Conheça os principais cursos de moda no Brasil13 min read

Resumo: 

  • Os cursos de moda são fundamentais como porta de entrada para o mercado.
  • Também há cursos que oferecem especialização e atualização para profissionais que já atuam na área. 
  • O Audaces360 é o queridinho dos alunos e profissionais de moda. Teste grátis por 7 dias

Cursos de moda são essenciais para quem deseja entrar nesse universo, ou para quem já faz parte dele, mas precisa se especializar em uma área específica. 

O Brasil é referência em moda e tem o nono maior mercado de roupas e acessórios no planeta. É por isso que a educação na área é tão importante: precisamos de mão-de-obra para atender a demanda e para o segmento evoluir cada vez mais. 

Mas você sabe quais são os diferentes tipos de cursos, o que se aprende neles, quanto custa e quais são os principais cursos de moda no Brasil? Vamos te contar nesse artigo! 

Boa leitura! 

Cursos de moda ajudam no desenvolvimento de habilidades técnicas? 

Sim! Os cursos de moda são fundamentais para desenvolver habilidades técnicas na área. 

Neles, você aprende muito mais do que criar uma peça de roupa. Você tem a chance de aprender sobre história da moda, tecnologia, gestão de negócios em confecção, entre outros conhecimentos. 

Ou seja, seja qual for o seu objetivo — se tornar um estilista, trabalhar no administrativo de uma confecção ou ser dono do próprio empreendimento — você conseguirá alcançá-lo com um curso de moda. 

Leia mais: Guia prático para você começar a trabalhar com moda 

Gerencia suas coleções desde a fase de criação até a venda com Audaces Isa.
Diga adeus aos atrasos e desperdícios no corte de tecidos com a Sala de Corte Audaces.
Crie, edite e aprove suas peças digitalmente com Audaces Fashion Studio.
Integre ficha técnica e estimativa de custos em tempo real com Audaces Idea.
Desenhe e gradue tamanhos de roupas direto no computador com Audaces Moldes.

Quais são os tipos de cursos de moda? 

Graduação 

Cursos de graduação em moda são o que conhecemos por faculdades. Eles podem durar de 2 a 5 anos e proporcionam um conhecimento 360º da área. 

Isso significa que você vai ter a oportunidade de aprender sobre todas as frentes que mencionamos anteriormente, desde a gestão em moda, história, até o design e uso de ferramentas. 

Pós-graduação 

A pós-graduação é feita depois que você já tem um diploma de ensino superior em mãos. Nela, o foco são as especializações em certas áreas. 

Por exemplo, se você fez um curso em Design de Moda, você pode fazer uma pós-graduação em Comunicação de Moda, Gestão de Negócios em Moda, Sustentabilidade em Moda, entre outras milhares de possibilidades. 

Fazer uma pós-graduação não apenas melhora seu currículo, como também pode te conectar com profissionais da área e te desenvolver no segmento que você deseja atuar. 

Cursos técnicos 

Os cursos técnicos são muito voltados para as necessidades do mercado, focando pouco na teoria e mais na prática. 

Isto é justamente o que o diferencia de uma graduação — não há um grande aprofundamento em conhecimento bruto, mas sim na execução dos trabalhos. 

Eles geralmente duram cerca de 2 anos e são ótimos para quem deseja entrar com tudo para o mundo da moda e colocar a mão na massa de imediato.  

Workshops 

Já os workshops podem ser cursos de curta duração ou apenas um evento que cobrem temas mais específicos. 

Neles, você poderá assistir palestras de profissionais que são referência no setor, fazer projetos que simulam uma situação real e se conectar com pessoas com os mesmos propósitos e objetivos. 

Leia mais: Quais são as melhores faculdades de moda do mundo e como ingressar? 

Estudantes de cursos de moda

10 principais cursos de moda do Brasil 

1) Graduação em Design de Moda – Anhembi Morumbi (SP) 

A graduação em Design de Moda da Anhembi Morumbi, em São Paulo (SP) está disponível tanto na modalidade bacharelado, quanto tecnólogo. 

Ambos os métodos são considerados ensino superior, as únicas diferenças estão na duração — o bacharelado dura 4 anos e o tecnólogo 2 — e que o tecnólogo é mais focado nas necessidades do mercado. 

Se você é paulista, poderá cursar a graduação de forma presencial, EAD (bacharelado) ou semipresencial (tecnólogo). 

2) Graduação em Moda – UDESC (SC) 

A primeira graduação em uma instituição de ensino pública na lista! 

O curso de moda da UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina) é referência estadual e nacional e cobre diversas áreas do segmento. 

Segundo a própria universidade “[…]explorando teorias e conceitos diferenciados, o curso se distingue pela experimentação de materiais e tendências de moda com técnicas inovadoras.” 

O curso tem duração de 4 anos e está disponível em Florianópolis – SC. O ingresso é feito pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada) ou pelo vestibular de verão da UDESC. 

3) Pós-graduação em Moda & Negócios – FAAP (SP) 

A FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado) já é referência na graduação em moda, e seus cursos de pós-graduação elevam o conhecimento para outro patamar. 

