Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

01/08/2013

Antoni Gaudí: um gênio das artes e fonte de inspiração

1 min

Do reencontro (emocionado) com as tocantes imagens de um livro comprado na lojinha do Parque Güell, em Barcelona – o livro fora intencionalmente colocado à vista na gaveta da minha escrivaninha, à espera de uma leitura detalhada e analítica –, impeliu-me a escrever sobre a opulência conceitual e projetual da arquitetura de Antoni Gaudí (1852-1926).

Reverenciado mundialmente como um dos nomes de maior relevância para a arquitetura e as vanguardas artísticas do século XX, Gaudí desenvolveu uma obra singular. Arquiteto contemporâneo do seu tempo (mas e, simultaneamente, à frente do seu tempo), respeitou e valorizou as formas da natureza em sua obra e executou projetos marcantes, notadamente, excêntricos e arrojados.

 

Obras do arquiteto Antoni Gaudi/ Acervo pessoal

 

As formas orgânicas – o arquiteto rejeitou a dureza das retas e elegeu a linha curva como paradigma das formas da natureza – particularizam suas obras, que escapam a qualquer categorização e demarcação rígida e enquadramento em movimentos estilísticos. Os ricos e primorosamente elaborados mosaicos, as cores vivas e enérgicas, a aparência mística e onírica de formas, o perfeito arranjo entre o lúdico e o funcional, entre simplicidade e complexidade, revelam que o pluralismo e o ecletismo dominam a linguagem do artista.

Não somente pela habilidade no exercício de expressar beleza e emoção, mas e sobretudo, por seu profundo rigor técnico no processo de execução, a obra de Antoni Gaudí é valorosa referência para a atividade criadora.

Entre as contundentes obras de Antoni Gaudí, destaco a Catedral da Sagrada Família, Casa Milà: La PedreraCasa Batlló e o Parque Güell.

Por Clícia Ferreira Machado
Consultora da Federação das Indústrias de MG

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

Parceria 2Rios

17/07/2021

Audaces e 2 Rios: conheça essa parceria de sucesso

Escrito por Audaces

producao-e-produtividade-dicas-para-conseguir-aumentar-moda-audaces

03/08/2021

5 dicas para conseguir aumentar produção e produtividade na moda

Escrito por Audaces

escala-pantone

30/07/2021

Tendências universais para as cores das estações: guia prático Audaces

Escrito por Audaces

28/07/2021

Cetim: descubra o luxo e a versatilidade desse tecido milenar

Escrito por Audaces