Audaces - We are the industry 4.0

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa
Parceria 2Rios

17/07/2021

Audaces e 2 Rios: conheça essa parceria de sucesso

Você ainda tem dúvidas se deve investir em tecnologia e automatizar a sua empresa? Então você tem que conhecer essa parceria de sucesso! Veja como a automação com a Audaces pode gerar crescimento!

Atualmente o mercado exige que, acima de tudo, as empresas invistam em tecnologia e automação como uma das principais e mais rápidas formas de crescimento econômico. Mesmo com tantas evidências, contudo, alguns empresários ainda têm dúvidas se o investimento pode trazer o retorno esperado. Em outras palavras, a pergunta é: vale a pena para a minha empresa? Sem dúvida, a pergunta é legítima.

Para respondê-la com propriedade a ajudar na tomada de decisão, lhe convidamos a conhecer a empresa brasileira 2Rios Lingerie. Acompanhe, neste case de sucesso, como a automação através das soluções Audaces pode significar uma verdadeira revolução no seu negócio de moda.

Lingerie 2Rios
2Rios Lingerie: Qualidade e conforto para a diversidade de corpos femininos.

A empresa 2Rios Lingerie

A empresa 2Rios atua no segmento de lingerie com foco no público feminino. Fundada em 1990, começou pequena, como muitas empresas: 4 funcionários, em um prédio alugado e muita força de vontade. Conforme relata Paulo Roberto Fagundes, proprietário e fundador da empresa, o diferencial da 2Rios desde o início foi trabalhar com afinco e prezar sempre por oferecer produtos com qualidade.

Hoje são 123 funcionários diretos e uma produção mensal de mais de 100 mil peças. A marca 2Rios está presente em todo o Brasil em mais de mil lojas multimarcas. Além disso exporta para mais de 20 países e busca cada vez mais presença online.

O destaque da empresa é criar lingerie confortável, bonita e elegante, para todos os tipos de corpos, em todos os momentos da vida da mulher.

Início do crescimento

Paulo Roberto Fagundes relata que o primeiro grande passo para o crescimento da empresa foi a automação ao adquirir o plotter Jet Lux em conjunto com o Audaces Moldes e Audaces Encaixes. Estas soluções permitiram que a empresa começasse a oferecer seus produtos em outros mercados, como magazines e lojas especializadas em lingerie. E isso aconteceu porque a empresa conseguiu baixar muito o custo por peça.

A automação, naquele momento, permitiu que a empresa saltasse de 20 a 30 mil peças para 50 mil peças por mês.

Através da implementação do Audaces Encaixes houve redução de tempo, mas, sobretudo, de matéria prima. Afinal, como todo proprietário de confecção sabe, a matéria prima é um dos itens mais caros no preço final do produto. E, portanto, um grande ralo de desperdício que dificilmente é controlado em processos manuais.

A relação custo benefício

Evidentemente, uma das maiores preocupações de quem deseja investir em automação e tecnologia na sua empresa é sobre o custo destas inovações. E é o próprio Paulo Roberto Fagundes, proprietário da empresa, quem oferece uma grande dica:

“Quando a gente adquiriu o plotter ficamos encantados com o resultado que trouxe para a gente. Inclusive, como a máquina foi financiada, o valor da parcela que nós pagávamos era menor que a economia que ela trazia para nós. Então a máquina, o plotter, na época, ele saiu de graça. Era muita vantagem ter adquirido. A gente só se arrependeu de não ter adquirido antes.”

Dessa forma, percebe-se que a grande questão aqui é pensar no valor e o impacto que a tecnologia trará para o seu negócio e não no preço pura e simplesmente.

Otimizando a mão de obra: Neocut Bravo em ação

Com o propósito de continuar sua trajetória de crescimento, a 2Rios decidiu investir na aquisição da máquina de corte Neocut Bravo em 2006.  Por consequência, a empresa conseguiu otimizar o trabalho dos funcionários.

Novamente podemos perceber o impacto da automação a través das soluções Audaces nas palavras de Paulo Roberto, proprietário e fundador da marca:

“Foi realmente um salto. Eu lembro muito da comparação que a gente fazia na época. Nós tínhamos três turnos na talhação. Eram três máquinas serra fita e as pessoas trabalhavam em hora extra, muitas vezes nos sábados, domingos, feriados, para conseguir vencer a produção. E quando a gente implantou a Neocut, a talhação automática, a gente reduziu para meio turno. Além disso a gente vendeu duas máquinas serra fita, ficou só com uma para talhar renda e alocamos essas pessoas em outros setores que precisavam. Assim conseguimos produzir em meio turno o dobro do que nós produzíamos em 3 turnos.”

