Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

09/10/2013

Qualidade no setor de costura é conseguida com ações simples

Atingir a qualidade no setor de costura em uma confecção é uma tarefa que exige a integração de todos os elementos que auxiliam este profissional: máquina de costura, linha, fio, tecido. A escolha adequada de cada um desses componentes, para que o operador possa finalmente unir as partes de uma peça, pode ser o divisor entre uma roupa de excelente ou ruim qualidade. Para que o produto final tenha boas características, o primeiro passo é a escolha dos aviamentos adequados.

Os diferentes tipos de tecidos utilizados hoje na confecção possuem características bem distintas, sendo que para realizar a união dos moldes de forma adequada, é necessário avaliar quais os aviamentos adequados para cada um deles. São linhas, botões, entretelas, franjas, bordados, miçangas, que podem ser funcionais ou decorativos e quando escolhidos de forma adequada deixam a peça bonita e com bom caimento. Testes antes da produção em larga escala auxiliam a determinar quais os elementos adequados, bem como o tipo de ponto e costura que serão utilizados.
 

Outra questão que deve ser avaliada para manter a qualidade no setor de costura, é o equipamento que a costureira vai utilizar. Para isso, é importante que se conheça a classificação das máquinas de costuras para que se possa usar a mais adequada para cada tipo de trabalho. O investimento em treinamento e formação da mão de obra também contribui para alcançar um resultado final positivo, pois uma equipe preparada para realizar o trabalho gera melhores resultados.

 

 

Cuidados com a escolha da máquina e aviamentos melhoram a qualidade no setor de costura nas confecções/ Reprodução

 

 

A realização de uma análise minuciosa do fluxo produtivo, bem como a identificação de possíveis gargalos na fase da costura – e nos outros setores da produção – auxiliam a encontrar as falhas e fazer as correções necessárias para se atingir a qualidade no setor de costura e uma melhor produtividade.

Também é importante ter um controle de qualidade que atue antes, durante e depois da produção a fim de identificar pontos positivos, duvidosos e negativos da confecção e pontuar melhorias em todo o processo. A análise da qualidade na produção deve ser feita durante todo o processo de confecção, pois desta forma é possível identificar falhas ainda no início, evitando desperdício de material e dinheiro.

Quando o setor de costura não funciona adequadamente, erros comuns, como o uso de linha inadequada e costura folgada, torcida, apertada, franzida ou não casada, aparecem com frequência.

Fonte
Site Tecnovestuário 
Artigo O desafio da produtividade no setor de costura

 

Leia mais:
Máquinas de costura: história e função

Técnicas de costura: passo para a qualificação na área de moda

Alta Costura X Modelagem computadorizada

Como unir partes arredondadas do molde na costura?

 

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

produto-de-moda-desenvolvimento-industria-4.0-audaces

24/11/2020

Como aperfeiçoar o produto de moda com tecnologias da Indústria 4.0

Escrito por Audaces

indústria têxtil

24/11/2020

Indústria têxtil: matérias-primas podem ser naturais e químicas?

Escrito por Audaces

Listras de tinta com cores do círculo cromático

16/11/2020

O que é círculo cromático e como combinar cores na moda

Escrito por Audaces