Toda empresa de confecção tem uma grande preocupação quando a peça criada chega ao setor de corte: como ter um bom aproveitamento de tecido e reduzir custos de produção? A resposta para esta pergunta não é fechada. Existem diversos fatores que influenciam e interferem nesta etapa do processo, mas há possibilidades de implementar melhorias, especialmente quando pensamos em confecção de escala industrial.
Aqui entendemos o aproveitamento de tecido como a quantidade de tecido a ser utilizada no processo de corte, considerando que o tecido que sobra é desperdiçado e impacta diretamente no custo da peça. O consumo, portanto, seria a quantidade de tecido utilizado para cada peça, sendo este que irá determinar o custo do produto. O desperdício faz parte do processo, mas podemos minimizá-lo.
Um dos recursos é a criação de mapas de corte com encaixes para um maior número de modelos. Isso pode ser feito através da tecnologia CAD que permite o melhor aproveitamento de tecido no mapa de corte e resulta em uma melhoria no consumo, impactando no preço da peça.
O foco deve estar em melhorar o consumo, mesmo que aumente o aproveitamento em função do custo. As lacunas no mapa podem ser preenchidas com mais peças a serem cortadas, com melhor aproveitamento de tecido, pois isso terá um impacto positivo no custo do produto. Se o mapa de corte já estiver todo tomado, não existirá outra alternativa, a não ser utilizar mais tecido.
Para entender mais, confira a sequência de posts sobre a “Teoria do Redondo e Quadrado na Confecção” desenvolvida pelo colunista Dênis Fraga.
Post 1:
https://audaces.com/teoria-do-redondo-e-quadrado-na-confeccao-100-e-a-solucao/
Post 2:
https://audaces.com/teoria-do-redondo-e-quadrado-na-confeccao-precisa-comprar-mais-tecido/
Post 3:
https://audaces.com/teoria-do-redondo-e-quadrado-na-confeccao-antes-do-corte-da-peca/
Post 4:
https://audaces.com/teoria-do-redondo-e-quadrado-na-confeccao-precisa-comprar-mais-tecido/
Post 5:
https://audaces.com/aproveitamento-do-tecido-teoria-do-redondo-e-quadrado/
Leia mais:
Qualidade do tecido: Pontos a serem avaliados no recebimento de tecidos
Avaliação da qualidade do tecido: identificando os defeitos