Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

04/09/2013

Biomimética aplicada na moda: a arte de imitar a natureza

2 min

Você sabe qual a importância da natureza para a criação de materiais, formas e texturas inovadoras no Design de Moda? Esta é a função da biomimética aplicada na moda. De acordo com a Wikipédia
“a biomimética é uma área da ciência que tem por objetivo o estudo das estruturas biológicas e das suas funções, procurando aprender com a Natureza, suas estratégias e soluções, e utilizar esse conhecimento em diferentes domínios da ciência. A designação desta recente e promissora área de estudo científico provém da combinação das palavras gregas bíos, que significa vida e mímesis que significa imitação. Dito de modo simples, a biomimética é a imitação da vida.”

 

A moda se inspira na natureza/ Reprodução

Desta forma, na área do design e especialmente do design de moda, a observação e estudo destes elementos da natureza para produzir tecidos, aviamentos, formas, dentre outras coisas associadas a um produto de moda, tem ganhado cada vez mais atenção.

O arquiteto e artista catalão Antoni Gaudí foi um grande utilizador da biomimética em seus projetos, se inspirando nas formas sinuosas das ondas, das colmeias de abelhas e até na coluna de vértebras de um fóssil.

Outro observador da biomimética foi o engenheiro suíço Georges de Mestral que, em 1941, observou sua calça cheia de uma planta chamada de “pega-pega” ou “carrapicho” após um passeio nos Alpes e a partir dos estudos desta planta criou o velcro.

Hoje, a tecnologia dos tecidos tem usado bastante a inspiração na natureza, sobretudo para trajes de alto desempenho como os dos atletas. Um notório exemplo são os trajes dos nadadores criados pela observação da pele dos tubarões, que chegaram a ser abolidos nas Olimpíadas. Mas a natureza não é referência apenas no desenvolvimento da tecnologia.

A biomimética aplicada na moda, principalmente na criação de formas, silhuetas e detalhes, faz com que o universo fashion se aproprie constantemente da natureza para se inspirar. A vida marinha, as aves, os esqueletos de animais, as cores e o comportamento dos animais são constantes fontes de inspiração para a criação.

 

 

 

Roupa inspirada no exoesqueleto de animais/ Reprodução

Portanto, além das fontes usuais de pesquisa, as quais estão os alunos e criadores acostumados, uma das fontes mais criativas e que mais auxiliam a criação, é a natureza. A biomimética aplicada na moda talvez seja a grande chave para a inovação neste setor.

Por Gabriela Maroja
Professora e Coordenadora da Graduação e Pós Graduação em Moda do Unipê/JP

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

circuito azul e roxo

14/01/2022

O que é Big Data e como ele colabora para a Indústria 4.0

Escrito por Audaces

rolos de tecidos em fábrica têxtil

10/01/2022

5 tendências para o segmento têxtil e a indústria da moda

Escrito por Audaces

produto-de-moda-desenvolvimento-industria-4.0-audaces

24/11/2020

Como aperfeiçoar o produto de moda com tecnologias da Indústria 4.0

Escrito por Audaces

moda-digital-multissolucao-audaces-360-audaces

04/12/2018

Como a multissolução Audaces 360 contribui para a moda digital

Escrito por Audaces

Indústria-4-0

17/01/2022

Indústria 4.0: tudo o que você precisa saber sobre o futuro da confecção

Escrito por Audaces

Inteligência Artificial

13/01/2022

IA e Moda: influência da Inteligência Artificial na Indústria Fashion

Escrito por Audaces