Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

31/01/2015

A MODA NO CINEMA

Por Francys Saleh
Designer e Docente no curso de design de moda na Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)*

Embora todo mundo fale sobre moda hoje em dia, dificilmente alguém para e pensa sobre o que é a moda realmente: quais são suas origens ou sobre como ela ocupou todas as esferas da sociedade. Na nossa cultura consumista nada escapa à sua influência e, portanto, é seguro dizer que hoje a moda tornou-se um estilo de vida. A moda é um processo complexo que reflete as transformações da sociedade em diferentes épocas.

Além dos livros, os filmes e documentários de moda são uma forma de compreender este universo fascinante. Separamos alguns filmes imperdíveis que retratam o quotidiano de alguns profissionais.

 

O diabo veste Prada

O filme baseado no best-seller homônimo, conta a historia de Andy Sachs (Anne Hathaway), uma garota com estilo interiorano e inocente, que parece ter caído de paraquedas na cosmopolita e intense Nova York. Recém-formada na faculdade de jornalismo, ela se muda para a Big Apple ao lado do namorado e sai em busca de um emprego.

Finalmente consegue uma entrevista na badalada revista de moda Runway Magazine, comandada pela impetuosa e obcecada editora Miranda Priestly (Meryl Streep) considerada a Dama de Ferro da moda mundial. Mesmo sem nunca ter ouvido falar da revista ou da famosa editora, ela consegue o emprego, em razão de seu "excelente currículo e de seu discurso sobre a ética de trabalho" como afirmado pela própria Miranda Priestly.

Seu estilo, entretanto, é motivo de piada entre os novos colegas de trabalho. Determinada a seguir em frente com o desafio, Andy muda seu visual e se torna uma workaholic nas mãos de sua abominável chefe. Ao mesmo tempo, começa a perceber o quanto está deixando de lado as coisas simples da vida, e se tornando uma "Clacker", apelido que a própria Andy dá à suas colegas de trabalho que cultuam a beleza e a forma física.

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=zEpXbSU28vA

 

Coco antes de Chanel

Coco antes de Chanel conta a história da famosa estilista francesa Gabrielle "Coco" Chanel (Audrey Tautou) desde a infância pobre até a criação de um império da indústria da moda Chanel S.A com sede na França. Após a morte da mãe, Gabrielle “Coco” Chanel é deixada pelo pai num orfanato, junto com a irmã.

Na juventude, trabalha numa alfaiataria durante o dia e canta num cabaré à noite. Lá conhece o milionário Étienne Balsan (Benoît Poelvoorde) e tem um relacionamento com ele, até ele voltar para sua cidade. Percebendo as poucas perspectivas de vida, Coco resolve fazer suas malas e ir atrás dele, pedindo abrigo em sua casa por um breve período, que se alonga mais do que ele esperava.

É fazendo roupas para o amante que Chanel desenvolve o talento de estilista. Logo passa a usá-las também, ultrapassando os limites entre a vida, o amor e o trabalho. Mesmo vivendo apaixonadamente sabia, no entanto, que nunca se casaria; nem com o homem de sua vida Boy Capel (Alessandro Nivola). Afrontando as convenções do seu tempo, Chanel inventa a mulher moderna.

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=ctgyhLwoQ5c

 

Yves Saint Laurent

A cinebiografia do estilista francês apresenta fatos históricos da moda. Com apenas 21 anos, Yves Saint-Laurent (Pierre Niney) é chamado cuidar do futuro da prestigiosa grife de alta costura fundada por Christian Dior – falecido recentemente. Depois de seu primeiro desfile triunfal, ele vai conhecer Pierre Bergé (Guillaume Gallienne) e este encontro irá abalar sua vida. Amantes e parceiros de trabalho, os dois se associam a fim de criar a grife Yves Saint Laurent. Apesar de suas obsessões e demônios interiores, Saint Laurent vai revolucionar o mundo da moda com sua abordagem moderna e iconoclasta.

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=ub5c5NiY2B0

 

Identidade de nós mesmos

Famoso por seu estilo único, tanto em termos de fotografia como em seu modo de se vestir, o cineasta alemão Wim Wenders realizou em 1989 este documentário para falar sobre suas opiniões sobre a indústria fashion e debater com o designer japonês Yohji Yamamoto o preconceito sobre o tema, os aspectos em comum entre o cinema e a moda, entre outras abordagens. Assim como temos uma relação cotidiana com nossa alimentação e nosso transporte, também nos relacionamos com a moda em nosso dia a dia. A Identidade de Nós Mesmos também é um estudo documental sobre a moda em grandes metrópoles do mundo fashion, como Tóquio e Paris, sob as óticas de Yamamoto e do cineasta.

Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=T46zEI2oY0s

 

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

Novembro Azul

30/11/2020

Novembro Azul: A cor da moda para os homens

Escrito por Audaces

produto-de-moda-desenvolvimento-industria-4.0-audaces

24/11/2020

Como aperfeiçoar o produto de moda com tecnologias da Indústria 4.0

Escrito por Audaces

indústria têxtil

24/11/2020

Indústria têxtil: matérias-primas podem ser naturais e químicas?

Escrito por Audaces