Automação 2Rios
Máquina de corte Neocut em ação na 2Rios: agilidade, precisão e segurança.

Automação garantindo qualidade do corte

Paulo Roberto ainda afirma que os benefícios vão além da rapidez e agilidade, mas chegam, sobretudo, na qualidade do corte.

Quem trabalha em confecções com processos manuais sabe que é praticamente impossível manter a mesma qualidade do corte desde a peça de cima da laje até a peça de baixo. Afinal, mesmo uma mínima torcida na pilha de tecidos já representa um corte fora do risco.

Por consequência, esses “pequenos” problemas se transformam em grandes prejuízos. Ademais do desperdício com matéria prima, as peças mal cortadas têm que ser refeitas. Assim sendo, uma peça que deveria ser M acaba sendo refeita para o tamanho P. Neste processo de retrabalho é preciso considerar a manobra na produção para manter a qualidade, que envolve tempo e custos.

Pelo contrário, com a máquina de corte automatizada Neocut o corte é preciso, garantindo a qualidade do corte da primeira à última camada. E tudo isso, por certo, com o máximo de aproveitamento de matéria prima.

Como aponta Tamiris Kuhnen, gerente industrial da 2Rios, não se trata apenas de cortar mais rápido, mas a precisão do corte facilita a confecção. “Porque não tem erro. O que foi desenhado no molde sai na peça talhada. E as costureiras agradecem porque fica muito mais fácil de costurar.”

A gerente industrial enfatiza igualmente a questão da agilidade da Neocut favorecendo o cumprimento dos prazos de entrega:

“Hoje a gente entrega muito rápido. E esse é um dos destaques da 2Rios. Mas para que a gente tenha uma entrega rápida a gente precisa de um processo enxuto a ágil. E a máquina auxiliou muito o setor de corte para isso acontecer.”

automação com precisão nos cortes
Precisão nos cortes da primeira à última camada.

Tecnologia a favor da segurança e bem-estar

Outro aspecto importantíssimo a ser considerado na adoção da tecnologia diz respeito à segurança e bem-estar do operador.

A Neocut Bravo, por exemplo, interrompe o seu funcionamento assim que a área de trabalho é invadida. Por causa disso é considerada a máquina de corte mais segura do mundo! E, sem dúvida, a segurança do trabalho é um dos pontos mais importantes para garantir a qualidade da empresa como um todo.

A automação com as soluções Audaces veio para facilitar o trabalho, gerando além da segurança, bem-estar. Como aponta a gerente industrial da 2Rios, Tamiris Kuhnen:

 “Essa é a nossa visão de indústria 4.0. A gente quer automatizar sim, a gente quer melhorar, mas a gente quer para que seja facilitada a vida do colaborador e consequentemente a gente atenda cada vez melhor o nosso cliente.”

Audaces 360: Comunicação e gerenciamento

Atualmente a 2Rios conta com as automação das soluções Audaces desde a criação até a sala de corte. O Audaces 360, uma solução completa que integra da criação até a produção, é a plataforma que auxilia na comunicação e gerenciamento.

Na parte de desenvolvimento o Audaces Idea propicia o controle de processos e de custos de matéria prima com a ficha técnica integrada.

automação no gerenciamento de coleção
Gerenciamento de coleção na 2Rios é feito com Fashion PLM Audaces ISA.

Para Idaiane Ricardi, gerente de estilo, a Isa já se tornou seu braço direito. A comunicação entre setores e o gerenciamento das coleções se tornou muito mais fácil, rápido e econômico. Cumprir o cronograma já não é mais um problema!

Para Paulo Roberto Fagundes, um dos melhores aspectos da tecnologia é o desenvolvimento do mostruário. Afinal, é possível atender clientes sem precisar ter o investimento e o tempo para cortar e costurar peças piloto para dar uma ideia de como ficaria. É possível fazer tudo isso online.

“Foi uma virada de chave muito significativa.”

Clique e assista agora o case de sucesso da 2Rios com a Audaces:

Banner case de sucesso

Quer trazer essa realidade de sucesso para a sua empresa? Contate com um de nossos consultores.

Caso deseje conhecer mais sobre Moda, Design e Tecnologia acompanhe o blog da Audaces ou nos siga pelas redes sociais Instagram e Facebook. Você também pode receber nossos conteúdos em seu e-mail e conferir todas as novidades em primeira mão pela nossa newsletter.

Audaces: somos sócios e parceiros na busca pela melhor solução para o crescimento da SUA empresa! Conte conosco!

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Você também pode gostar de ler:

febratex 2022

07/06/2022

Audaces na Febratex 2022: como a tecnologia 4.0 vai estar presente na moda do futuro?

