Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

08/01/2016

A influência dos filmes de Hollywood na moda

2 min

Por Francys Saleh

Designer e docente no curso de Design de Moda na Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)

 

Nos anos antes da televisão (e do youtube!), era o cinema que disseminava as regras de moda e beleza. Garotas e seus namorados iam ao cinema com frequência e ficavam obcecados pelos detalhes das roupas usadas por suas estrelas prediletas. A influência de Hollywood na moda começou ainda com as películas em preto e branco em que os figurinistas baseavam-se em silhuetas alongadas e impactantes.

O cinema era a válvula de escape para a dura realidade dos anos 1930, já que o desemprego era grande durante a Grande Depressão. Os americanos tentavam se desligar dos problemas por meio do glamour e do brilho que o cinema proporcionava. Como as pessoas da época pré-televisão iam ao cinema uma ou duas vezes por semana, eram os filmes de Hollywood que divulgavam a moda para as mulheres. Toda jovem queria se parecer com sua estrela de cinema favorita. Katharine Hepburn e Marlene Dietrich, por exemplo, popularizaram as calças para as mulheres. 

 

Katharine Hepburn

Imagem: Reprodução

Os anos 1930 foram os mais glamorosos da história do cinema, um contraste paradoxal com as privações da vida real. A atriz Marlene Dietrich, que era famosa por suas pernas (que foram seguradas em milhares de dólares!), foi uma das primeiras atrizes a expor o corpo por inteiro na tela. Mas longe das câmeras, ela gostava mesmo era de usar calças.

Marlene Dietrich

Imagem: Reprodução

 

Gilbert Adrian se destacou como o principal designer de Hollywood. Ele foi o primeiro designer americano a influenciar a moda em todo o mundo. A Macy’s (loja americana de departamento) vendeu meio milhão de cópias de um vestido que ele desenhou para Joan Crawford usar no filme Letty Lynton, de 1932.

Gilbert Adrian importante designer americano.

Imagem: Reprodução

Joan Crawford no filme Letty Lynton.

Imagem: Reprodução

 

Os vestidos utilizados como figurinos, apresentavam detalhes impactantes nas costas, pois em muitas cenas os filmes mostravam a atriz principal atravessando uma sala, chamando a atenção para essa parte do corpo.

Gostou de conhecer as influências de Hollywood na moda? Você lembra de algum modelito que viu em algum filme e que gostaria de ter em seu guarda-roupa? Conta pra gente nos comentários!

FONTE:

Moda – Do conceito ao consumidor – Gini Stephens Frings

O livro da moda – Dorling Kindersley

 

Saiba mais:

Cinema e moda: a importância do figurino

Figurino de época – A Duquesa

Uma revolução na Moda – A criação do biquíni

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

Bailarina Ingrid Silva gestante

07/05/2021

Moda gestante: como as mulheres grávidas se vestiram ao longo do tempo

Escrito por Audaces

design-thinking-en-la-educacion-creatividad-audaces

06/05/2021

Como os princípios do design contribuem com a moda?

Escrito por Audaces

gerente-de-producion-actividad-profesional

28/04/2021

Gerente de Produção, o que faz esse profissional?

Escrito por Audaces