Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

22/02/2016

Um relato compacto da moda no século XX

3 min

Por Lucía Andrea
Designer e empresária de moda

O século XX reuniu grandes transformações mundiais e essas transformações foram diretamente refletidas na moda. A industrialização permitiu a democratização da moda e com ela a multiplicidade de vestimentas. Mais do que nunca, cada um ficou livre de decidir sobre sua aparência, baseado em seu gosto pessoal. A moda deixou de ser considerada uma atividade frívola e finalmente foi reconhecido seu caráter social. No post de hoje, acompanhe um relato compacto da moda no século XX.

Muito aconteceu para a moda chegar a ser o que conhecemos hoje: duas grandes guerras mudaram as configurações mundiais, modificando também hábitos referentes ao vestuário. Movimentos sociais como o feminismo tiveram grande protagonismo no século XX e, em consequência, na moda. Finalmente, a tecnologia também deu sua contribuição nessa transformação da moda, introduzindo por exemplo as fibras sintéticas.

 

Menos é mais

A característica mais marcante da moda no século XX é a tendência à simplificação. Uniformes militares deixaram de ser rígidos, coloridos e adornados, para se tornarem funcionais, de materiais maleáveis e cores facilmente camufláveis. Fraques longos foram substituídos por fraques curtos, cartolas e chapéus-coco entram em desuso, assim como os grandes chapéus femininos que hoje em dia praticamente só são utilizados em ocasiões de gala pela corte inglesa. Há uma enorme simplificação no traje feminino, que deixa para trás anáguas, corpetes, espartilhos e demais armaduras rígidas. Até as roupas das crianças foram simplificadas, e passaram a ser confortáveis, para permitir maior liberdade ao brincar.

 


Chapéu usado pela Rainha Elizabeth, da Inglaterra. Fonte: igotbugsinmyhead.wordpress.com

 

Emancipação feminina

Outro fator que entra neste relato compacto da moda do século XX, e talvez seja a mais marcante, é a emancipação da mulher. O direito ao voto foi conquistado em 1920 nos Estados Unidos, mas foi apenas em 1964 que o presidente Kennedy proclamou a igualdade do homem e da mulher perante a lei. Na França, o direito ao voto feminino só ocorreu em 1945, mas Madame Curie já se tornava um símbolo ao ser a primeira mulher a lecionar numa universidade.

No que diz respeito à moda, antes do século XX, as mulheres ocidentais que quisessem usar calças requeriam uma licença especial da polícia. É curioso citar, no entanto, que mulheres asiáticas já usavam calças, enquanto os homens usavam túnicas. No Rio de Janeiro, na década de 50, havia um cartaz em uma escola, que advertia: "Pede-se às mães que não venham buscar suas filhas em trajes masculinos".


Foto da "queima dos sutiãs", em 1968, em protesto ao concurso de Miss America.
Fonte: anos60.wordpress.com

 

Valorização e desnudamento do corpo

Outra questão importante que entra neste breve relato sobre a moda do séculos XX é que, de certa forma, a roupa passa a se adaptar ao corpo, e não o contrário. As vestimentas, no século XX, definitivamente se tornaram mais funcionais, práticas e confortáveis. Ainda assim, há uma febre de cuidados com o corpo, como asseio, dietas, exercícios e claro, intervenções cirúrgicas.

Cosméticos, lingerie e roupas de banho ganham protagonismo na moda. No entanto, cada etapa de desnudamento do corpo causou sua parcela de alvoroço. No início do século XX, o decote em "V" foi profundamente condenado pela igreja e até pela classe médica, que afirmava categoricamente se tratar de uma séria ameaça à saúde pública. O surgimento da minissaia, nos anos 60, causou escândalo também, seguido pelo biquíni fio dental, ainda não muito bem aceito em outras praias que não as brasileiras. Em resumo, no século XX, o corpo passou a ser assumido, e, para o século XXI, resta a missão de aceitá-lo em todas suas formas, cores e variedades.

 


Minissaia dos anos 60. Fonte: nostalgiarama.blogspot.com

 

Fontes de pesquisa:

A moda no século XX. Editora Senac, 2000

James Laver. A roupa e a moda, uma historia concisa. E-book.

 

Saiba mais:

História da Moda: origem e processo de produção da fibra do linho

Sapatos: da Pré-História ao Renascentismo

Ensino da história da moda deve utilizar diferentes recursos

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

Modelo da grife Versace usando lenço na cabeça em backstage de desfile.

19/04/2021

Como usar lenço: 5 inspirações para aplicar a peça ao seu estilo

Escrito por Audaces

Digitalização de moldes

13/05/2021

Como a digitalização de moldes pode melhorar sua produção

Escrito por Audaces

Bailarina Ingrid Silva gestante

07/05/2021

Moda gestante: como as mulheres grávidas se vestiram ao longo do tempo

Escrito por Audaces

design-thinking-en-la-educacion-creatividad-audaces

06/05/2021

Como os princípios do design contribuem com a moda?

Escrito por Audaces