Pós-graduados em Moda e Negócios pela FAAP contam com professores que alcançaram resultados brilhantes no segmento e aprendem a como ser empreendedores de sucesso no mundo da moda. 

As aulas são online e, com elas, você ganhará uma nova perspectiva sobre estratégia e planejamento empresarial. 

4) Curso de Design de Moda – IED (RJ) 

O Istituto Europeo di Design (IED) é referência internacional em cursos de design, e no Rio de Janeiro há uma unidade do instituto com um curso de longa duração em Design de Moda! 

Nele, o foco está em moldar profissionais multidisciplinares com noções em pesquisa, branding, marketing, mídias sociais, direção criativa e ilustração. 

5) Design de Moda – SENAI CETIQT (RJ) 

O SENAI CETIQT (Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil) é referência latino-americana no conhecimento industrial têxtil e químico.  

Portanto, a graduação em Design de Moda é a escolha certa para quem deseja aprender sobre a área em um ambiente renomado e dinâmico. 

Nela, os alunos têm a chance de aprender sobre a moda sob uma ótica industrial, sem deixar de aprender sobre outros assuntos importantes, como empreendedorismo e criatividade. 

O curso é presencial e ministrado no Rio de Janeiro – RJ, na Barra da Tijuca. 

6) Graduação em Design em Moda – Univali (SC) 

O bacharelado em Design de Moda da Univali (Universidade do Vale do Itajaí), em Santa Catarina, é um curso completo que engloba conhecimentos técnicos, científicos, éticos e culturais em moda. 

O curso também oferece a possibilidade de dupla titulação com graduação em Design na Itália, ampliando os horizontes de atuação dos alunos. 

O campus do curso de moda fica em Balneário Camboriú – SC e as formas de ingresso são: processo seletivo, Enem, Prouni, entre outras. 

7) Curso de Corte e Costura – Sigbol (SP) 

A Sigbol existe há mais de 50 anos e é uma instituição de ensino focada apenas em cursos de moda, entre eles o curso de corte e costura. 

Nele, os alunos aprendem tudo sobre uma das partes mais essenciais de uma confecção, partindo de habilidades como tirar medidas, criar moldes, manejar máquinas de costura até a criação de peças incríveis. 

O curso é presencial em São Paulo (SP). O nível básico possui 30 etapas com total de 60 horas, e o avançado pode chegar a 45 etapas e 90 horas de conteúdo. 

8) Curso de Gestão em Moda – FGV (SP) 

A FGV (Fundação Getúlio Vargas) é referência nacional em educação. O curso de Gestão em Moda tem uma liga estudantil dedicada à capacitação para gestão na indústria de moda, beleza e luxo. 

Esta entidade possui parceria com as maiores marcas do Brasil e promove constantemente a pesquisa e eventos relevantes para o aprendizado em negócios no setor. 

9) Pós-graduação em Moda e Sustentabilidade – Belas Artes (SP) 

O Centro Universitário Belas Artes é uma das maiores faculdades focadas no meio artístico no país. 

A pós-graduação em Moda e Sustentabilidade proporciona uma visão moderna voltada ao bem-estar ambiental para um mercado que já foi muito criticado pelos desperdícios e dano à natureza. 

Muito mais do que especializar um profissional, esta pós-graduação ensina que é, sim, possível fazer uma coleção de moda que proporciona o bem ao meio ambiente. 

10) Modelagem Computadorizada em Sistema Audaces – SENAC (SP) 

O curso de Modelagem Computadorizada em Sistema Audaces é um curso livre oferecido pelo SENAC-SP que ensina os alunos a utilizar o CAD da Audaces! 

Ele tem 72h de duração e é ministrado de forma presencial em São Paulo (SP). 

Este é um curso que, apesar de independente, também está na grade do Técnico em Modelagem do Vestuário, outro excelente curso que se aprofunda nas necessidades do setor têxtil. 

Leia mais: 5 dicas para criar seu próprio portfólio de moda 

Como funcionam os cursos de moda? 

O funcionamento de um curso de moda depende da modalidade escolhida. 

Graduações cobrem diversas áreas da moda, dando uma visão ampla e teórica do mercado aos alunos. 

Cursos de pós-graduação são como o fundo do funil depois da graduação: o aluno escolhe a direção a qual deseja tomar e se especializa na área escolhida para, mais tarde, atuar nela profissionalmente. 

Os cursos técnicos não têm pré-requisitos e são cursos condensados em 2 anos. Eles cobrem as necessidades do mercado e vão direto ao ponto, ensinando a prática da profissão aos alunos desde o primeiro dia. 

Já os workshops são cursos de curta duração sobre um tema muito específico, os quais contam com palestras de profissionais da área e projetos de execução no final. 

Leia mais: 10 filmes que todo profissional de moda deveria assistir 

Estudantes de cursos de moda fazendo um projeto juntas

Quanto tempo duram os cursos de moda? 

A duração de um curso de moda depende também da modalidade escolhida. 

Na graduação, é comum que bacharelados durem em média 4-5 anos, enquanto tecnólogos duram 2-3 anos. 

