere a classificação na sua escolha. Afinal de contas, isso interfere em pontos como caimento.

Confira a tabela de pesos:

Peso em onças (oz/ jd²)Peso em gramas(g/ m²)Classificação
05180Leve
06210Leve
07240Leve
08270Médio
09300Médio
10330Médio
11360Pesado
12390Pesado
13420Pesado
14450Pesado

Saiba como encolher jeans com tecnologia é mais fácil

É muito comum encontrar instruções de como encolher jeans com simples passos de lavar e secar em alta temperatura. Sim, isso faz sentido para consumidores ou até profissionais que trabalham em ateliês, que podem tratar peça a peça. Mas isso não é o que você busca, certo?

Na realidade do empreendedor que trabalha com roupas é mais comum ter que tratar mais de uma peça ao mesmo tempo. Além disso, quando se está modelando, mesmo que seja um teste único, é melhor ter mais precisão sobre o que está fazendo.

Dito isso, sim, máquinas de lavar roupa são tecnologia. Mas há soluções tecnológicas mais apropriadas para a modelagem. Entre elas, estão softwares como o Audaces Moldes que, ligado aos hardwares adequados, consegue:

  • Encolher e ajustar modelos de tecido;
  • Criar moldes e gradação direto do computador;
  • Definir o processo de costura de maneira muito simples, indicando direção e linha de corte;
  • Ampliar a planejar encaixes com precisão em poucos cliques;
  • E muito mais.

Encolher jeans com assertividade e rapidez é com Audaces Moldes

O teste grátis do Audace360, conjunto de soluções de tecnologia em moda da Audaces, mostra como nossas ferramentas são poderosas na prática. Mexer com esses sistemas é tão simples que vamos te mostrar, em poucos passos, como encolher jeans.

Essa operação precisa ser feita tendo em mãos a tabela de especificações de tecido recebida do seu fornecedor. Ela pode parecer complicada de se entender, pois são muitos dados, mas basta procurar as informações que serão pedidas pela plataforma.

Exemplo de tabela:

Ao abrir o Audaces Moldes, você precisará cumprir apenas 4 passos para encolher o seu jeans. Para ajudar você a entender essa operação, daremos um exemplo prático.

Nessa situação hipotética, vamos considerar que você quer encolher o tecido denim com elastano, no sentido horizontal (trama) do molde. Sendo assim:

  • Selecione a ferramenta Dimensionar;
  • Na cartela do fornecedor, encontre o encolhimento do tecido denim escolhido. Por exemplo: 5 % na largura (trama);
  • No Fator X = 1 (100% + 2% de encolhimento (urdume)= 102%), modifique o valor para 1.02 em Fator X;
  • No Fator Y = 1 (100% + 5% de encolhimento (trama)= 105%), modifique o valor para 1.05 em Fator Y;
  • Aplique o valor encontrado nos moldes que necessitam de encolhimento.

Audaces Moldes é a ferramenta perfeita para sua confecção

Com o Audaces Moldes, você não precisa mais se preocupar em ter que investir muito e ainda atrapalhar seus processos manuais com a integração de novas ferramentas.

Com ele, é possível ter total precisão na graduação e encaixe de moldes, aplicar piques e margens de costura com facilidade, calcular as alterações nos moldes usando como parâmetro os percentuais de encolhimento específicos de cada tipo de tecido e muito mais.

Conheça mais detalhes e aproveite as vantagens da modelagem digital:

FAQ

Qual a diferença entre jeans e denim?

O denim surgiu pelo fim do século XVIII, durante a Revolução Francesa, e era roupa de marinheiro lá em Gênova, na Itália. Mas tanto o sotaque genovês e de outras culturas europeias “concordaram” que a palavra jeans soava melhor. E, naturalmente, esse se tornou o novo nome do tecido.

Quais os critérios para escolher e moldar o jeans de forma ideal?

Encolhimento, cor, construção, largura, stretch e peso.

Por que eu preciso saber como encolher jeans?

Fazer o encolhimento do jeans interfere no ajuste do molde e na apresentação da peça, por exemplo. Ainda por cima, é uma técnica que ajuda a restaurar roupas antigas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gostou deste artigo? Compartilhe

Buscando por algo?
Pesquisar

Mais Recentes

como aumentar as vendas de uma loja: mulher fazendo compras em site de moda feminina

7 dicas de como aumentar as vendas de uma loja de roupas online

Estratégias inovadoras de como aumentar as vendas de uma loja e torná-la competitiva no mercado de moda. Descubra as dicas!
Peças de roupa organizadas em centro de distribuição de roupas

Como organizar um centro de distribuição de roupas?

A gestão eficiente de um centro de distribuição de roupas é crucial para garantir agilidade e qualidade no mercado da moda. Leia mais.
Costura digital em software de moda

6 benefícios da costura digital para aplicar na sua confecção

A costura digital revoluciona a moda com tecnologia e eficiência na produção de vestuário. Descubra como agora!

Tire suas dúvidas e saiba como ter a sua confecção de moda própria

6 cursos de modelagem que vão ajudar a melhorar seu desempenho

Confira a tabela de composição dos tecidos e conheça os mais utilizados

Conheça a multissolução Audaces360 e otimize a sua produção desde já!

Entenda o cenário atual e como se manter competitivo no mercado da moda

sobre o autor
Audaces
sobre o autor
Audaces

Artigos relacionados

como aumentar as vendas de uma loja: mulher fazendo compras em site de moda feminina

7 dicas de como aumentar as vendas de uma loja de roupas online

Estratégias inovadoras de como aumentar as vendas de uma loja e torná-la competitiva no mercado de moda. Descubra as dicas!
Peças de roupa organizadas em centro de distribuição de roupas

Como organizar um centro de distribuição de roupas?

A gestão eficiente de um centro de distribuição de roupas é crucial para garantir agilidade e qualidade no mercado da moda. Leia mais.
Costura digital em software de moda

6 benefícios da costura digital para aplicar na sua confecção

A costura digital revoluciona a moda com tecnologia e eficiência na produção de vestuário. Descubra como agora!