Cientistas australianos inventaram dois tipos de roupas para surfistas que repelem os tubarões. O modelo Ellude camufla o usuário na água do mar, o que reduz as chances dele ser visto e atacado pelo animal. Já o modelo Diverter foi criado com base no princípio de que muitos animais são afastados pelos sinais emitidos por algumas espécies, levando o predador a imaginar que o animal não é comestível.
Para criar este último modelo, os pesquisadores tomaram como referência os padrões de cores (branca e azul) de uma raia, e distribuíram-nas no traje imitando a pele do animal, em listras brancas e azuis. Logo, a peça imita os padrões de alerta deste animal e repele os tubarões.
A “roupa da invisibilidade” foi criada na Universidade Western Austrália com o auxílio do Sistema de Prevenção de Ataques de Tubarões e já está a venda. As peças podem ser adquiridas pela internet no valor de 500 dólares, custo aproximado à R$ 1.110,00.
O pesquisador Shaun Collin, um dos integrantes do projeto, falou que as roupas para surfistas foram criadas com base em descobertas feitas sobres os tubarões. Antes de colocar à venda, as peças passaram por testes com os tubarões-tigre do litoral australiano, sem o uso de seres humanos. As peças também serão testadas com outras espécies de tubarões na Austrália e em outros países.
Leia mais: