Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

10/09/2013

Tipos de desenho de moda: você conhece todos eles?

O desenho de moda é essencial e insubstituível na construção de um projeto de design nesta área. O artigo “A representação gráfica do desenho no Design de Moda” aponta que para a elaboração e execução de um projeto de design nesta área são necessários vários elementos, entre eles, diferentes tipos de desenho de moda. O profissional também precisa compreender a importância e o conceito de cada uma dessas representações gráficas.

Croqui ou Desenho estilizado
Este é um dos primeiros tipos de desenho de moda de um projeto e representa a ideia do profissional sobre o que é a roupa e o caimento dela sobre um corpo. É utilizado com o objetivo de colocar as ideias no papel sem se preocupar com questões específicas sobre a peça, este é o momento da criação, do registro. Nessa etapa, os traços livres, soltos e dinâmicos se misturam nas mais diferentes combinações constituídas por formas e materiais.

Desenho de moda
Representa o produto final do projeto de Design de Moda de uma peça. O esboço da roupa se dá também sobre um corpo e aparece composta com diversos outros elementos além das vestimentas, como sapatos, colares, brincos, bolsas. Nesta fase, os desenhos são utilizados para a interpretação dos detalhes da roupa. Essa representação do produto final aparece mais funcional e informativo do que na etapa anterior, o que confere maiores detalhes às peças como cor, texturas, estampas, destacando detalhes importantes da peça.

 

Imagem: Entre os diferentes tipos de desenho de moda destaca-se o croqui e o desenho de moda, respectivamente/ Fonte: “A representação gráfica do desenho no Design de Moda” (acervo Adriana Martinez)

Desenho Técnico
Representação direcionada para os setores de modelagem e costura a fim de servir de guia a esses profissionais para a confecção das roupas. O desenho técnico indica os cortes, costuras e complementos da peça de forma clara, objetiva e de fácil compreensão por toda a linha de produção. Devem obedecer a padrões que permitam a visualização e interpretação tanto para a confecção de apenas uma peça, como para confecção em escala industrial.

Ilustração de moda
Esse tipo de desenho é utilizado para representar os conceitos envolvidos na coleção/peças e pode ser utilizado no lugar da fotografia em editoriais de moda. É a representação da roupa confeccionada, da concepção da marca e apresenta uma imagem de moda diferenciada, utilizando diversos elementos gráficos e técnicas. Vale destacar que a ilustração de moda também pode ser utilizada como uma forma de registrar a moda de uma época.

Desenho de figurino
Essas imagens representam os trajes utilizados em produções artísticas, como no cinema e no teatro. Para poder criar as imagens, o profissional precisa dominar o enredo que será tratado na peça, traduzindo características do personagem. Deve também conhecer a época em que se passa a história para projetar peças que estejam de acordo com a proposta do roteiro. Para a construção desses desenhos, o designer precisa estar atento ao tipo físico dos atores, perfil psicológico do personagem, a sintonia do figurino com a iluminação, pois refletirá nas cores das peças.

Fonte: 
A representação gráfica do desenho no Design de Moda

 

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

Listras de tinta com cores do círculo cromático

16/11/2020

O que é círculo cromático e como combinar cores na moda

Escrito por Audaces

13/11/2020

FAQ Audaces ConnectiON Brasil 2020 – 3ª edição

Escrito por Audaces

Como fazer croqui de moda no computador, sem moldes

11/11/2020

Como fazer croqui de moda sem molde e direto no computador

Escrito por Audaces