A pós-graduação, geralmente, dura de 1-2 anos. 

Cursos técnicos têm, em média, 2 anos de duração. 

Já os workshops são mais curtos, podendo durar apenas algumas horas, 2 dias ou algumas semanas, conforme o propósito do curso. 

O que se aprende nos cursos de moda? 

Em um curso de moda, você pode aprender inúmeras coisas, como: 

  • Ilustração e desenho de moda; 
  • Técnicas de costura, estamparia e confecção; 
  • História e cultura; 
  • Negócios e empreendedorismo. 

Em cursos de graduação e pós-graduação, também é possível participar de pesquisas e cursos de extensão, o que é uma ótima maneira de aprender sobre diferentes vertentes e contribuir para o desenvolvimento do setor. 

Leia mais: 5 razões para conhecer e se adequar ao direito da moda 

Quanto custam os cursos de moda? 

Os cursos de graduação e pós-graduação custam em média R$600-700, mas é importante considerar a modalidade, instituição de ensino e a localização. 

Cursos de moda em universidades particulares localizadas em São Paulo com modalidade presencial tendem a ser mais caros, por exemplo. 

Já cursos técnicos podem custar em média R$200-500. 

Workshops já são cursos mais livres — há alguns que disponibilizam cursos gratuitos, por menos de R$100 ou por mais de R$1000. Esses preços dependem de quais são: 

  • Os profissionais ministrantes; 
  • A instituição que está oferecendo o workshop
  • A duração do curso; 
  • Se ele é feito de forma presencial ou online
  • Se há um projeto final, ou não. 

Quais são as profissões na moda?  

Algumas das principais profissões que você pode exercer após completar um curso de moda são: 

  • Designer; 
    • Designer de roupas; 
    • Designer de acessórios e/ou joias; 
    • Designer de produto; 
  • Estilista; 
  • Modelista; 
  • Empreendedor; 
  • Gestor; 
  • Jornalista de moda; 
  • Marketing de moda; 
  • Visual merchandiser; 
  • Consultor de imagem; 
  • Pesquisador; 
  • Fotógrafo de moda; 
  • Vendedor de moda; 
  • Personal shopper; 
  • Figurinista; 
  • Entre outros. 

É um mar de possibilidades esperando por profissionais criativos, organizados e com amor à arte da moda! 

Agora que você sabe quais são as profissões na moda, baixe o e-book para descobrir quais características farão você se destacar como um profissional da indústria 5.0!

Leia mais: Entenda o que é e por que investir em um estilista de moda digital 

Qual área da moda ganha mais? 

As áreas da moda com os melhores salários por especialidade, são: 

  1. Marketing de moda: média de R$6.500,00; 
  1. Consultor de imagem: média de R$5.500,00; 
  1. Designer de moda: média de R$2.700,00-5.400,00; 

Com o acúmulo de tempo, experiência e atualizações na área, profissionais do campo podem chegar a ganhar salários superiores a R$10.000,00. 

Existe curso sobre Audaces360? 

Sim, existe! 

Além do curso de modelagem computadorizada em sistema Audaces da Senac-SP, algumas plataformas oferecem cursos sobre os softwares dentro do Audaces360. 

A melhor delas é o Audaces Academy, plataforma nativa da Audaces que vai muito além da educação da plataforma, como também outros cursos específicos de modelagem. 

Para quem quer cursos de moda, o Audaces Academy é a melhor opção! 

Cursos de moda do Audaces Academy

O Audaces Academy é a plataforma de cursos da Audaces que ensina tanto sobre o uso dos nossos softwares dentro do Audaces360, como também proporciona educações sobre modelagens específicas. 

Você pode adquirir cursos soltos ou economizar com a assinatura recorrente Audaces Academy para ter acesso aos cursos de todos os sistemas do Audaces360 + cursos de modelagem! 

Aproveite conteúdos atualizados e o melhor que a tecnologia tem a oferecer! 

Conheça o Audaces Academy para ter em mãos os melhores cursos de moda e teste gratuitamente o Audaces360 por 7 dias para ver na prática todas as portas que nossos sistemas abrem para suas criações.  

FAQ

Quais são os melhores cursos de moda?

Existem ótimos cursos de moda em todo o Brasil, como na faculdade Belas Artes, Senac, Univali e UDESC. Tudo depende de quais são seus objetivos.

Qual área da moda ganha mais?

A área de marketing em moda se mostrou a mais lucrativa, com salários que podem chegar a mais de R$10.000,00.

Quanto custa um curso de moda?

Cursos de moda custam, em média, R$600-700.

sobre o autor
Audaces
A Audaces é referência mundial no desenvolvimento de soluções inovadoras para o setor da moda, integrando processos, pessoas e tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buscando por algo?
Pesquisar

Exclusivo para você

Tire suas dúvidas e saiba como ter a sua confecção de moda própria

6 cursos de modelagem que vão ajudar a melhorar seu desempenho

Confira a tabela de composição dos tecidos e conheça os mais utilizados

Conheça a multissolução Audaces360 e otimize a sua produção desde já!

Entenda o cenário atual e como se manter competitivo no mercado da moda

Artigos relacionados