Por Kledir Salgado
Designer de moda com Mestrado em Têxtil e Moda pela USP
A pesquisa é essencial ao criador de moda, pois é o lançamento e coleta de ideias que precede a criação sendo algo imprescindível no processo criativo e fornecerá o direcionamento, bem como a narrativa, estética e comercial da coleção.
Esta atividade pode levar de semanas até meses para ser organizada e processada a fim de fornecer ao criador um insight de como interpretar uma série de informações e traduzir através de silhuetas, texturas, cores, detalhes, estampas e adornos os desejos de seus clientes.
A pesquisa para o criador de moda é um trabalho que exige disciplina e técnica para que o profissional de criação possa descobrir e registar o que está nas ruas, nas vitrines, nas revistas, no cinema, nas feiras, nos desfiles, na política e na tecnologia, buscando aliar estas descobertas a sua criação.
A pesquisadora Doris Treptaw identifica os tipos de pesquisas que o pesquisador de moda deve realizar:
Pesquisa de comportamento: acompanha os hábitos de consumo do público-alvo e seus interesses atuais, como lugares que frequenta, ídolos de música, cinema, hábitos, televisão e temas de interesse.
Pesquisa comparativa de mercado: pesquisa estilos e preços praticados pelos concorrentes, novas marcas, produtos paralelos direcionados ao mesmo público.
Pesquisa tecnológica: acompanha o lançamento de técnicas de maquinário que possam ser aplicados a coleção, como novas técnicas de estamparias, materiais tecnológicos, novos softwares e sistemas alternativos de confecção.
Pesquisa de vocação regional: visa obter fontes de materiais, insumos, técnica, mão de obra conforme a disponibilidade da região. O trabalho de rendeiras em Florianópolis, ou mesmo das malharias do sul de Minas Gerais.
Pesquisa de tendência: identifica temas de inspiração de outros designers, informações sobre cores, tecidos, aviamentos e elementos do estilo.
Pesquisa de tema de coleção: a partir das pesquisas realizadas, reúnem informações que possam ser utilizadas criativamente para criação de produto daquele público-alvo. Um público-alvo romântico, por exemplo, pode ter como inspiração Maria Antonieta, ou mesmo Julieta.
Para um processo criativo detalhado e inovador é preciso fazer esta jornada para que os produtos de moda desenvolvidos despertem desejo e tenham competitividade no mercado de moda, pois talento é repertório!