Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

19/07/2013

Tecidos Anti-UV protegem a pele dos raios solares

Você sabia que existem tecidos Anti-UV? Eles surgem em uma relação entre o homem, o ambiente e tecidos tecnológicos e vale ressaltar que eles proporcionam proteção contra os raios ultravioletas nocivos à pele.

No post anterior, abordei o assunto sobre tecidos tecnológicos, citei a existência de algumas fibras que fazem parte do dia a dia e são de uso frequente, principalmente entre os esportistas. Os tecidos Anti-UV foram citados e, hoje, abordarei outros aspectos dessas fibras.

Existem diferentes formas de proteção solar no tecido, seja pela sua estrutura e construção, pela cor ou gramatura, mas o que coloco como pauta neste post é o tratamento químico que o tecidos Anti-UV recebe em suas fibras e fios, sejam naturais ou sintéticas.

Uma camiseta de algodão comum chega a um Fator de Proteção Solar 5 (FPU), e molhada cai para 2 (FPU). Uma camiseta de algodão ao receber em suas fibras e fios o aditivo químico que proporciona proteção solar chegará até FPU50+.

Algumas peças de roupa, como por exemplo uma camisa de sarja ou tecido mais encorpado e denso, por motivos de sua estrutura e construção do tecido, pode chegar a um fator alto de proteção. Já no caso do tecido tecnológico Anti-UV, a proteção solar poderá ter o mesmo nível de segurança contra os raios do sol, porém, com gramaturas e densidades mais leves no que diz respeito à roupa confeccionada e a estrutura do tecido.

A popularização dos tecidos com proteção solar aconteceu na Austrália, um país com alto índice de câncer de pele por fatores de localização e descendência, e também por ser um país com o maior buraco de ozônio já registrado.

 

Diferenças entre um tecido comum e um anti-uv/ Fonte: site UVLINE

 

O Brasil é um dos principais países com produção têxtil voltada ao negócio dos tecidos modernos, uma vez que nossas condições climáticas ora tropicais, ora temperado obrigam o mercado de empresas têxteis a produzirem uma variedade grande de tipos de tecidos.
Por mais que o sol e a exposição solar nos traga energia, devemos nos prevenir contra os efeitos que os raios ultravioletas, pois ele envelhecem precocemente a pele.
Algumas confecções de roupas com foco no fator FPU tem crescido e prosperado com o segmento do vestuário esportivo. Empresas como a UVLINE® e a SUNTRHICE® buscam a proteção contra o sol em suas roupas e acessórios com o uso tecidos duráveis e inovadoras tecnologias.

A relação entre o homem e o ambiente traz a necessidade da utilização de produtos – loções e cremes – no corpo para protegê-los dos raios do sol. Parte dessas substâncias saem da pele ao entrar em contato com a água do mar ou água de piscina. Por isso, discuto neste post a produção em massa de roupas com tecnologia Anti-UV.

Por Roberto Rubbo
professor do Senac Lapa Faustolo

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

produto-de-moda-desenvolvimento-industria-4.0-audaces

24/11/2020

Como aperfeiçoar o produto de moda com tecnologias da Indústria 4.0

Escrito por Audaces

indústria têxtil

24/11/2020

Indústria têxtil: matérias-primas podem ser naturais e químicas?

Escrito por Audaces

Listras de tinta com cores do círculo cromático

16/11/2020

O que é círculo cromático e como combinar cores na moda

Escrito por Audaces