Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

19/05/2015

A diferença entre estilista e figurinista

Por Greice Verrone
Designer de Moda

Embora tenham em comum o fato de trabalharem com pessoas e roupas, há diferença entre estilista e figurinista, já que são profissionais com intenções completamente distintas.

O figurinista se utiliza da moda para vestir uma pessoa e transformá-la em uma personagem. Ele é especializado em roupas que serão filmadas, é um mestre em close-ups e em costumes históricos. Na maioria dos casos, a roupa dele tem uma posição de subserviência em relação ao roteiro e as características da personagem.
 


 

O estilista, por sua vez, tem que usar o seu talento para antecipar uma época, mudanças de comportamento e criar tendências. É claro que bons figurinistas muitas vezes são capazes de inovar uma peça de roupa para reforçar a individualidade de uma personagem e, quando há forte identificação com o público, as pessoas vestem suas peças, levando o figurino a virar moda, inesperadamente.
 


 

Cada vez mais as funções comerciais do estilista e do figurinista têm se confundido e se destacado na história do cinema. Hollywood, por exemplo, desde os anos 1920, já se utiliza dos figurinos como estratégia de marketing para divulgação dos filmes e, em função dessa necessidade, aliou-se a Paris, nos anos 1930, para que os filmes não chegassem ao público com moda ultrapassada, como acontecia até então. Afinal, embora Hollywood tivesse conquistado o mundo, Paris dominava a moda, e muitos estilistas foram recrutados para desenhar figurinos das grandes produções da cinematografia. 

Nessa época, Coco Chanel, foi a mais cotada para ser figurinista das grandes produções de Hollywood. Também Schiaparelli, Givenchy, Ralph Lauren e muitos outros foram escolhidos para vestir os personagens dos filmes. Mesmo assim, os estilistas nunca ganharam Oscar de melhor figurino. Em 1954, Edith Head, levou o oscar de melhor figurino com o filme SABRINA, apesar de os modelos que Audrey Hepburn vestiu terem sido criados por Givenchy. 
 


A figurinista Edith Head ganhou 8 estatuetas do Oscar e teve 35 indicações ao prêmio.

Referências:
www.preciosinha.com.br
Jornal Folha de São Paulo

Leia mais:
Profissões da Moda: da criação à produção
Carreiras da moda: profissionais que atuam com consultoria
Cinema e moda: a importância do figurino

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

Listras de tinta com cores do círculo cromático

16/11/2020

O que é círculo cromático e como combinar cores na moda

Escrito por Audaces

13/11/2020

FAQ Audaces ConnectiON Brasil 2020 – 3ª edição

Escrito por Audaces

Como fazer croqui de moda no computador, sem moldes

11/11/2020

Como fazer croqui de moda sem molde e direto no computador

Escrito por Audaces