O modelista desempenha o papel (frequentemente bastante complicado) de transportar o esboço feito pelo designer para além da fase criativa, aproximando-o da fase de produção. As etapas entre o desenho, o molde e a peça piloto, contudo, podem enfrentar alguns obstáculos, caso não exista uma compreensão correta das intenções do designer, resultando em longos prazos de execução e processos ineficientes.
No artigo de hoje aprofundamos o trabalho de modelagem, com algumas dicas para melhorar a gestão da fase criativa e otimizar as coleções.
Trabalho de modelagem e design: uma colaboração valiosa
Por mais experiente e familiarizado que o modelista possa ser com as particularidades de uma marca, para que ele consiga obter a aprovação do designer e passar à fase de produção, é necessário criar antes o molde e a peça piloto.
Se houver interpretações erradas na transformação do desenho em uma peça piloto, o tempo é prolongado e a produção é atrasada, com consequências negativas no time to market e na capacidade da marca de captar as tendências atuais e as exigências do público.
Como melhorar o trabalho de modelagem e obter aprovação mais cedo?
Durante anos, a revolução foi apontada para o desenho 3D, que prometia eliminar completamente a necessidade de criar protótipos. Isto não ocorreu exatamente como planejado, uma vez que os designers ainda preferem os desenhos feitos à mão, considerados como verdadeiras obras de arte.
Sumário
No entanto, ser competitivo no mercado significa também equipar-se com tecnologias inovadoras e ao mesmo tempo de fácil utilização: é o caso do 4DAlize, que permite desenhar e compreender imediatamente se todos os insights criativos do designer foram compreendidos, ou se há alterações a fazer antes da criação do molde e da amostra.
Graças à visibilidade de 360° dos processos e etapas, as aprovações são mais eficientes e as coleções, mais ágeis e sustentáveis.
A partir do desenho 3D é gerado o pré-molde para criação do protótipo e para obtenção da primeira confirmação para prosseguir. Neste ponto, os modelistas podem concentrar a sua atenção no trabalho de modelagem para as peças de roupa pré-aprovadas e acelerar a produção. Graças à função que gera automaticamente a estimativa de custos integrando-a na ficha técnica, é possível obter não só a aprovação do estilista, mas também a do gestor financeiro, que terá uma estimativa clara do ROI.
Para além da sustentabilidade deste processo, que é certamente importante, existe também a possibilidade de reduzir os resíduos, graças às funções inovadoras de encaixe automático, que otimizam ao máximo a utilização do tecido.
Como podem ser reduzidos os erros na interpretação dos desenhos?
A criação automática do pré-molde no trabalho de modelagem é certamente um instrumento útil para verificar se a peça de roupa corresponde às intenções do designer em cada fase.
Mesmo o menor descuido ao construir uma coleção, pode causar enormes perdas de tempo e dinheiro: portanto, saber sempre onde se encontra a coleção é crucial.
Não só isso, já que a digitalização das operações as torna muito mais precisas, com uma acentuada diminuição da probabilidade de erro em comparação com o modo manual. O suporte de software neste caso pode ser encontrado na medição, no desenvolvimento de tamanhos, na definição de pontos de corte, no próprio desenho do molde, que por sua vez pode ser digitalizado para criar um arquivo acessível a qualquer momento.
Tal como na sala de corte, a Indústria 4.0 introduziu alterações que estão certamente melhorando o trabalho de modelagem, também graças à base de dados de moldes digitais, que lhes permite recorrer a inspirações de coleções anteriores e fazer pequenas alterações. Esta é uma oportunidade imperdível, especialmente se pensarmos na velocidade com que se exige que as marcas acompanhem as tendências e cheguem às lojas a tempo para satisfazer as necessidades dos clientes.
O acesso digital ao arquivo também nos permite respeitar as características dos moldes originais, que podem permanecer protegidos, e não ser alterados ou danificados devido à pressa.
Experimente a suite mais completa para melhorar o seu trabalho de modelagem!
Audaces 360 é a suite mais completa, avançada e de fácil utilização para o mundo da moda. Em particular, as funções dedicadas ao trabalho de modelagem garantem rapidez de execução e precisão, satisfazendo as necessidades de uma produção mais ágil.
O sistema é inovador, inteligente e completo, mas a sua característica mais importante é o fato de ser extremamente fácil de aprender e utilizar.
Quer experimentar as características revolucionárias do Audaces360 em primeira mão? Clique aqui e reserve já uma consultoria gratuita e personalizada!