Escrito por Audaces

o que é cloud computing

27/05/2022

Cloud computing: o que é e como suas tecnologias auxiliam na confecção

Escrito por Audaces

just in time o que é

13/05/2022

Just in time: o que é, como funciona e como é aplicado na Indústria

Escrito por Audaces

saas o que é e como funciona

11/05/2022

SaaS: saiba como funciona o software como serviço

Escrito por Audaces

mulher ensinando o funcionamento do Audaces Supera

06/04/2022

Audaces Supera: gerenciando o processo de encaixe e eliminando desperdícios

Escrito por Audaces

empreendedora de moda com ateliê ao fundo

01/04/2022

Empreendedorismo feminino: como atuam as mulheres no fortalecimento do setor industrial?

Escrito por Audaces

vista panorâmica de grande indústria

30/03/2022

Saiba como a tecnologia tem sido aplicada no setor industrial

Escrito por Audaces

24/03/2022

Tecido crepe: conheça mais sobre ele e suas aplicações

Escrito por Audaces

Os 12 estilos de moda: caiba qual é o seu

22/03/2022

Os 7 estilos de moda universal e suas características

Escrito por Audaces

Mulher ao computador controlando operação fabril

17/03/2022

Lean manufacturing: conheça os princípios da manufatura enxuta

Escrito por Audaces

esteira de produção em uma indústria

15/03/2022

A automatização industrial no contexto das confecções 4.0 – conheça os benefícios

Escrito por Audaces

modelo em passarela

10/03/2022

Como produzir um editorial de moda – guia completo Audaces

Escrito por Audaces

robô simulando pose humana com quadro de fórmulas ao fundo

08/03/2022

O que é Machine Learning e como ele atua na Indústria 4.0

Escrito por Audaces

Audaces 30 years

03/03/2022

30 anos de Audaces: entrevista com os fundadores Claudio Grando e Ricardo Cunha

Escrito por Audaces

rolos de tecido coloridos

24/02/2022

Fibras têxteis: tudo o que você precisa saber sobre o assunto – manual Audaces

Escrito por Audaces

rosto de estátua grega com fundo preto

22/02/2022

O que é Belo? Conheça seu conceito para a arte e o mundo da moda

Escrito por Audaces

04/02/2022

O que é e qual a importância de um PCP na confecção de Moda?

Escrito por Audaces

Transformação digital

01/02/2022

Transformação digital: benefícios e impactos nas indústrias e confecções

Escrito por Audaces

roupas penduradas no cabide

31/01/2022

Tendências do ano de 2022 para o segmento têxtil

Escrito por Audaces

Mapeamento de processos

26/01/2022

A importância do mapeamento de processos para a confecção

Escrito por Audaces

Coleção de moda

26/01/2022

Saiba quais os processos envolvidos na criação de uma coleção de moda

Escrito por Audaces

Gestão do tempo

25/01/2022

Saiba como fazer uma boa gestão do tempo para alavancar resultados

Escrito por Audaces

laptop com ícones de aplicativos na tela

20/01/2022

A importância do BI para análise de dados e tomada de decisões

Escrito por Audaces

Indústria-4-0

17/01/2022

Indústria 4.0: tudo o que você precisa saber sobre o futuro da confecção

Escrito por Audaces

circuito azul e roxo

14/01/2022

O que é Big Data e como ele colabora para a Indústria 4.0

Escrito por Audaces

Inteligência Artificial

13/01/2022

IA e Moda: influência da Inteligência Artificial na Indústria Fashion

Escrito por Audaces

rolos de tecidos em fábrica têxtil

10/01/2022

5 tendências para o segmento têxtil e a indústria da moda

Escrito por Audaces

macchine taglio tessuti

07/12/2021

Sala de corte 4.0: a solução para a eficiência na etapa produtiva

Escrito por Audaces

robôs transportando estoque

12/11/2021

O que são e como funcionam as fábricas inteligentes

Escrito por Audaces

mulher tocando tela holográfica

05/11/2021

A importância do IoT para as Indústria e as Confecções 4.0

Escrito por Audaces

19/10/2021

Degradê Confecções: como a empresa cresceu 13% com as soluções Audaces

Escrito por Audaces

Chanel alta-costura outono 2018

13/07/2021

O que são as macrotendências e como elas influenciam o mundo da moda

Escrito por Audaces

sistema de transporte mais seguro e renderização 3D

28/06/2022

Manufatura avançada: saiba o que esperar do futuro da indústria 

Escrito por Audaces

Mulher escrevendo lista de inventário enquanto verifica o estoque na sala de armazenamento.

28/06/2022

Entenda o que é e como fazer o inventário de estoque da sua confecção

Escrito por Audaces