Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

02/02/2015

A DEMI-COUTURE E ALTA-MODA

Por Kledir Salgado
Designer de moda com Mestrado em Têxtil e Moda pela USP

Demi-couture, ou couture essentiel, é um termo francês que significa literalmente "meia-costura", ou seja, é uma expressão cunhada pelos franceses para denominar criações de luxo, exclusivas ou em edições limitadas que formalmente não fazem parte da alta-costura, mas que utiliza sua mão-de-obra qualificada.

As peças da demi-couture tem complexidade em sua construção, forte trabalho manual e muitas vezes estão associados aos indícios ou confirmação de determinadas tendências. Os criadores não são registrados na câmara de alta-costura de Paris, entretanto utilizam a mão-de-obra especializada francesa em seu processo produtivo. Estes criadores podem executar uma roupa para um cliente, mas geralmente estão associados ao prêt-à-porter. Fazem pequenas coleções com riquezas de detalhes de trabalho manual requintado e com pouca tiragem. Esta atividade ainda é nova na indústria da moda e está se organizando.

As folhas de couro recortadas de McQueen de Primavera-Verão 2012, a estamparia digital e todo trabalho de corte de Mary Katranzou para encaixar suas estampas em complexas modelagens, levando até 150 horas de estudo de encaixe, ou mesmo as 2000 horas do trabalho manual para bordar as pérolas do vestido Givenchy Primavera-Verão 2012 são exemplos da estruturação da demi couture atual que nasce muito mais elaborada que o prêt-à-port e longe das rígidas regras da alta-costura.

 

Givenchy Primavera-Verão 2012

 

A alta moda é a expressão utilizada por Fraçois Baudot para denominar a moda italiana, que, depois da Segunda Guerra Mundial, especialmente na década de 1960, sofreu um grande impulso — tanto na qualidade de seu material, do feitio e do design, quanto no que se refere à exclusividade. Embora não pertencesse a alta costura, em resposta à grande corrente da antimoda, repleta de mil contradições, a moda italiana propõe um estilo desvinculado dos ditames da alta-costura. Deve primar por um estilo estrito, coerente e fácil de usar, mas que seja ao mesmo tempo de grande luxo.

Toda moda que faça produtos de luxo com alto grau de refinamento em seu processo produtivo e criativo, que muitas vezes não estão registrados na Câmara de alta-costura, são classificados como alta-moda. Dentre eles são citados: Viviene Westwood, Alexander McQueen, Yohji Yamamota e Albert Albas da Lanvin.

 

Lanvin Verão 2013

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

Listras de tinta com cores do círculo cromático

16/11/2020

O que é círculo cromático e como combinar cores na moda

Escrito por Audaces

13/11/2020

FAQ Audaces ConnectiON Brasil 2020 – 3ª edição

Escrito por Audaces

Como fazer croqui de moda no computador, sem moldes

11/11/2020

Como fazer croqui de moda sem molde e direto no computador

Escrito por Audaces